Alternador – Dicas
Todo carro tem uma alternador. É ele que que mantém a bateria sempre carregada, exatamente como ela saiu de fábrica. Como já explicamos em outro post, a função da bateria é gastar energia com a parte elétrica do carro e ao mesmo tempo acumular mais energia vinda de um gerador tocado pelo motor do carro.
A peça prateada e preta a direita da foto abaixo vem a ser um alternador. Mesmo com o passar dos anos o alternador quase nada mudou, a não ser na aparência para ser instalado nos diversos modelos existentes, e na potência devido ao aumento dos componentes elétricos.
Mas o princípio do funcionamento é o mesmo. Ele é composto internamente por um rotor, escovas, regulador de voltagem, estator e mesa retificadora de diodos. Todos são assim, como o da foto acima, que é de um Ford Corcel com mais de 40 anos de fabricação. A voltagem é de 14 a 14, 8, mas a amperagem pode variar muito conforme a demanda de energia dos acessórios.
Alternador – Dicas que todo motorista deveria saber.
Dizer que um alternador é um carregador de baterias é um exagero. Quase seria uma utopia esperar isso de uma peça como esta. Basta observar que quando sua bateria descarregou por um rádio ligado ou uma luz esquecida acesa, uma chupeta parece que resolveu tudo.
Mas é apenas uma solução de emergência, para deslocar o carro de uma situação desagradável. Com o tempo a bateria vai arriar de novo. Porém, novas tecnologias melhoraramessa situação.
Um alternador gera energia apenas para repor uma determinada carga usada, como as que vem dos faróis, luz de freio, sistema de injeção, enfim, de toda a parte elétrica e eletrônica do carro. Confiar apenas no alternador para carregar sua bateria descarregada seria um erro, e uma troca de nome.
Quem realmente carrega uma bateria descarregada é um carregador profissional, uma peça grande semelhante as usadas pelas fábricas. Algo parecido com a foto abaixo.
Uma bateria precisa ficar aos “cuidados”de um carregador como esse da foto acima por pelo menos 9 horas a uma carga constante de 10 amperes, o que é algo muito maior, em termos de gerar energia, do esperado de um alternador que subdivide a energia produzida.
Outro ideia formada sobre um alternador é que ele aumenta o consumo de combustível do carro. Isso é possível, mas quase imperceptível ao motorista. O que aumenta mais o consumo é o equipamento interligado ao alternador, como o compressor do ar condicionado que também é tocado pela correia do motor, o que aumenta o esforço do motor e assim aumenta também o consumo.
Alguns também afirmam que ao trocarmos uma bateria de menor capacidade por uma maior, devemos também trocar o alternador por um mais possante. Nos modelos atuais isso não é necessário, pois são bem mais potentes – eficientes – de fábrica. Mas em modelos mais antigos podemos usar como exemplo um caminhão.
Eles sempre foram equipados com baterias de 150 amperes (uma gigante do segmento) carregadas por um alternador de 35 amperes. Então por que um alternador de 60 amperes não conseguiria manter uma bateria de 60, ou 70?
O que importa é quanto de energia está sendo retirada da bateria do seu carro. Quanto mais equipamentos, acessórios como mídia, e som de competição, mais o alternador vai ser exigido.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Bom dia !
Tem uma Pampa de 1982 ,poço adaptar um alternador moderno de 55A , que carrega 14.50 volts nela ?
Sem correr o risco de sobrecarregar a bobina de ignição .pois meu comutador e ligado na caixa de fusível , que e alimentado pelo cabo que vem do alternado que gera 14 ,5 volts
Olá Junior. Vc colocar uma alternador de 55 na Pampa vai apenas aumentar a capacidade de carregar a bateria (corrente que é os 55). A voltagem é igual para todos os alternadores, exceto no caso de ônibus que usam um de 24 volts.
Tenho um Honda Civic 2000 LX 1.6 106 cv e desde quando eu comprei ele há quase um ano atrás, eu sempre tive problema com ele sempre quando ligava o ar condicionado, o carro ficava sem arrancada, engasgando, lento e sem potencia pra um carro 1.6. Passei todo esse tempo procurando descobrir o problema e cheguei no alternador, o eletricista pegou o multímetro e colocou na saída do alternador e percebemos que sem o ar ligado, ele ficava acima de 13,8V e quando eu ligava o ar ele ficava abaixo de 10V chegando até aos incríveis 9V com luz alta ligadas.. Sobre a falta de potencia, eu imagino que a parte elétrica do motor como sistema de injeção e velas necessita da energia gerada pelo alternador, quando eu ligo o ar ele gera menos energia e acaba prejudicando o motor.. Enfim, a minha pergunta é: Qual poderia ser o problema do alternador? Um alternador bosch do civic é mais de 1000 reais, às vezes é alguma coisa simples e talvez nem necessite de eu comprar um outro alternador e por isso eu gostaria de saber as possíveis causas disso para que eu investigue bem se vou precisar ou não comprar um alternador novo.. O Alternador não apresenta ruídos e nada parecido, só tem esse problema que eu disse acima.. Aguardo ansiosamente as respostas…
Olá Jean. Primeiro tem que verificar o estado das pontas dos fios do alternador, o positivo dele até a bateria. Pode estar chamuscado e a energia gerada é mau distribuída. O aterramento do alternador também tem que ser testado. Feito isso, e a medida ainda cai, então é muito provável que seja regulador de voltagem com defeito. mas apenas abrindo o alternador e testando as outras peças dele (estator, rotor e diodos) que podemos confirmar o defeito no regulador. Reforçar o fio positivo do alternador é uma opção.
Então cara manda um eletricista desmotar analizar o diodos da placa retificadora regulador de voltagem por mais que vc ligue tudo o alternador tem que manter no mínimo 13,5 volts q conseguirá manter todo sistema do seu veiculo
bom dia ,
tenho um new civic 2009 automático que esta com um probleminha parecido, quando ligo todos os consumidores do veiculo e fico em marcha lenta a tensão da bateria cai para 12,2/12,3v quando desligo todos os consumidores se mantem em 14,1/14,2v. oque pode ser ???
cheguei a trocar o alternador original por um paralelo o original substitui as escovas porem elas se desgastam com rapidez uma mais que a outra, porem esse alternador original não apresentava esse defeito com os consumidores ligado, alguem tem uma luz por favor tenho dois alternador um paralelo e um original um as escovas desgastam com rapidez o outro não carrega quando os consumidores estão ligados porem em movimento com todos os consumidores ligado ele carrega normalmente
Olá Leandro. Esse carro pode estar equipado com um alternador de sistema COM. Se a bateria não descarregar, ele funciona desse modo. O tempo de uso da bateria também interfere na medida do Honda.
olá Fernando ivanenko, tenho um gol 1000 AE (cht) nunca tive problemas com alternador, até que um dia os coletores do rotor se gastaram, foi feito a troca do rotor por um original bosch com a mesma referência do rotor antigo 746 55Amp. pois bem, a partir daí o alternador ficou bom gerando 14.4v em marcha lenta após o carro aquecido, claro pois o mesmo é carburado, e 13.8 14v com todos os consumidores ligados cai só um pouco quando a ventoinha do radiador entra, mas com uma correção na rotação pisando no acelerador volta aos 13.8 sem problemas. Qual o problema que detectei após essa manutenção, o alternador após a primeira partida pela manhã com a marcha lenta irregular a lâmpada piloto do painel não apaga não iniciando a geração, só se inicia a geração após um leve toc no acelerador um leve toc mesmo quase nem piso, depois que o carro aquece essa lâmpada volta a apagar nas primeiras partidas normalmente como era antes, o diferencial é que antes independentemente de rotação a luz logo apagava, se ficar estacionado por um periodo longo ficando o carro frio, ao ligar o carro novamente essa lâmpada não apaga, depois disso foi trocado. Cordoalha massa por uma original, troca do cabo positivo e conector do alternador, estator de mesma referência, placa de diodos, regulador de tensão rolamentos até os parafusos foram substituídos rsrsrsrs, nesse caso so por estética mesmo, e pasme nobre Fernando a luz piloto da bateria não apaga na primeira partida como já havia dito antes, detalhe deixei o carro aquecer até estabilizar a rotação e não apaga, só apaga se pisar no acelerador levemente, depois começa normalmente a geração, desculpe o texto nobre, mas vc saberia qual a causa desse problema. fiz outros ensaios, aumentei a rotação do motor no carburador e não apaga sem acelerar, retornei a regulagem normal de antes e fiz mais ensaios, usei uma lâmpada de 2w incandescente daquelas de filamento, ligado na linha 15 ao D+ do alternador e apagou normalmente na primeira partida só que não vou usar essa gambiarra, pois a lâmpada original do painel é um led difuso 0,5w, 2,1v e 20 miliamp. tenho um painel velho mas tudo funciona substituí pra testar e nada, segui toda trilha elétrica do ponto inicial até o diodo e resistor, depois de identificar o resistor originalmente de 470ohms troquei por um de 320 ohms para aumentar a corrente do led sem sucesso não apaga de jeito nenhum só com a gambiarra que fiz com a lâmpada de 2w rsrssrsrs mais um pouco eu desmonto o carro, alguma sugestão Fernando, há antes dos curiosos falarem troca por um novo falo que tenho tempo e gosto de mexer nas minhas coisas independentemente do que eu gaste ou tempo que leve pra concertar quando eu quero uma lâmpada piloto apagando na primeira partida eu ligo o Corolla. abraço Fernando espero por sua reposta.
