A buzina parou de funcionar “do nada”. O que pode ser? Como consertar? Fica caro? Há diversas respostas possíveis. Neste texto, explicarei quais são alguns dos defeitos mais comuns em buzinas.

Defeitos mais comuns em buzinas

Buzina parou de funcionar: o que aconteceu?

Há várias explicações possíveis para um defeito na buzina.

Uso inadequado e buzinaços podem estragar a buzina

Sempre que há uma comemoração popular, como jogos de futebol, acontecem os “buzinaços”, que podem durar muitos dias.

Além disso, nós, motoristas, temos a estranha mania de achar que o freio é no volante, onde acionamos a buzina – ou os dois juntos. Esta é a primeira perunta que faço para um cliente que chega coma buzina estragada: Usa muito? Comemoru algo tocando a buzina? Ou seja issto é excesso de uso da buzina, algo muito comum.

Junte-se a isso ao stress da vida e tudo é descontado na buzina. Então, repetindo, é óbvio que muitas vezes os defeitos em buzinas acontecem pelo excesso de uso e pelo acionamento inadequado desse equipamento. 

Defeitos mais comuns em buzinas

Imagem: caoscarioca.com.br

A poça d’água pode estragar a buzina

Antigamente, as buzinas paravam de funcionar por causa da água. O carro passava por alguma poça mais cheia e o líquido se acumulava na corneta da buzina – mais ou menos como entra água nos nossos ouvidos, quando nadamos.  

A corneta tem uma forma espiral, e, se ela for instalada na posição errada, a água entra e pode ficar ali por dias. Algumas buzinas costumam secar com o tempo e voltam a funcionar. Outras, de qualidade inferior, são produzidas com materiais que não suportam a ferrugem e devem ser trocadas.

Embora esse problema não seja mais tão comum, evitar poças de água é uma maneira de preservar sua buzina – e evitar que ela fique rouca.

água-na-buzina

Buzina com mau contato no volante

Este é defeito bem comum. O mau contato pode ser no volante (onde apertamos para tocar ) ou atrás dele. Quase sempre existe por ali uma fita de cobre que gira com o volante. Ela faz o contato com o comando que também acende os faróis, liga as setas, o limpador de para brisa e a própria buzina. Essa fita costuma se desgastar com o tempo. Neste caso, tem que sacar o volante e fazer uma inspeção. 

Buzina só funciona quando vira o volante

A buzina só toca quando vira o volante. O que pode ser? Isso é sinal que o desgaste do contato é mais acentuado do lado onde não toca. Em casos assim, também é preciso trocar a peça. Alguns motoristas tentam compensar este desgaste com solda, mas isso não compensa e pode até provocar um curto e queimar o fusível.

E quando a buzina fica fraca ou rouca? O que pode ser?

Se a buzina ficar “rouca”, então não é defeito no fusível. O relé pode estar fraco, se houver um no circuito. Ela também pode ficar fraca por defeito interno nela – ou muito uso, como descrito acima.

Um mau contato no parafuso de fixação da buzina também pode deixá-la fraca, principalmente se o equipamento tiver apenas um terminal para ligar o fio.

  • Mas quase toda buzina tem um parafuso de regulagem de som. Ele é bem evidente e fácil de usar. Toque a buzina e aperte ou solte este parafuso. O som dele pode melhorar ou normalizar. veja mais abaixo uma explicação bem detalhada.

Defeitos mais comuns em buzinas: do mau contato à buzina fraca

Dito isso, algumas coisas podem estar acontecendo quando sua buzina para de funcionar:

  • Fusível da buzina queimado
  • Relé de buzina queimado (se existir no carro)
  • Quebra do suporte, o que implica até em perda da buzina no asfalto
  • Mau contato no volante
  • Fiação corroída (mais raro)

Qual o fusível da buzina?

Antes de condenar qualquer parte elétrica da buzina, veja se o fusível da buzina está queimado. E a posição  deste fusível pode variar de carro para carro, principalmente em modelos diferentes. Podemos procurar pelo símbolo da buzina na tampa da caixa de fusíveis ou mesmo por um desenho dentro da caixa. Mas não é difícil localizá-lo através do manual do carro. 

Se ele estiver queimado, troque-o. Mas  se não for o caso, resta apenas o relé auxiliar entre você e a buzina. O melhor meio de testar o relé é trocando-o por um novo.

Locais onde sua buzina pode estar instalada

  • Debaixo do para-barro, aquele plástico preto que cobre a roda dianteira (verifique nas duas rodas).
  • Dentro do compartimento do motor, normalmente nas partes baixas.
  • Atrás do radiador, do lado do farol. No Uno fica atrás do farol do lado do passageiro. Neste caso é necessário retirar o farol e a grade dianteira para ter acesso a buzina.
  • Lugares eventuais. São aqueles que instaladores de lojas escolheram por conta própria.
  • Uma boa dica, se ela estiver rouca: basta “seguir”o barulho que você a encontrará facilmente.

 No Corsa, a buzina fica debaixo do para-barro e tem acesso por cima, no compartimento do motor, lado do motorista. É muito comum, no caso do modelo Corsa antigo, a buzina simplesmente cair e sumir asfalto a fora.

Como soltar e consertar uma buzina?

Vou usar como exemplo buzina do Corsa.

Duas porcas seguram a buzina no carro. Basta escolher uma delas para soltar a peça . Uma fica no meio da buzina e a outra na ponta do metal que a prende ao carro. Com a buzina na mão, e sem desligar os seus fios, procure por um parafuso tipo Philips.

Este parafuso bem evidente, à esquerda da imagem abaixo, é a regulagem da buzina. No caso acima, é uma buzina sem corneta.

regulagem de buzina

Se a sua tem corneta, verifique se há água no seu interior, sacudindo-a. Depois, nos dois casos, você pode regular o som da buzina (se ela estiver com um som estranho, ou rouca) apertando ou soltando o parafuso tipo Philips (ou estrela).

Mas sempre existe a opção mais rápida, embora custe mais, que é simplesmente substituir a buzina por uma idêntica.

É proibido andar sem buzina?

A buzina é obrigatória nos veículos. Ela tem diversas funções, como agradecer uma gentileza no trânsito. Mas a principal é que ela é um item muito importante de segurança e pode ser usada para evitar um acidente, por exemplo. Seria como uma comunicação entre motoristas, assim como as setas.

Qual é a multa para andar com buzina quebrada?

É proibido dirigir sem buzina.
Por ser um item obrigatório, se a buzina não funcionar ou estiver em mau estado, isso pode sim gerar multa para o motorista, além de pontos na habilitação. O valor da multa é de 127,69 reais e são 3 pontos na carteira.

O uso correto da buzina e a multa pela buzina prolongada

Também está previsto o uso correto da buzina. Pelo código de trânsito, deve ser assim:

Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

Ou seja: buzinaços e uso exagerado da buzina do seu carro podem causar defeitos e também gerar multas e perda de pontos!

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Buzina de corneta

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