Eletricista de automóveis é um profissional cada vez mais requisitado
Eles não tem um sindicato próprio. São agregados de outros, como determinados sindicatos de mecânicos. Mas não é difícil de compreender as causas do que pode ser chamado de desamparo de outros profissionais. Até pouco tempo atrás, não existia a profissão de eletricista de automóveis. Existia a de eletromecânico, um mecânico com experiência em elétrica automotiva. Era uma maneira que este profissional encontrava de aumentar o movimento de sua oficina, ostentando com orgulho sua qualificação em uma placa colorida.
Para quem não assistiu a série de televisão Macgyver (o Magaiver da placa) vai aqui um pequeno trailer escrito explicando:
” MacGyver foi uma série americana de televisão de ação e aventura… Criada em 1985… Conta a história de um agente secreto que ficou conhecido por solucionar situações e problemas com o que tinha em mãos. Ele desarmava bombas encontrando saídas de situações de quase morte, muitas vezes usando o seu famoso canivete suíço…”
Foi um sucesso que marcou sua época. Mas vem daí o apelido de “Maigaiver” para alguém que resolve tudo sem a instrução adequada, como o da placa da foto acima. Basta lembrar que o personagem era um cientista contratado para ser um agente secreto.
Eletricista de automóveis é um profissional cada vez mais requisitado
Pois bem. Assim também eram os mecânicos de 30 ou 40 anos atrás. Eram verdadeiros “Magaivers” que descobriam a solução de problemas elétricos de carros sem a instrução adequada ( as vezes através de um curso por correspondência). Era como uma prática imposta pela falta de profissionais da área no Brasil.
O interessante era que os professores também eram homens com muita experiência de vida. Talvez até foram “Magaivers” um dia, além de montadores de peças elétricas para automóveis. Era a teoria se juntando a prática. Mas a prática nunca perdeu sua importância. Por isso o tempo de serviço de um profissional como esse é tão importante quanto o de um engenheiro ou um médico.
Quando procuramos um eletricista automotivo ele tem a capacidade imediata de saber qual é o defeito do nosso carro. Ele não precisa do processo antigo de tentativa e erros para descobrir o que fazer, algo bem peculiar do aprendizado a força dos nossos antepassados.
Mas por que é uma profissão essencial?
Seu carro continua tendo motor, caixa e suspensão. A mecânica dele é basicamente a mesma de décadas atrás. O que o diferencia do passado é exatamente a evolução elétrica e eletrônica que ocorreu em todo mundo. Hoje um eletricista não é apenas um testador de fusíveis, mas um técnico capacitado para medir tensões mínimas, diagnosticar o impensável para um mecânico que não se atualizou. Aliás, atualização é a matéria mais constante da vida desses profissionais. Sempre há algo de novo no mercado, provocando novos defeitos. Grandes montadoras passaram a investir na profissionalização de seus funcionários, introduzindo profissionais gabaritados no mercado. Por isso, procurar por um diploma em uma oficina também é saber escolher um técnico capacitado para consertar o seu carro.
A grande verdade é que os profissionais da área automotiva passaram a ser cientistas, se comparados com os “Magaivers “de antigamente. Mas, não podemos esquecer que ainda falta um sindicato específico para eles.
Bom dia, meu carro vou roubado a placa de control de ignição “TOYOTA HIACE 2kd 2014” os cabos foram cortados, gostaria de saber se no momento do corte podera ter queimado alguns fuziveis, visto q o ELECTRICISTA q tentou ligar n conseguio, obrigado e espero pela vossa resposta
Olá Aires. Pode ter desconfigurado o imobilizador do carro. É possível que tenha queimado alguns fusíveis. Vale a a pena o eletricista verificar.
Boa tarde pessoal !! Bem, eu queria saber quanto ganha esse técnico,
pois tenho vontade de atuar na área, sou um rapaz jovem e amante do atomobilismo. Att Daniel
Olá Daniel. Esta é uma carreira de construção com suas dificuldades. Mas depois de alguns anos, pode-se ser dono e os ganhos são muito bons, ou ser empregado e então vale o salário da categoria que é algo em tornos de 1200 reais.
Realmente um técnico em elétrica é muito requisitado mas é um paradoxo vivido no Brasil, as empresas não querem admitir sem experiência e também não adianta só o curso, eu mesmo cheguei a elétricista graças a um apoio interno(tinha inúmeros cursos na área, inclusive o técnico mas trabalhava em outro setor). Hoje sou especialista mas o início realmente não foi fácil. Vejo muitos que gostam da área e tem cursos além de potencial as empresas não dão uma chance sendo essa capacidade desperdiçado por iguinorancia e ingenuidade.
Muito bom.
Gostaria de sabe se tem muita dificuldade de arrumar emprego nessa área
Olá Rubison. Grato por perguntar.Sempre precisam de eletricista de autos. Faça um bom curso e estágios que você progride na função. Mas lembre-se que montar uma auto-elétrica é bem mais rendoso.
Obrigado pelo conselho.
Fernando. Saudações. Tenho um Ford T 1919 com bateria 6 volts. Acontece que a partida com esta bateria é muito complicada. Descarrega e só funciona mesmo é depois de uma carga fora. Pergunto: poderia colocar uma bateria auxiliar também de 6 volts para a partida? Obrigado.
Olá José. Se for ligada em paralelo ( positivo com positivo e negativo com negativo).não vejo problemas. A voltagem vai continuar sendo 6, mas a corrente dobra e vai ter mais potência. Seria como uma chupeta. Porém o gerador vai ser mais exigido. Serão duas baterias para carregar.
Mas se manter as duas carregadas alivia.
B dia as vezes agente bota uma ideia na cabeça e fica matutando, ai foi que mi veio a ideia de fazer uma consulta pra minha ideia a vc. é possivel botar uma luz pingo d,agua qdo eu abrir a chave ela acenda, qdo eu ligar o farol na luz baixa ela apague assim eu nao esqueço de ligar o farol na br, meu carro é palio 2007, desde ja meu obgado aguardo sua resposta?
Boa tarde. Por favor, meu conhecimento de eletrica é basicamente zero, tenho conhecimento de mecanica. Na sua opinião qual curso é bom em São Paulo/SP para começar do zero, quero conhecer a eletrica para trabalhar com injeção mais pra frente.
obrigado
Olá Doni. Procure uma qualificação pelo Senai. O curso deles é sempre muito bom até com aulas práticas.
Doni, conheça o curso de Eletricidade Automotiva da Universidade Nuvem: https://universidadenuvem.com.br/course/eletricidade-automotiva-como-diagnosticar-defeitos-eletricos/
Ele é 100% online, com vídeo e apostila. E ao final você ainda recebe um certificado reconhecido em todo o Brasil.
boa tarde. eu sou um electricista tenho certificado mas nao estou a conseguir ter emprego pesso ajuda
Armando, se mesmo depois de se qualificar ainda não consegue emprego, tente então trabalhar por conta própria… Eu já passei por isso… Os desafios no começo são sempre muito grandes e os fracassos naturalmente virão. Mas se estiver disposto a seguir na carreira, com certeza irá obter sucesso.
Boa noite!
Acredito como todas as profissões tem suas dificuldades e não seria diferente a de eletricista automotivo. Fiz o curso de eletricista automotivo em nova iguaçu no curso pentavalente (www.cursopentavalente.com/eletricista-automotivo) e lá me deram bastante prática e espero sim alcançar uma experiência dentro dessa área o mais rápido possível. Indico fazer o curso com eles é excelente.