O que é um catalizador de carro?

catalizadordecarro

 

É uma peça bonita no nome e também na aparência. Mas fica bem escondida dos olhos do motorista.

ondeficaocatalizadort

Fica localizado após a saída do coletor do motor, ou escape. E o que é um catalizador de carro? Sua função é bem específica e é resultado de anos de pesquisas sobre a poluição e os meios de  diminuí-la em nosso automóveis.

Basicamente sua missão é transformar os gases poluentes expelidos por motores a explosão em fumaça não tóxica para o ambiente. Acontece em seu interior uma reação química através de cerâmicas e metais e uma manta absorve e retém os gases por ali.

Imagem: autos.culturamix.com

Imagem: autos.culturamix.com

Evidentemente que uma peça assim tem uma vida útil, pois é impossível cumprir essa missão eternamente. A durabilidade média de um catalizador é de dois anos, podendo chegar a três anos em alguns modelos.

Jamais aceite a sugestão de retirar o catalizador do seu carro por causa de algum barulho causados por defeitos da peça. O melhor é trocá-la em uma oficina especializada em escapamentos.

Infelizmente este recurso foi  implantado no Brasil apenas depois do ano de 1992, o que constituiu em um enorme atraso na fiscalização da poluição expelidas por nossos automóveis. O efeito estufa agradece o atraso.

Defeitos no catalisador do seu carro

Defeitos no catalizador do seu carro são comuns e podem ser confundidos com outros problemas. Isso pode ocorrer principalmente em modelos mais antigos. Em veículos modernos luzes podem acender no painel indicando o defeito no catalizador ou na injeção eletrônica.

Para que serve o catalisador?

O catalizador faz parte do sistema de escape do seu carro. Pode ficar no início ou no meio dele. Ele é muito importante para o funcionamento do motor. Defeitos no catalizador do seu carro podem produzir poluição. Essa é sua função mais fundamental: ajudar a proteger o meio ambiente. E não é uma invenção recente.

Defeitos no catalisador do seu carro

Veja abaixo alguns dos principais sintomas que um catalizador pode apresentar.

1 – A luz da injeção acende e o scanner acusa problema no catalizador

2 – Cheiro forte

3 – Motor fica fraco, falhando

4 – Repentino aumento do consumo de combustível

6 – Ronco ou barulho anormal no escapamento

Como dito acima, o catalisador faz parte do conjunto do escapamento do veículo. O mais correto é levar em oficinas especializadas para realizar a troca, de preferência com elevador automotivo. Mas o diagnóstico tem que ser feito com aparelho eletrônico de injeção, e não apenas visualmente.

Pode andar com catalisador com defeito?

Embora seja uma peça bem cara (veja abaixo) eu sempr recomendo a meus clientes que não deixe de coquantos catalizadores pode ter um carro?

nsertar ou trocar o catalizador. Além da questão do meio ambiente, não substiruir o catalizador pode causar defeitos no carro, como o famoso “entupimento” onde o motor falha ou nõa funciona e outras peças podem estragar. Daí o prejuízo vai ser bem maior. 

Catalisador vale ouro

Sim. É muito valioso. Item obrigatório desde 1997, o número de roubos de catalizador aumentou muito nos últimos anos. Seu material interno, manta térmica, cerâmica, alguns metais nobre, valorizaram muito essa peça.

Também é bom saber que a falta do catalizador em veículos fabricados de 1997 em diante, pode gerar multa alta. Por isso se preocupe com ele e leve somente em oficinas de confiança, não importa o serviço que será feito.

Infelizmente estes roubos acontecem mais em oficinas e lojas desonestas, embora a casos até de roubo em carros estacionados. É precioso, portanto caro também na hora de trocar. É sempre bom fazer dois ou três orçamentos e também ter boas referências do fornecedor.

Quanto custa uma limpeza de catalisador?

Existe esta opção. Usamos equipamento profissional para realizar este serviço. No catalizador existe um filtro chamado de “filtro de partículas” e a limpeza é feita nele. Pode custar até 2 mil reais, dependendo do modelo do carro. 

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.