Relé de farol duplo
É muito comum um motorista reclamar da ruindade do farol do seu carro e um eletricista recomendar a instalação de um relé de farol duplo. O que é isso?
O conselho é correto, mas a ideia é antiga. Tão antiga que não recomendamos mais a sua instalação em carros modernos. Por que?
De fato os carros mais antigos pecavam pelo farol fraco, quase uma lamparina se comparados com os faróis de hoje.
O que evoluiu foi exatamente o que vemos na foto acima: hoje temos mais do que um farol, temos o que é chamado de conjunto ótico do veículo. Recentemente uma BWM foi lançada com um farol que custa mais caro do que um carro zero Quilômetros da Fiat, por exemplo, mas que tem um alcance 10 vezes maior.
Mas o relé de farol foi introduzido para melhorar os faróis antigos, embora ele sozinho não resolva nada. Também é preciso uma lâmpada robusta no farol, as famosas 100 por 90, que simplesmente tinham o dobro da potência das lâmpadas da época e superando até algumas de hoje.
O dobro da potência significa o dobro de consumo, e também o dobro de calor produzido no vidro da lâmpada. Aliás, é por isso que as caixas de lâmpadas recomendam não pegar no vidro com os dedos da mão. Queimaduras podem ocorrer e não danos a lâmpada. Isso é um mito antigo.
O estrago, porém , é real. e pode derreter tomadas e até o espelho e componentes plásticos do farol. E esta é exatamente a função do relé de farol duplo: limitar a caloria aos locais perto da lâmpada. Mas o leitor pode estar perguntando: Então qual é finalidade deste relé tendo visto que a lâmpada continua derretendo tomadas e o farol? Simples. O derretimento é real, mas demora um pouco. Além disso é o preço de quem quer dobrar a potência do seu farol. No mais, o relé absorve a caloria e evita que ela passe do ponto em que foi instalado preservando a fiação, a chave de farol e até os fusíveis internos do carro. Lembrando que o relé tem o seu próprio fusível , como o da foto abaixo
Em carros mais antigos é algo fácil de ser instalado desde que o instalador tenha alguma experiência ou estude antes como deve ser feito o serviço . Na dúvida procure uma loja especializada.
Muito boa a sua explicação sou eletricista de auto tenho uma oficina elétrica de auto já troquei muitos comando de farol e até mesmo o farol de plastico que derreteu
Olá Oziel. Seja bem-vindo ao site! Abraços.
quais fios usar para instalar o rele ?
1,5 milímetros do lado que vem do comando e 2 milímetros do lado que vai para os faróis.
Meus caros,
Bom dia. Instalei o par Lâmpada hoje pela manhã, no início estava funcionando porém depois de uns 15 min, não acendia o lado direito do farol baixo.
OBS: As laterais pegam nos dois e no alto somente pega o farol esquerdo
O que fazer? Lembrando que no meu carro tem relê…
Olá Adilson. Primeiro tem que retirar as lâmpadas novas e testar> mesmo novas podem ter queimado. Uma maneira mais fácil de fazer é trocar as lâmpadas de lugar. Se o defeito mudar de lado então é defeito é lâmpada. Mas se nada mudar, então tem que verificar a tomada e os fusíveis. Se o relé é duplo tem que olhar o fusível dele também.
Bom dia. Verifiquei no carro agora pouco o seguinte:
Ao ligar os faróis, constatei que tanto o farol no baixo e no alto ele fica como se fosse farol lateral. Ou seja quando eu sigo a sequência do farol lateral depois farol baixo e depois farol alto não se alteram nos dois lados.
Olá Adilson. primeiro verifique o relé se for duplo. Veja os fusíveis e o aterramento dele.
boa tarde !!
o meu rele duplo q fica do lado de fora que conta com 2 fusiveis um para o alto e outro para o baixo .. so esta acionando o alto .. o baixo eu acionei ele manualmente com a mao ai ele acendeu o baixo o problema pode ser o rele /? chave de farol ?
Olá Samuel. Se você acionou apertando a o bobina do relé e acendeu o farol, então pode ser o fusível desta bobina do relé que está queimado ou com problema na base dele. Verifique bem os fusíveis.
ola, possuo lampada de led h4 no meu gol com rele duplo de 240 w, posso ligar aquele farol de milha redondo do gol gts, gti com lampada h3 55w no mesmo rele duplo??