Olá Wilington. Depois de tudo que você fez, tente primeiro esticar mais a correia do alternador. Se parar o problema verifique a polia e o aperto da porca do rotor. Outro recurso que já usei seria ligar um diodo em linha com o fio da luz de bateria. Basta ligar na posição que a luz acende com a chave ligada. Por fim, resta o rotor, pois o defeito começou após a troca dele, mesmo trocando o resto todo.
Alternador de meu carro IX35, 2012, ora carrega a batera ora nao( piloto bateria fica no apaga acende. Porquê.
O alternador consome energia do motor do veículo a medida que os consumidores do veículo são ligados quanto maior a demanda maior o esforço gerado força de Lorentz o alternador tende a freia devido a o campo magnético,uma solução usada atualmente é uso de reguladores de voltagem que funcionam com PWM para controlar a carga.
Se eu usar a energia elétrica de um nobreak para manter-la aos consumidores do carro ( ar-condicionado,luz, vidros etc) Teoricamente eu estaria e economizando combustível certo? Encontrei no Olx nobreak com autonomia de 07 00 horas ininterruptas alimentando um motor de 1/3 CV, seria uma boa alternativa?
Quero trocar informações! 98991270948
[email protected]
não é uma boa alternativa!!!
dependendo das luzes elas só iram funcionar com a *linha 15 acionada. para o ar condicionado funcionar, necessita que o motor esteja em funcionamento! pois precisa de todo o sistema do ar condicionado funcionando.
*linha 15 (pós chave do comutador de ignição)
*linha 30 (positivo direto da bateria)
espero ter ajudado…
abraço
Preciso tirar uma dúvida ando com meu carro luzes, ar condicionado tudo ligado, dai de vez em quando a luz da bateria acenda 1, 2 ou 3 vezes, quando diminuo a velocidade ou paro para entrar em uma cidade o carro morre, toco arranque ele pega normalmente.
Antigamente quando comprei meu carro ele veio com uma bateria de 80A, fui trocar na oficina e quando coloquei uma nova me recomendaram uma de 45A. Logo não acontecia mas de uns 6 meses depois da troca o carro começou a fazer isso. Será a baixa amperagem da bateria ou o alternador que não ta vencendo carregar e distribuir a energia? Obrigado
OBS: meu carro é um ford focus zetec rocan 2007 1.6 8V
Olá Julian. Obrigado por participar. Se o seu focus for um sedan a bateria é uma de 48A. Se for um Hatch é uma de 60A .Mas o problema maior aí é o excesso de uso de equipamentos e acessórios do carro simultaneamente. Vá até uma oficina e peça para medir o alternador nas mesmas condições quando ocorreram com vc os fatos relatados. Também peça um teste de bateria. Abraços.
Amigo esse borne B+ o mais grosso é 16mm ou 13mm ??
Olá Leo. O Borne B+ do alternador usualmente é de terminal de 15 mm. Mas isso pode variar de modelo para modelo. Quanto mais novo o carro, mais fina a fiação. Por isso tem que ter amostra para comprar o fio, por exemplo.
Tenho ford focus 2008 hatch com kit gás geração 5.
Meu alternador deu perda total 75amp.
Comprei um usado de 110amperes o eletricista e o vendedor me avisaram que não prejudicaria o carro mas o painel da luz da bateria ficaria acesa..
Agora pergunto. Realmente não prejudica??!
Olá Saulo. Teoricamente não prejudica.Todo alternador em bom estado libera a carga que a bateria está pedindo. Mas o fato (estranho) da Luz da bateria da bateria ficar acesa vai te impedir de saber se o alternador está funcionando ou não.Sugiro que leve a outro lugar e peça um teste.
A luz fica acesa porque o regulador tensão serve determinado carro apesar do mesmo alternador ser usado em vários carros ,então por isso luz de aviso não apaga no painel ruim é não saber quando não esta carregando mesmo…
Vc pode instalar um voltímetro dentro carro. Existem muitos modelos para automóveis. Ele é ligado direto na bateria e passa a informação de carga. Existem voltímetros até digitais.
De q carro é esse alternador de 110 ,pois meu focus tem um de 80 eu gostaria de colocar esse de 110 pois meu som é pesado e tenho 2 baterias de 150.
Faz igual a eu, comprei um de 145Amp. 12Volts da silverado 6cil a gasolina para colocar no meu del rey 82 a alcool.
Eu gostaria de saber o seguinte , eu tenho um carro que a bateria é de 60amperes e o alternador de 35 amp , mais eu tenho equipamentos que ligo com o carro em movimento, mais esses equipamentos consome uns 55 de corrente da bateria , isso que dizer que o alternador carrega 35 mais o poblema é que tou gastando mais do posso gastar não é isso, e que tenho que substituir o alternador por um maior não é , de poder me responder muito obrigado ?
Olá Cláudio. Sim. Certo é dimensionar o alternador pelo possível consumo. O que pode acontecer é a bateria arriar em uma situação mais demorada de consumo maior do que a carga (como em trânsito parado com chuva, farol etc). Um alternador de 65 seria uma Boa mudança. Abraços.
montei em uma mesa um alternador com um motor de energia para fazer gerar carga na bateria,fiz todos os procedimentos e pergunto o alternador de 75amp consegue carregar uma bateria de 60 ou até 140amp?
Olá Heriberto.Depende da velocidade que o motor consegue dar ao alternador. Um alternador precisa de no mínimo 700rpm para gerar energia. É possível sim
O alternador gira sempre na mesma velocidade ou ao ao subir o rpm do motor também faz aumentar a velocidade do alternador?
Olá Alyson. Sim, a velocidade do alternador também aumenta com a do motor. Antigamente se usava o alternador para contar os giros do motor.
Olá Fernando, estava lendo a respeito de um mito, diz que o alternador gira mais rápido que o motor, mas acredito que pela resposta que vc me deu td indica que era mito mesmo, o motor e o alternador giram na mesma velocidade. Obrigado
Olá Alyson. Na verdade o alternador gira mais rápido do que o motor. O que eu quis dizer é que quando se acelera o motor também se acelera o alternador. Ele gira cerca de três mais rápido do que o motor devido aos tamanhos das polias. Basta vc imaginar uma polia gigante no alternador e verá que ela vai demorar mais para dar uma volta do que uma bem menor. O alternador era usado como atuador de giros enviando um pulso para o conta-giros que “calculava” a proporção para indicar o giro do motor no painel. Bobina de ignição também já foi usada para isso. Ou seja : o alternador (polia menor) rodar mais rápido (RPM) do que o motor (polia maior) não é mito Abraços.Desculpe se eu me expressei errado.
