Onde fica o relé de seta do Palio

A maioria dos modelos do Palio saem de fábrica com o mesmo relé de seta. Especificamente onde ele está instalado? Também o lugar quase não mudou  neste carro da Fiat. Mesmo o Uno mais antigo tem o relé de seta no mesmo lugar que alguns dos modelos mais novos da Fiat, como o Palio.

Ele é azul e tem três pinos com a seguinte numeração: 49, 49a, e 31. Não é uma peça visível, mas sua troca também não é um bicho de sete cabeças. Este é um dos relés mais antigos e comuns do mercado automobilístico. Pouco mudou em décadas. Isso prova sua eficiência imbatível entre todas as outras tentativas da indústria.

relé de seta do palio


volante-palioO primeiro passo é retirar o volante do seu Palio .Para esse serviço você vai precisar de uma chave tipo cachimbo número 24.  Não continue o serviço seu seu carro possuir Airbag. Retire a capa da buzina (foto acima) para ter acesso a porca que prende o volante na coluna de direção do seu Palio.

relé-de-seta-fiat

 O relé de seta do Palio é encaixado no comando como a foto acima. Retirando o volante o relé de seta fica bem visível na sua cor azul. Para trocá-lo, talvez você precise retirar a capa preta que envolve o comando. Mas também não é um serviço difícil. O relé de substituição não precisa necessariamente ser da cor azul. Muitos vem de fábrica também na cor preta.

O que importa que que deve ser um relé de seta de três saídas e caixa baixa. Para remontar basta seguir o caminho inverso sempre aplicando um “aperto final” na porca que segura o volante (não se esqueça desta porca!). Com um pouco de paciência e cuidados você consegue trocar o relé de seta do seu Palio.

Como sacar o volante do Palio e Siena

Muitos motoristas poderiam efetuar serviços simples se soubessem como sacar o volante do carro. Não é algo complicado. Mas atenção: Jamais tente fazer isso em volantes com airbag. Nesse caso faça o serviço somente em oficinas especializadas. Tendo certeza que seu carro não possui Airbag, comece o serviço alinhando o volante até que as rodas dianteiras fiquem retas. (Nesse artigo ensinamos a sacar o volante do Palio e do Uno. Mas outros post virão com outros modelos). Em seguida retire com cuidado a capa da buzina. Uma ligeira pressão será suficiente.

volate do palio 1

Em seguida retire com cuidado a capa da buzina. Uma ligeira pressão será suficiente. Você notará dois fios ligados a capa que você retirou. Desligue-os. Não se assuste se a buzina tocar, é normal isso acontecer se os dois fios que você desligou se encostarem.

volante palio 3

Na sequência, retire a porca indicada pela seta na foto. Você precisará de um cachimbo 24 mm e uma extensão. Feito isso, dê duas pancadas leves nas laterais do volante e o retire do lugar.

Observem o relé de seta no centro, de cor azul.

Observem o relé de seta no centro, de cor azul.

A foto acima retrata o resultado final da retirada do volante do Palio e também do Uno, (nesse caso com pequenas diferenças). Este serviço te permite trocar o relé de seta (azul) e/ou regular as paletas da buzina (douradas). Mas também permite que você troque o comando inteiro, que inclui setas, faróis, limpador de para-brisa e , em alguns modelos, o pisca alerta. Tudo isso é uma peça só.

Retire as capas que envolvem o comando. Procure por três a cinco parafusos fáceis de encontrar. Para trocar o comando solte um parafuso tipo Allen que fica debaixo para cima e no centro do comando. Se olhar por baixo do comando você o identificará facilmente. Esse é o único parafuso que segura o comando. 

Desligue as tomadas atrás dele (todas tem uma lógica para desencaixar e depois ligá-los novamente. Preste atenção a essa lógica). Pronto. Instale o novo comando seguindo de volta o caminho que percorreu para retirar o antigo. Não se esqueça de alinhar o volante com o painel e o apertar bem.

Assista o excelente vídeo abaixo e perceba os detalhes.

 

Outros relés do Palio e da Strada

Esse post é referente aos relés do Palio e da Strada que não tem computador de bordo. Também podem ser aplicados no Siena. Temos nesse post uma lista de referências somente dos relés que equipam esses modelos, embora a caixa de fusível esteja na imagem. Consulte a lista de fusíveis no site ou aqui: Fusíveis do Palio e Siena. Os relés variam pouco de ano para ano, mas podem ser acrescentados alguns dependendo do número de acessórios que a montadora lançou. Mas é algo bem óbvio e que não dificulta o entendimento em geral. Veja a imagem abaixo.

Lista de relés do Palio e da Strada

relés do palio e strada

Se algum acessório parou de funcionar, primeiro verifique se outros também não estão funcionando. Nesse caso devemos testar o fusível do acessório principal, pois podem existir mais de dois acessórios por fusível. Mas o relés servem apenas para um, como a seta, buzina etc. A maioria deles é relé tipo auxilar Porém, tem relé de seta, temporizador e outros.

Relé continua a queimar

Se o relé voltar a queimar, não insista com outro, assim como com um fusível que queima.  Um relé pode queimar por uso, defeito no acessório, ou curto no sistema. Se houver um curto o fusível também queima. Por isso a sugestão de primeiro testar os fusíveis. No caso de defeito no acessório, ele tem que ser analizado. É o que acontece muito com o motor da ventoinha do radiador. Se ele ficar pesado pode forçar o relé. A melhor solução é sempre trocar a peça por outra original. Gambiarras não funcionam.

Em caso de dúvidas procure por um eletricista de confiança. Jamais aumente a potência dos relés ou dos fusíveis. Isso pode causar sérios danos a parte elétrica do seu carro. Alguns podem atingir até a central da injeção, o que vai gerar um garnde prejuízo.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.