Olá marcelo. O problema vai ser forçar um dos relés que trabalham dentro do relé duplo. Não tem como dividir com a outra saída. O lede é mais mais fraco, mas tem esse inconveniente. Outra situação vai ser que o milha vai acender com uma das fases do farol. O certo seria instalar um relé auxiliar somente o farol de milha. Veja no link abaixo
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/o-que-e-um-rele-auxiliar/
entendi, é q eu queria mesmo quando ligar o farol alto o de milha fosse junto, o alto do led quase nao aparece, ae pensei sera que pode ligar o rele auxiliar (um novo) no fio do comando que vem do alto?? assim nao mexeria no rele duplo do farol original.
Olá Marcelo. Sim. Pode mudar a corrente que alimenta o relé auxiliar pela que vem do farol alto. Assim você elimina a chave do milha e ele vai acender com o alto.
fernandooo, desculpa rsss
vc pode montar pra mim o esquema em uma imagem pois me enrolo com os fios
fiz uma biblia ,
tinha esquecido que ja tinha perguntado..boa tarde, noite. rss bom… vc nao vai lembrar mais meu caso foi que coloquei lampadas de led no farol e no farol alto usei para ligar os farol de milha daqueles redondo com h3 55w em um rele duplo de 240w, ate ae tudo bem funcionou certinho e nao queimou nada , porem a lampada de led queimou um lado, e nao quero outra porque nao da farol alto, entao colequei uma normal h4 55w, eis a questao como a led nao puxava muito energia estava tranquilho, agora com as h4 55w ira aumentar a carga junto com o milha quando dou farol alto, qual a solução, pois quando dou alta acende os milha juntos, qual esquema para por 2 reles ? junto com o milha? o seletor da alta aguenta 2 reles? pode ligar outro rele depois do outro?
Olá marcelo. Um segundo relé duplo pode ser instalado com tranquilidade. Basta ter espaço de preferência perto do relé já instalado.Vai até sobrar relé. Se o milha só acende com o alto, então pode ligar em serie o relé. Como seria? Vou ter que desenhar mesmo. Aguarde.
Obs: Na saída F sempre teremos dois fios por serem dois faróis. Mas na saída F do alto do seu relé (primeiro) deve ter 3 e um deles vai para o milha. É esse que vai para o segundo relé e retorna para o milha. Trabalhe com o negativo da bateria desligado.
muitooooooooooooooo obrigadoooo era isso quase meu pensamento…. vlw mesmo.. bom fim de semana…e d novo obrigado
ola d novo… gostaria de saber se os corta combustível manual que irei instalar onde desligado a peça fecha a gasolina e assim quando eu ligo ela abre, é preciso usar um rele ??
Boa Noite, o relé do farol do meu carro (Gol G3) está derretendo a capa plástica do fusível, creio que não seja comum, está com 2 de 30amp. os dois está derretendo as capas, poderia me dar uma ajuda.
Olá Everson. Pode ser lâmpada muito forte (o normal é 55 watts), excesso de uso, ligação errada (nesse caso se o farol não for de fábrica).Uma sugestão é usar dois relés de 70A ou um relé Duplo de farol. Se já tem um relé Duplo, então é comum derreter esses fusíveis que são externos e verdes. Nesse caso podemos instalar um relé Duplo para cada lâmpada. Vai reduzir a metade do esforço.
Olá Fernando, tudo bem?
Tenho um Siena ELX 2000, 1.0, quero instalar relé de duas fases nos faróis, porém as lâmpadas são duas , uma para luz baixa e uma para luz alta. O suporte do farol é de plástico. O que posso fazer para melhorar a iluminação do meu Siena que é péssima?
Tenho faroletes, nas não ajudam quase nada. O que posso fazer nos faroletes mas ajudar mais na iluminação.
Obrigado
Fernando
Olá Fernando. Quanto a ser duas lâmpadas não é problema para a ligação. Basta distribuir a fiação pós relé, um fio para o baixo outro para o alto. O farol vai melhorar com lâmpadas de 100 watts. Mas você pode receber multa por usar elas. Por ser plástico, a vida útil do farol vai diminuir. Demora um pouco mas diminui. Somente o relé com lâmpadas comuns pouco muda.
Oi Fernando. Posso trocar o relé original do fusca por este duplo? O farol alto funcionaria com a alavanca da chave de seta?
Olá José Paulo. Não, simplesmente substituir não. O sinal da alavanca para converter o farol é negativo, então vai precisar de um relé auxiliar antes do duplo. E o original cumpre também essa função. Mas dá pra instalar com os dois, fazendo a ligação do duplo depois da caixa de fusíveis.