Tenho uma toyota com bateria de 95A necessito ligar um frizer 12V pretendo colocar uma bateria extra de 95A que fará a sustentação deste frizer. Pergunto o meu alternador dará conta desta nova bateria? posso simplesmente colocar em paralelo?
Obrigado.
Olá Francisco. A ligação deve ser em paralelo. Quanto ao alternador vai depender de quanto o freezer puxa e da potência do alternador. Se o carro tem ar condicionado, então ele está equipado com o alternador mais potente da linha. É preciso lembrar que o alternador é dimensionado pela montadora para o gasto elétrico do carro. Então algo a mais, como um acessório qualquer, vai forçar sim e ele esquenta e não carrega direito. Mas isto acontece quando todos ou quase todos equipamentos estão sendo usados ao mesmo tempo. Se o freezer exigir muito da bateria vc vai ter problemas.
Olá.. Tenho um Fusca 1980 e recentemente instalei ar condicionado nele.
Ele tinha um alternador de 35A, mas fui orientado a trocar por um de 75A. Troquei mas ainda sim, com o trânsito da cidade lento, e o ar ligado a bateria não aguenta. Se eu ligar o farol do carro ela quase não acende. Já troquei o cabo do alternador até a bateria por um de 16mm, mas continua não chegando corrente suficiente na bateria (com o ar ligado a voltagem na bateria não ultrapassa 11.4V). Alguma ideia do que pode ser e alguma solução?
Obrigado..
tente colocar uma polia menor no alternador.
a rotação do motor do fusca é muito baixa.
Tenho problema semelhante. No mei caso o alternador é de 55amp e eu resolvi parcialmente o problema elevando a aceleração do fusca para 1000-1100 na lenta. Nunca mais tive problemas de carga com a bateria. Sem ar, tenho 14,2v tranquilo.
,
Com ar, luzes e som, às vezes tinha 10v lá lenta. Estou pensando migrar para um alternador de 90amp. Alguma orientação?
Olá David. Grato por participar. Se o alternador ficar bem fixo no lugar sem maiores adaptações, você vai ganhar mais energia para o sistema elétrico. A lenta do fusca é sempre problema nestes casos. Mas com 1000 rpm ele deveria carregar normal.
Já verificou se a correia do alternador não está patinando devido ao força extra que tem que ser aplicada?
Tenho num fusca com ar também porem ja queimou 3 alternador o que pode ser ? Ja fiz de tudo e não encontro no problema
Tenho um carro o alternador está bom já o troquei parar me certificar disso ele carregando anda nos 13,5v, será que com consumo de corrente for maior 75A do alternador a voltagem cairá para os 12V ? ele não me carregar a bateria 65ah está bom estado mudei também, não pós extras de consumo no carro, o carro cai para 12v e não carrega bateria !!! Já pensei mudar o alternador para um 120A estou com medo se ele também não carrega e caí para 12V porque vai manter mesma rotação baixa parado, não sei o que está consumir muita corrente no carro já revi os contactos entre alternador motor de arranque e bateria e continua 12v !!! Até tirei máximo de fusíveis que pude não deixando o motor desligar e nada, mantém nos 12v e não carrega!!! Não sei o que fazer mais ao carro. Alguém me ajuda? A não ser fiat onde vou gastar um dinheirão, obrigado
Olá Carlos. Revise o aterramento do alternador. Se não resolver, um teste de bancada vai ter que ser feito. Ou seja: a oficina deve ter um teste de giro em bancada para conferir as medidas em “outro ambiente”,por assim dizer. Possíveis problemas do alternador: regulador de voltagem ruim e estator em más condições (fios torrados).
meu carro ta mandando carga para a bateria,medi a voltagem,ele desligado mede 12,3 e ligado vai pra 14,2,mas em poucos dias a bateria arria,desconfio que não seja a bateria porque ao desconectar o positivo ele morre, e ligado na bateria não morre,só o alternador não era pra manter o carro ligado?pode ser problema na fiaçao? valendo 10 pts.
detalhe ao acelerar a a voltagem caí,será que é alternador?ele só se mantem nos 14v em macha lenta
Olá francisco. O fio do positivo do alternador pode estar bambo. Outra possibilidade é regulador de voltagem ruim. Vc não diz qual é o seu carro, mas não desligue a bateria com o motor ligado porque sempre dá sobrecarga e alguns acessórios podem queimar.A`medida boa é perto dos 14, na lenta e acessórios ligados, como o farol, rádio, ar, etc.
o carro é um gol bola 1.6MI 1997. desde ja agradeço
Um teste de bancada vai ter que ser feito no alternador se nada estiver bambo, como o fio positivo que sai dele, ou o negativo da bateria.Pode ser regulador de voltagem ruim ou/e estator torrado (queimado).
Amigo, eu com um
-Inversor 1000w
-Bateria 150ap
– Alternador 55AP
Posso manter um ar Split de 830w no caminhão sem prejudicar a Bateria? O alterna irá suprir essa alimentação?
Boa noite , tenho um corsa 96 , do nd apareceu a luz da bateria e parou de funcionar os indicadores como gasolina, temperatura ect, pq ? Posso abda com o carro assim msm ? Muito obrigado .
Olá Valdinei. Verifique o fusível do painel ou outro que possa estar queimado. Caso contrário pode ser alternador do carro e sair com ele pode te deixar na mão sem carga da bateria.
Boa noite, já vi que sobra experiência !!! obrigado pelas dicas . Fiz um curso básico de eletricidade automotiva e pretendo me aperfeiçoar !!! Gostaria de saber de você onde conseguir material para esses fins e quais suas indicações desde meu obrigado
Olá Emerson. Eu sugiro um estágio em uma auto elétrica. A prática é essencial. Uma é dica é comprar peças como alternador e arranques em desmanche s e montar e desmontar até decorar. Isto me ajudou muito no início. Na internet também existem cursos de elétrica e injeção, alguns são de graça. Também o Senai tem ótimos cursos nesta área. Abraços e sucesso!
ola eu tenho um fiat uno 93 e a bateria estadescaregamdo porem tenho que tira ocabo da bateriaquamdo eu xega de viagem porem se eu deixa o cabo a bateria descarega e eu queria saber se tem aver com o auternador
Olá silvanio. Você tem que mandar medir o alternador e também testar se existe uma fuga de corrente. Sim, o alternador pode causar isso. Também a bateria tem que ser carregador e depois testada.
Boa tarde!!
Tenho um fiesta 1.0 ano 1997, se eu ficar com o carro 2 dias parados tenho que empurrar para ele pegar, mas se eu liga-lo todo dia ele pega, durante o uso no decorrer do dia ele pega normal, 2 semanas atras ele me deixou na mão e levei a bateria para uma carginha rapida e ficou 4 dias funcionando de primeira, porém após esse periodo pela manhã se deixar 2 dias encostado ele pega só empurrando, é bateria ou alternador?
Olá Ivan. Se ligamos o carro todo dia e a batera fica carregada, então o alternador está ok. Me parece ser problema de acúmulo de descarga. Ou seja: deixar vários dias parados e a descarga acumula. O alternador é um repositor de carga. Sugiro que teste a batera e também a carga do alternador.
Acabei trocando a bateria e o problema foi resolvido, ela já estava a mais de 3 anos comigo….valeu pela dica!!
Tenho um corsa99
E tenho um som nele!
Uma piramid e uma SD ambas de 800w um total de 1600w d potência.
Posso por uma bateria de 70 ou 150 por ai d amperagem? Com o Carro ligado (andando) vai alterar alguma coisa? Corro perigo de explosão ou algo grave?
E com ele DESLIGADO posso por um chupa cabra e manter o som ligado pra n ter que por OUTRA BATERIA so pro som!?
OBG.
Posso por uma bateria d maior amperagem no carro? Corro algum perigo?
Olá Gustavo. O único perigo é de vc ficar sem bateria caso o gasto de energia seja maior que a capacidade do alternador. Ele também será forçado, pois não é um carregador de bateria e sim um repositor de carga. Explodir somente se o alternador der sobrecarga na bateria a ponto dela esquentar e soltar gases. Mas basta medir o alternador com frequência para saber se ele está com algum problema. O grande macete com som assim é usar de bom senso sabendo que qualquer bateria tem uma limitação de energia.
Tenho uma ducato e a bateria era de 95 hp coloquei uma de 70hp ficou otimo , tem algum problema , nao vou estragar essa bateria ? ela nao tem ar condicionado
Olá Alexandre. A vida útil dela vai ser menor do que a de 95 e ela vai sofrer com a partida por ser diesel. Estes são os inconveniente que vejo.
O Fernando queria adaptei o alternado de gol na gaiolinha motor de fusca queria saber a ligação pois a ligacO q fiz acho q está errada vc saberia me responder ?obrigado !
Olá Vitor. Procure na traseira do alternador dois locais de fios. Pode ser tomada ou parafuso. No próprio alternador está escrito o sinal + e é onde deve ser ligado o positivo que vem da bateria. O outro vc deve ligar o fio da lampada de bateria. Se puder mandar uma foto da traseira dele seria mais fácil. Meu e-mail é [email protected]
Olá boa noite tenho um Fiat uno 2001 1.0 coloquei um som nele estou com duas baterias cada uma de 60 hp estou querendo trocar meu alternado por um de 100 hp tem algum problema meu carro vai ter perda de potência ele vai sustentar as às duas baterias obrigado
Olá Samuel. Se o alternador encaixar no lugar do outro sua reposição de carga vai melhorar. mas o mais importante é o uso equilibrado som. Senão até um alternador de disco voador não consegue manter as baterias carregadas (rss). O uso de carregadores em horas sem som também seria uma boa ideia.
Boa Noite
Depois da legislação obrigar acender faróis na estrada estou dando mais atenção a bateria e alternador do meu carro
que tem 4 anos de uso
De manhã logo que liguei o carro Medi com amperímetro DC (fluke 325) a corrente de carga com faróis apagados deu 10,13 A , faróis acesos 21 A (carro fiesta 1.6 2012)
Gostaria de saber o valor médio de corrente de carga
Olá Mauro. Os 10.13A medidos são de acessórios ligados, como injeçào etc. (mede-se com o motor ligado pois esta será a situação na estrada) Pelos seus cálculos o farol puxa da bateria cer de 11 amperes. Mas neste caso tem que considerar também as 4 luzes de posição, a luz de placa e a iluminação do painel, que entram em funcionamento juntamente com o farol. A lampada de farol baixo é de 55 watts e portanto consome cerca de 4A cada uma ou 8A as duas, mais as outras que citei o que bate com suas medidas. O seu alternador deve ser de 70 ou 90A (com ar-condicionado). O que pode ser prejudicado por esta nova exigência está descrito no link abaixo e talvez te ajude. Abraços e espero ter ajudado.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/08/usar-o-farol-baixo-e-a-bateria/
Obrigado pela atenção
Quero colocar uma bateria de 120 a em um Tempra que a original ve de 70 a tem problema? ?
Olá Joào. O único problema que pode acontecer é se a bateria descarregar totalmente o alternador vai ser forçado. Mas ocorreria com qualquer bateria. Fique atento a isso: se ela descarrrgar por um motivo qualquer leve até u carregador de oficina.
Fernando, tenho um uno 91 e depois que tive problema com alternador uma vez, nunca mais o caro foi o mesmo.. O que eu tinha era 45a agora o meu é de 35a (se eu nao estou enganado..)
Quero colocar uma caixa trio, básica, só que nem o aparelho de som o carro ta segurando, ainda mais quando eu ligo os faróis, luz de freio etc.. Passa um tempo ou o carro morre ou o som desliga.. Estou na duvida e com um pé atras e sem saber com o que gastar.. Aí vem a pergunta, troco a bateria por uma de gel ou ponho um alternador de 90a ???
Olá Pedro. No seu caso quanto mais forte o alternador melhor vai ser. Mas talvez você tenha adaptar um, pois o máximo de um alternador de Uno 91 é 55A. Fora isso as peças internas não casam e ele não vai carregar. A bateria de Gel consegue manter mais a carga. Mas mesmo assim vai precisar de um alternador forte, dependendo do consumo que você quer tirar dela. Lojas que trabalham somente com alternadores vão te ajudar.
Boa tarde.
Tenho uma montana 2013.
Eu gosto de escutar som nela, porém tenho apenas 2 pares de 6×9.
Então a bateria é de 42Ah daí não aguenta. Eu poderia no caso colocar uma de 100Ah .pra não me encomodar.
Nesse caso vai ter algum problema como o carregamento dela, ou com a instalação elétrica do carro?
Aguardo contato…
Muito Obrigado
Olá Magaiver. Uma bateria de 100A se descarregar completamente o alternador pode queimar. No caso ela teria que ir para o carregador de mesa. Este seria um risco. O outro é o espaço. Uma bateria de 100A vai exigir espaço para os lados e para cima. Mas talvez a solução seria colocar uma de 70A que é bem mais forte do que a de 42. Mesmo assim cuidados devem ser tomados. Lembre-se que um alternador é um repositor de carga que o o carro consome, e não um carregador de bateria.
Caro Fernando, bom dia.
Uma dúvida, alternador mais potente ( 140 amp) pode ser usado em uma bateria de menor amper ( 100 amp bateria)?
Obrigado e ótimo dia
Olá Luiz. Pode. O alternador possui um regulador que carrega o que a bateria pede, ou que está sendo usado de energia no carro. Um alternador mais forte significa apenas o alcance dele. SE ele “jogar mais do que a bateria pede, então ele estaria com defeito de sobrecarga. Estando em perfeitas condições fica tudo ok
Porque meu Ford Fiesta rocan hath liga normal mais depois que anda esquenta o motor bem . Se desligar ele na pega so da um soco no arranque . Depois que esfria pega normal ele ta com uma bateria de 45 A nova mais marca sem vergonha. O que faço
Olá Jone. Grato por conversar coma agente. É provável que seja bucha de arranque, pois o defeito aparece com o carro quente. A caloria do motor passa para o arranque e ele trava. A bateria é pouco provável, mas basta um teste nela.
Olá. Comprei um Jeep Cherokee 1998 e nele tinha uma bateria de 75 mas não consegui encontrar nenhuma bateria dessa pra vender então coloquei uma de 60. Resultado, descarregou completamente. Não faço ideia do porque pois não sei se há diferença entre uma de 75 é uma de 60z
Olá Diego. Obrigado por participar no site. O fato de ser 60 não justifica descarregar totalmente. Isto acontece ou por defeito da bateria, ou o alternador não está repondo a carga corretamente. Você vai ter que medir os dois, a bateria e o alternador. Uma bateria de 60 no seu caso vai ter uma vida útil menor e também menos corrente de partida. Lembrando que uma bateria de 70 substitui bem uma de 75. Abraços e fique a vontade para mais esclarecimentos.
Bom dia! Fernando! Gostei muito das suas informações e parabenizo por compartilhar seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos! Conhecimento só é proveitoso quando compartilhamos! Sucesso!
Fernando !Bom dia ! quero colocar uma bateria de 60 ah para fazer propaganda , quanto tempo vai durar tocando e quando preciso de carregar antes de descarregar totalmente para nao danifica-lá! me ajuda aí !
Olá Natanael. Grato pelas palavras e seja bem-vindo ao site. O tempo vai depender da potência do som ou rádio. Por exemplo: uma lâmpada de farol gasta 4,6 A (Watts/Volts) de uma bateria. Se dividirmos 60 por 4,6 teremos um número perto de 13. Então seria treze horas para descarregar completamente uma bateria de 60 com uma lâmpada de 55 Watts. Usando de experiência com 5 horas ela começa a enfraquecer e vai diminuindo a claridade da lâmpada até apagar. Creio que um rádio ou som consome menos do que uma lâmpada de farol. Para saber o consumo dele leia no manual ou em alguma placa presa nele.
Quanto tempo em media.dura uma bateria nova em focus 2003 com o alternador estragado?
Olá Gustavo. Depende do uso. Se for com os faróis aceso ela descarrega mais rápido. Um ou dois dias sem alternador é o limite.
Boa noite. Acabei de ficar sem bateria, ligava a chave e o carro só estalava, a bateria deve ter uns 6 meses de uso, vou levar na garantia, mas a pergunta é. Depois que liguei o carro deixei ele ligado só até colocar o cinto e ligar o farol e já sai andando, era noite, pode ter acontecido de eu ter andado com farol apagado? Eu tenho preocupação com multas, quando liguei o farol o carro quase apagou mas depois estabilizou, os faróis demoram a acender ou depois da ligação direta ele ja tem carga para ligar?
Olá Felipe. Me parece que os faróis ligaram, pelo o seu relato. mas me chamou atenção o fato deles falharem. Isto pode significar alternador carregando pouco. Faça este teste nele também.
Bom dia, tenho uma camionete antiga com motor MWM diesel. A luz da bateria no painel antes ficava fraquinha quase apagada e a camionete funcionava certinho porém agora a luz está realmente acesa com a camionete funcionando e só pega no tranco. Até então estou dando tranco e andando normalmente, gostaria de saber se ela pode parar do nada no meio do caminho e se ele funciona com problema no alternador e sem bateria. Desde já obrigado
Olá Tiago. Sim, ela pode parar a qualquer momento. Costuma demorar mais que um carro por ela ser a diesel e ter bem menos componentes elétricos. Tem que revisar o alternador. Pode ser escova e regulador. Me parece que a mesa de diodos também está com problema.
Bom dia !
No alternador temos (Estator,Rotor,Placa retoficadora e regulador )quais desses itens é o principal responsável pela amperagem,ou seja eu troco qual deles pra aumentar a amperagem ?
Grato desde já !
Olá Jean. Troca-se o rotor e o estator. Os dois tem que ‘casar’ na amperagem ou não vai carregar. A placa não precisa trocar e regulador tem que conferir as especificações dele quanto a corrente máxima que ele libera. Mas normalmente também não precisa trocá-lo.
Fernando Boa tarde!
Tenho um barco com um motor de popa com um alternador de 55 Ah. No barco vieram 2 baterias de 100 ah que pelo tempo não estão segurando mais carga. Adianta uma bateria de 100 ah se o alternador só carrega 55ah ?? Não poderia ser uma baterna norla de 60 ou 70 ah…
Um abraço.
Alexandre
Olá Alexandre. Veja bem: um alternador sofreria com uma bateria de 100 se ela ficar totalmente descarregada. Mas se o sistema elétrico do barco é usado com o alternador funcionando, então ele vai trabalhar apenas repondo o que é retirado da bateria. O grande vilão de qualquer alternador é o excesso de equipamentos elétricos no veículo. Pelo visto colocaram duas de 100 no barco porque ele deve usar equipamentos por muito tempo com o barco parado. Neste caso o alternador vai durar pouco. Mas mesmo que seja um de 90 ele também vai sofrer. O que tem que acontecer é um equilíbrio de carga e descarga. trocar por uma de 60 ou 70 vai aliviar o alternador, mas você vai ter menos horas de energia.Espero ter ajudado. Qualquer dúvida que ficou é só perguntar aqui novamente. Abraços.
Prezado Fernando, boa tarde:
Possuo um FORD FOCUS TITANIUM – HATCH – 2.0 – MANUAL, com quase 23.500 km. Toda que que desligo o carro e verifico o computador de bordo, ele marca a carga da bateria entre 12,7/12,8 amperes. Entretanto, observo que as vezes, com simples abre e fecha das portas (em que acende as luzes de teto e dos retrovidores), ele vai caindo a carga de bateria. Já por duas ocasiões, eu estava lavando o carro (sem o som ligado) e neste abre e fecha de portas (para poder limpar por dentro), a bateria chegou ao cúmulo de 12,4 amperes e advinha? Ao girar a chave, o carro não pegou e tive que acionar o socorro mecânico.
DÚVIDA
O fato da bateria ser ainda a original e ter quase três anos, se explica a perda de carga da mesma, sendo o momento de substituí-la?
No aguardo das suas respostas, agradeço antecipadamente.
Atenciosamente
Cléo P. da Costa
Curitiba – PR
Olá Cleo. Sou muito grato pela sua participação. A medida que você cita deve ser Volts, que é a primeira medida entre pólos de uma bateria. O fato de cair é normal. O que está acontecendo é vida útil da bateria vencida. Ou seja: ela está velha. Se você, por exemplo, ligar as lanternas ou o farol, e observar o marcador, vai perceber que a queda vai ser constante. Eu sugiro um teste na bateria e no alternador.
eu gostaria de saber o que esta acontecendo com a minha fiorino 1.5 ano 96 ela esta com uma bateria heliar 60 amp não tem nem um ano que comprei cerca de uma semana , de manha quando vou ligar so pega na chupeta e funciona o dia todo normal, no dia sequinte tem que dar chupeta novamente. qual sera o problema a bateria ou alternado.
Olá Francisco. Tem que medir o alternador e colocar a bateria na carga lenta para depois testá-la. Depois destes procedimentos o eletricista vai saber se é a bateria ou alternador.
Bom dia.
Tenho uma volvov50 de 2006 1.6d.
O alternador inicial era de 120A.
Avariou e agora tenho de meter outro.
O problema é que só arranjo de 150A, mas sem regulador de tensão.
O regulador de tensão do de 120A esta bom.
Será que posso montar o regulador de 120A no alternador de 150A? Ou corro o risco de queimar?
Obrigado
Olá Souza. Se fosse o contrário seria mais seguro. O que pode acontecer é alternador gerar os 150 e o regulador queimar, jogando excesso de carga no sistema elétrico.Também a pinagem e a furação tem que ser a mesma as escovas também.
Ola, gostaria de saber , vou instalar um sistema de ar condicionado num Ford Ka 1.0 2010. O alternador original e de 75 amperes. O instalador mencionou que é necessario substituir por um de maior amperagem. procede esta informação ou 75 amperes e suficiente para rodar o ar condicionado.
Olá Marcelo. Um de 90 seria melhor, pois ele vai ser mais forçado quando usar o ar. Um alternador é dimensionado para o consumo elétrico do carro que sai de fábrica, que no seu caso não saiu com ar-condicionado. Como a gente sempre usa muito o ar, pode ocorrer uma descompensação e a bateria arriar.
Boa noite! Tenho um j3 turim da Jac Motors, estava andando com o carro e de repente começou acender as luzes do painel, parei o carro e não pegou mais, a concessionária está informando q troquei a bateria por menor amperagem e danificou o alternador, isso acontece mesmo ou eles estão aproveita do a situação para trocar, informaram o orçamento em R$ 2.550,00
Olá Gerson. O que eu posso te garantir é que isso não acontece em carros nacionais. Sugiro que procure uma auto elétrica de confiança e relate o que você postou aqui. Pode ser defeito no alternador, mas com outra origem que não seja a bateria.
Boa tarde!
Gostaria de saber se tem alguma problema com ligação de bateria em série para um alternador de 70amperes. No caso seria a do cofre de 60 amperes, e duas de 105 amperes.
Olá Bruno. Não se liga baterias em serie em um carro e sim em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo). Creio que você pensou nesta ligação. Quanto ao alternador, ele vai se forçado se as baterias descarregarem totalmente ou perto disso. Ou seja: vai depender do consumo, ou do que vai ser usado eletricamente e por quanto tempo no carro. Um exemplo: antigamente os alternadores de caminhões eram de 45 ou 55 amperes para carregar uma bateria de 150 ou 200 amperes. E elas não costumavam descarregar com frequência porque o consumo elétrico do caminhão era bem menor do que hoje.
Fermando boa tarde!
eu tenho no meu carro um som automotivo, meu alternador deu pau no rotor,escova e diodo,fiz a troca dos mesmos e o eletricista disse que para o tanto de bateria que tem no carro o alternador nao aguenta. meu alternador é de 70a, as baterias são a do cofre de 60a e duas de 105a. gostaria de saber se tem problema ?
Olá bruno. O que acontece com seu carro é o seguinte: existe um grande gasto de energia e as baterias são instaladas para tentar compensar este desgaste. Seria o mesmo que aumentar a caixa de água de uma casa porque o consumo aumentou muito por um motivo qualquer. O que se esquece é que a entrada de água continua a mesma. Do mesmo modo acontece no seu carro. Você aumentou o números de baterias para armazenar mais energia, mas a entrada de carga continua pequena. De fato o alternador não vai aguentar, principalmente se você descarregar muito as baterias. Com o tempo ele vai dar pau de novo, pois ele foi dimensionado para o gasto elétrico do carro que vem de fábrica. Você pode colocar um alternador mais forte. Seria uma grande ajuda. Mesmo assim ele também corre o risco de estragar se ele for obrigado a repor a carga de todas as baterias ao mesmo tempo. Eu também sugiro um uso equilibrado do som e que utilize um carregador de baterias para ajudar.
Fernando, boa noite!
Não sou eletricista de autos ou mecânico de profissão. Ao trocar o alternador do carro, como não tinha o alicate de bico curvo, a correia do alternador começou a chiar bastante. Depois de algum tempo, parou. Entretanto, agora a bateria vive descarregando. Pergunto: A correia pode ter ficado mais frouxa que anteriormente, visto que parou de chiar? Este fato pode determinar que a carga enviada para a bateria seja menor? Valeu, esta publicação tem me tirado várias dúvidas. Abraço!
Olá Daniel. Grato por perguntar e participar no site.A correia quando fica frouxa faz um barulho bem nítido. Seja qual for o motivo do alternador não carregar os sintomas são o seguintes: se você ligar a chave e a luz da bateria não acender, então o alternador está com defeito ou ligação errada. Se você ligar a chave e a luz acender, mas com o motor ligado ela não apaga, então o alternador não está carregando. Reveja as ligações do alternador.
Pois é. Ela acende quando ligo o contato e apaga quando ligo o carro, porém sobe e cai o ponteiro por diversas vezes. Valeu, vou seguir sua sugestão. Abraço!
Reveja o aperto dos positivos do alternador, arranque e bateria. Mas desligue o negativo para fazer isso.
Bom dia, Fernando. Coloquei em uma Kombi antiga, motor 1500, uma ignição eletrônica e um alternador de 75Ah. Bateria de quantos Ah devo usar? Obrigado.
Olá José. Grato por participar. Uma bateria de 60 vai ficar bem na sua Kombi. Com um alternador de 65 e uma parte elétrica mais simples, como a da kombi, uma bateria de 60 de marca boa vai durar anos. Tome cuidado apenas com a posição dos cabos. A Kombi antiga saiu com bateria de polo invertido. Mas com o tempo muitos adaptaram a fiação para bateria de polo a direita. O cuidado é verificar se positivo esta no positivo e negativo no negativo, sendo que o positivo tem que ficar longe de partes metálicas e a bateria bem firme no local.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/07/o-que-e-uma-bateria-com-polo-invertido/
Olá, Fernando, bom dia. solicito sua ajuda no seguinte: Possuo um Corcel 1980, motor Renault 1.4. a ignição dele ainda é no platinado. Porem estou substituindo o alternador original de 35a por um de 90a Bosch, e a bateria original de 45 por uma de 65, também Bosch. Primeira pergunta: essa substituição pode sobrecarregar alguma coisa no carro? Segunda: estou colocando vidros e travas elétricas, alarme com acionador dos vidros, um kit multimídia ( 2 falantes 6×9 atras e 2 falantes de 6″ na frente, um sub de 12″ e módulo digital), o relógio de teto original da linha Del Rey, e quando eu der uma respirada $$ vou instalar um ar condicionado. essa configuração de bateria + alternador supriria todos esses equipamentos? levando-se em consideração que o carro em que estava instalado o meu alternador de fábrica era um Golf GLX completo de tudo, inclusive dh, que no meu não tem. Antecipadamente lhe agradeço muito pela atenção e pela resposta. Um grande abraço.
Olá Emanuel. Grato por sua participação conosco.A substituição a que você se refere do alternador não vai atrapalhar em nada. Você vai ganhar mais capacidade de repor a carga e um bateria com capacidade maior de guardar energia.E com certeza ela vai ser muito útil para os acessórios que você pretende instalar. Este é o procedimento correto. Talvez a única dificuldade vai ser adaptação do alternador no carro. Abraços e sucesso por aí.
Olá.. Tenho um Fusca 96 e recentemente instalei ar condicionado nele.
Ele tinha um alternador de 35A, mas fui orientado a trocar por um de 75A. Troquei mas ainda sim, com o trânsito da cidade lento, e o ar ligado a bateria não aguenta. Se eu ligar o farol do carro ela quase não acende. Já troquei o cabo do alternador até a bateria por um de 16mm, mas continua não chegando corrente suficiente na bateria (com o ar ligado a voltagem na bateria não ultrapassa 11.4V). Alguma ideia do que pode ser e alguma solução?
Me recomendaram uma polia menor. O alternador, mas fiquei na dúvida se. Ao é melhor um alternador de 90amp
Obrigado..
Boa tarde, tenho uma dúvida. Tenho um alternador no motor AP de 90 A. A corrente aumenta de acordo com a rotação do motor até chegar num limite de 90A, para o sistema elétrico e bateria serem alimentado e recarregado respectivamente, mas qdo a bateria está carregada, com o uso do veículo, essa corrente sobressalente, que não está indo p a bateria e o sistema não está necessitando consumir, acontece o que com esta corrente gerada pelo alternador?
Olá Ricardo. Ela simplesmente não é gerada. O regulador de voltagem, eletronicamente, libera somente o que a bateria precisa, ou o que a parte elétrica tira dela. É como um boia de caixa de água que deixa entrar somente o que precisa ou que se gasta de água na casa. Abraços e fique a vontade para perguntar.
Olá. Eu tenho um fusca com 2 baterias ele ainda é com dinamo queria saber se prejudica no desempenho dele, eu notei q ele perdeu força , tem algo a ver perde força por ter 2 baterias?
Olá Guilherme. O fusca só vai perder for se as baterias estiverem muito fraca. Mas o problema maior é o dínamos carregar uma ou duas baterias descarregadas. Eu sugiro você aplicar cargas lentas e periódicas nas baterias.
boa noite ,minha bateria aparentemente estav.a boa ,,,,,meu carro deu problema na ignição e ficou parado ….Medindo a bateria com multímetro e marca 8.80v ,,,ao ligar o carro dando um tranco coloco o multimetro pra ver se esta carregando ou oscilando a tensão e continua 8v, e tirando o cabo do alternador e medindo direto com multimetro esta 0,30v …vc sabe se isso é normal? ja troquei o regulador e nada…
Olá Herbert. Se com o motor ligado a tensão na bateria não fica entre 13,5 a 14,8, então o alternador não está funcionando. No seu caso ele está nulo. Verifique se a tensão da bateria está chegando no positivo do alternador. Tem que dar a mesma medida. A luz da bateria tem que acender na chave e apagar com o motor ligado. As duas situações são essenciais para o alternador carregar.
FERNANDO , BLZ! ENTREI HJ AQUI, DVIDO A DÚVIDA. TENHO UM CLIO 13/14 D FABRICA ,A BATERIA REPAREI Q É D 2012. QUASE NÃO USO MUITO MEU CARRO AINDA COM 12800KLM RSS Nao SACO MUITO D NADA D BATERIA ETC… POREM NÃO QRO FIKR NA MÃO EM UMA LINHA AMARELA OU VERMELHAS RSS A BAT É D 50, POSSO TROCAR POR UMA D 60? CASO HJA ESPAÇO ? SÓ TEM ALARME , AR SOM NORMAL .E A LUZ FIXA SEGURANÇA NO PAINEL, TEM COMPUTADOR D BORDO, FORA BASICO.
? E AI AMIGO
Olá Pedro. Sim, se houver espaço, e a fixação da bateria ficar firme, não haverá problema.O preço da de 50 e 60 é quase o mesmo.
E confira se os polos estão bem firme na bateria nova. É comum no modelo do seu carro os terminais precisarem de um aperto na base, independente da bateria de reposição.
gostaria de saber se posso colocar uma bateria de 60 amp em paralelo no meu fusca aletrnador de 55amp e a bateria dele de 45 ,desde ja obrigado.
Olá João. Sim, é um serviço possível ligar uma bateria em paralelo. Seria como se você instalasse uma bateria de 105A. o que pode afetar o carro é o alternador queimar se as baterias estiverem totalmente descarregadas por som ou um acessório usado por muito tempo. Então, o mais preocupante seria o consumo elétrico do carro.
Fernando boa tarde, para excitar um alternador na bancada para testá-lo , posso ligar um fio(simulando a lampada e contato da chave ) no conector D+ e B+ ? Haverá algum problema ?
Olá Marcio. Tem que ser um leve toque e muito rápido. Não pode deixar ligado um no outro direto senão queima o regulador. Você vai saber se excitou conferindo a medida na bateria com um multímetro. Ela deve subir até 14,8 Volts dependendo do giro.
Bom dia Fernando eu tenho uma KIA besta 2001 motor 2.7 a diesel ja mandei fazer o alternador e trocar o regulador de voltagem varias vezes e nao resolve o problema.
O alternador carrega com 15.9 V sera que isso é normal por ser a diesel,
Tambem existe um fil que vem do positivo da bateria que o eletricista desligou pois quando liga ele o alternador para de carregar.
Podes me ajudar?
Olá Wagner. Obrigado por participar. Não, esta medida não é normal, é excesso e pode queimar outros componentes. Se as escovas forem separadas do regulador, então pode ser o suporte delas que está com defeito.(se o regulador estiver queimando, então tem que verificar este suporte e o rotor também). A bateria tem que estar boa também. Quanto a este fio, se ele vem da bateria então não pode fazer o alternador parar de carregar se estiver ligado corretamente (positivo do alternador com o positivo da bateria) É um serviço de procura e sempre se deve usar peças originais.
Bom dia Fernando, tenho uma palio 2010 e de uns tempos pra cá tem apresentado um defeito de vez em quando. Ela fica oscilando a luz do painel e desprogrma o vidro elétrico e diminui até a qualidade do som. Levei no eletricista e ele me informou que que o defeito era no regulador de pressão do alternador. Mas no teste que ele fez com o aparelho ela não apresentou defeito. E agora?? Será q o defeito pode ser mesmo no alternador??
Olá Alexandre. Na verdade é regulador de voltagem do alternador. Sim, é possível que seja defeito nele. Mas antes a fiação do alternador deve ser verificada e depois sim deve-se retirar o alternador e testar suas peças na bancada.
Boa tarde. Comprei uma freemont 2012, e no primeiro dia, após andar uns 100km, a luz da bateria acendeu e depois foi acendendo todas as luzes do painel até o carro morrer.
Troquei a bateria, o veículo pegou normalmente, mas depois de andar uns 5 km a luz da bateria acendeu novamente. Deixei o carro na oficina e o eletricista mediu com um multímetro e disse que o alternador só estava gerando corrente com o motor em rotação baixa. Quando o giro subia ele parava de gerar. Ele ainda não desmontou o alternador para averiguar, mas alguém tem um palpite do que possa ser? Obs: A freemont tem 5 anos de uso e a bateria era original. O antigo dono rodava muito pouco com ela.
Bom dia.
Meu alternador queimou e arriou minha bateria de 45A
Resolvi comprar uma de 60A
O alternador novo é de 65A…porém quero colocar uma bateria de 150 A de caminhão, o instalador do som disse que o alternador da conta das duas baterias,posso confiar ?
Meu carro é um corsa sedan 2004 classic
Olá Luan. Grato por participar. O alternador aguentar vai depender da descarga que vai haver na bateria. Se ela descarregar totalmente, ou muito, por uso do som com motor desligado e por muito tempo, o alternador vai ser forçado e a bateria mal carregada. Basta a gente lembrar que os caminhões antigos sempre tiveram uma bateria de 150A e o alternador da época era de 45A. Tudo funcionava bem porque tinha pouco consumo. O seja: vai depender da forma de uso que você vai aplicar. Eu sugiro separar a bateria de 150 do alternador através de um chave própria e encontrada em lojas de som. Quando você quiser vai poder ligar o alternador nesta bateria através da chave. Mas a carga principal dela (150) deve ser de um carregador de tomada e em repouso.
minha kombi parou o cara que ve bateria e alternador disse que ambos estao em bom estado mas que tem uma luz no painel que nao acende e ela e reponsavel pra o alternador funcionar como deve q luz e essa tenho uma kombi 96
Olá adriano. Muitos alternadores precisam da luz de baterias para carregar mais fácil. Muitas vezes para carregar sem a luz tem que acelerar fundo para dispara o alternador. Mas nem sempre fazemos isso então o alternador pode passar dias sem carregar. Tem ver o painel, a lampada de bateria, se está queimada, o fio dela se está ligado na lampada e no alternador. Peça uma geral no painel da sua Kombi para que tudo funcione normalmente.
Bom dia Fernando, me tira uma grande duvida. Meu carro é uma Blazer DLX 2.5 turbo-diesel motor Maxion 2.5 1997. Meu alternador deu problema e mandei conserta ele. A elétrica onde coloquei, trocou tudo. Só que agora ele fica marcando entre 10 a 12 no marcador de voltagem. Perguntei se era certo isso e o rapaz da elétrica me disse que estava tudo normal. Só que antes de eu mandar consertar ele estava marcando entre 12,5 a 13,7. Sendo que a minha bateria é nova da Moura 60 Amperes. Grato e gostaria da sua ajuda.
Olá Marcos. Grato por participação no Mãos ao Auto. O que vale é a medida que chega na bateria. Se ele estiver marcando dentro da normalidade que é 13,6 a 14,9. Pode ser que o alternador novo marque medida diferente no voltímetro do painel. Mas se as medidas baterem, ou seja: se a medida na bateria com multímetro for igual da do painel, então o alternador nào está carregando. Também um fio pode ter ficado desligado.
Fernando tudo bem, tire-me uma dúvida, temos um cobalt 1.8 automático com 5 meses de uso, de repente deu uma pane, nem o painel liga, demos uma carga rápida, mas só foi dar uma volta, que o problema voltou; eu lhe pergunto o que acontece com esse carro!!
Olá Maria. Obrigado por perguntar. Pode ser bateria com defeito ou alternador que não está carregando. Antes de trocar bateria tem que fazer alguns teste em auto elétrica. São testes simples.
Bom dia!
Meu carro é um Palio 2003 completo (adaptado), normalmente ao dirigir uso ar e o som ligado, além dos faróis acesos, de quantos amperes exatamente deve ser a minha bateria e alternador?
Outra dúvida, o carro do meu sogro está com problema na bateria e quase todos os dias ele têm usado a chupeta no meu carro para fazer o dele pegar, isso é ruim para o meu carro ou poderá ser ruim em algum momento? Hoje ele decidiu que vai levar para trocar a bateria pois às vezes tem que fazer pegar no tranco e sabe que não é bom.
Grata
Olá Eliz. Muito obrigado por entrar no nosso site. Para o seu caso uma bateria entre 48 e 60 atende, depende do tamanho onde ela fica, Muitos carros saem completos e com bateria de 40. E elas duram anos. Isso é sinal que as as fábricas estão testando e aprovando baterias menores em carros completos. O alternador deve ser de no mínimo 90 amperes para não descompensar quando você estiver utilizado todos os equipamentos juntos, como em uma noite com chuva e trânsito pesado. Quanto ao carro do seu pai é preciso saber se ele é usado diariamente ou se fica mais parado. A bateria deve ser trocada e o carro pelo menos ser ligado quase todo dia por 10 minutos. Não creio que as chupetas tenham prejudicado sua bateria.
Fernando, bom dia!
Tenho um tiida Hatch 1.8 – 2011 / 2012, troquei a bateria recentemente do meu carro, está tudo ok, no entanto fui trocar em uma loja e vi que instalaram um fio vermelho de aterramento direto na saída acho que só alternador. Não sei se soube colocar as palavras e se realmente fio de aterramento…enfim tem algum problema?…
Olá Vinícius. Se o fio estiver indo do negativo da bateria para alguma parte metálica do alternador, então reforçaram o negativo do carro. Mas se o fio sai do positivo da bateria e vai para um parafuso atrás do alternador (positivo do alternador), então reforçaram o positivo do carro. Isto é feito normalmente quando a carga medida do alternador com multímetro e motor ligado, está abaixo do normal e com este fio normaliza. Mas pelo ano do carro é uma adaptação. O correto seria saber porque está acontecendo e trocar o fio.
Bom dia, Fernando.
Comprei um Versailles 1.8 à gasolina com GNV semana passada.
A bateria parecia estar ótima, já que precisei dar partida durante mais de 2 minutos em uma ocasião pq não imaginava que a gasolina já teria acabado (pra dar partida com tem que tem gasolina, mesmo com o cilindro de GNV cheio).
Depois disto, só felicidade.
Mas, depois que mandei colocar a correia do ar condicionado e botar pra funcionar, no primeiro dia tudo ok.
Na manhã seguinte, o carro quase não ligou. A bateria parecia não ter forças.
Levei a uma oficina e me disseram que eu teria que usar uma bateria de 70A em vez dá de 60A que está nele. Achei um pouco estranho…
O carro não deu partida depois de chegar à oficina. Deram uma chupeta e sai com o ar ligado. O carro morreu na rua. Tive que empurrar pra pegar. Depois, não liguei mais o ar e no dia seguinte, a bateria parece estar tão boa quanto antes, mas sem usar o ar.
Já ouvi um comentário que pode ser algo na parte elétrica do ar ar condicionado roubando carga.
Vc acha que botando uma bateria de 70A ou 75A deverá resolver mesmo ?
Olá Eduardo. Grato por perguntar. Uma bateria de 70 iria aumentar a corrente de partida e um da durabilidade. A de 60 deveria aguentar todo o sistemas. A sugestão é: aplicar uma carga lenta na bateria, em seguida testá-la. Se ele estiver ok, então resta o alternador. Ele deve ser medido na bateria usando um multímetro e com o motor ligado. Também pode ser o fio positivo do alternador torrado.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/01/o-alternador-e-seus-defeitos-mais-comuns/
https://www.maosaoauto.com.br/2015/12/como-medir-carga-de-alternador/
Olá boa tarde .
Estou como uma dúvida .Você poderia me aguda .
Qual a diferença de um alternador de 12 amperes para um de 24 amperes?
Olá Luis. Grato por sua participação no Mãos ao Auto. Você deve está de referindo a diferença entre um alternador de 12 Volts e um de 24 Volts. Se for isso, a diferença é que um é especificado para carregar baterias de 24 Volts, muito comum em ônibus. Já o de 12 Volts é para carros normais de passeio e que usam bateria e sistema elétrico de 12 Volts.
Ola boa tarde!
tenho um chevrolet captiva a gasolina de 2008, nao está carregar a bateria. ja mudei a escova do alternador, fiz o teste o alternador está bom, mas a bateria nao carrega. quando o motor está a trabalhar o piloto da bateria acende depois de uns 2 a 3 minutos. verifiquei a ficha que liga no alternador, nenhum dos dois fios tras corrente permanente.
Olá Ivo. A corrente deve chegar no fio mais grosso e normalmente vermelho atrás do alternador. Os fios finos são da luz de bateria. O alternador tem que ser medido na bateria com o motor ligado. A medida deve ser entre 13,5 volts e 14,8 volts, com uma mínima variação. Verifique mais atentamente a fiação do alternador.
Olá! As vezes quando estou dirigindo em trechos mais longos, quando a rotação do motor cai para a mínima, aparentemente o alternador para de funcionar corretamente, pois a tensão cai para 12.poucos volts, ascende a luz da bateria e o carro morre, mas porquê o carro morre? A bateria está carregada, com mais de 12v, ela não seria suficiente para manter o carro funcionando? Obs. Isso só ocorre com ar ligado.
Olá Arnaldo. Pode ser que a marcha lenta do carro esteja Baixa e quando o ar está ligado ela cai abaixo do mínimo para o motor ficar ligado. O alternador tem que carregar mesmo na lenta, mas precisa de no mínimo 700 RPM para isso.
Fernando, bom dia, uma outra dúvida em relação a rotação do motor. (Tiida 11-12 / 1.8). Quando aciono os botoes para fechar e abrir o vidro do carro, percebo que o carro oscila a rotação , e quando aperto os dois ao mesmo tempo cai um pouco mais a rotação. Sabe se pode ser algum problema na elétrica!?
Bom dia Vinícius. Se for uma queda acentuada, então tem que medir o alternador, como o motor ligado, no momento que aperta os botões dos vidros. Perceba se o mesmo acontece com os faróis.
Olá
Tenho um Ford Focus 2008 automático, e alguns meses atras caiu óleo em cima do alternador e percebi que a luz da bateria existente no painel acendia e apagava continuamente, levei o carro parra um mecânico e quando ele colocou o voltímetro para ver se a bateria estava sendo carregada, o alternador pegou fogo, consegui comprar um usado, o mecânico trocou o mesmo, mas a luz da bateria continuou acendendo e apagando, procurei uma alto elétrica e o eletricista disse que um dos 8 diodos esta queimado e que o carro vai perder potencia e com o passar do tempo vai parar,pois vai queimar os outros diodos, isso confere?
Olá Luz. Sim. confere. Com o tempo a carga vai diminuindo, pois outros diodos vão se desgastar. Já deve estar carregando menos. Mas como a distância atrapalha, eu sugiro uma segunda opinião. E se confirmada, a fiação do alternador tem que ser revisada, pois ela pode estar queimando diodos por ter também ter sido atingida pelo fogo.
Olá, Boa tarde, Fernando
Tenho um caminhão Acello 815 Mercedes 2014, então instalei um equipamento, que é acionado por uma unidade hidráulica com motor 12v e acionada por botões, também instalei um chave geral, para quando não estiver em uso não ocorrer roubo de carga, a ligação do mesmo foi feita em uma das baterias, pois o caminhão é 24v, contudo uns 2 ou 3 meses depois de instalado o equipamento a bateria ao qual ele esta ligado esta perdendo carga afetando assim o normal funcionamento do caminhão.
Minha duvida é, o alternador não esta dando conta de repor esse consumo por ele se acentuar mais em uma bateria do que na outra? E teria alguma alternativa, por exemplo uma bateria auxiliar só pro equipamento, mais se for o caso como alimentar essa nova bateria? Ja que o caminhão é 24v…. Obrigado, e fico no aguardo.
Olá Rafael. Com certeza a Bateria em questão está sofrendo uma descarga maior.Existe uma possibilidade. Faça o seguinte: com um multímetro em 20 V (continua), meça a voltagem na bateria que está ligando o seu sistema. (meça no positivo e negativo dessa bateria). Com o motor ligado repare se a voltagem fica em 14V, mesmo acelerando o motor. Se for isso basta você ligar uma terceira bateria em paralelo com esta (+ com + e – com -). Ou simplesmente aumente a amperagem da bateria em questão. A diferença é que com duas em paralelo você dobra a amperagem e mantem a voltagem, o que seria o mesmo que instalar uma bateria mais forte, mas você poderia colocar a chave geral para uma desligar uma terceira do sistema. Na bancada funcionou. Acabamos de fazer o teste com três baterias ligadas em um carregador. Mas na dúvida peça um eletricista bem experiente para por em prática. O que pode acontecer é uma ligação errada e queimar o alternador.
bom dia quero colocar uma bateria de 90 amperes no meu gol g 6 preciso trocar o alternador fernando
Olá rodrigo. depende do consumo que a bateria vai ter, como som profissional e outros. Quanto mais acessórios, mais a bateria perder carga e o alternador é forçado para carregar. Aumentar a amperagem da bateria significa apenas mais tempo de carga antes de descarregar, com o motor desligado. mas se for para usos normal, e houver espaço, não precisa mudar o alternador.
amigo, um alternador precisa de quantos rpm para gerar enegia para carregar um bateria
Olá Edvanio. No mínimo de 700 rpm. Os mais modernos liberam energia que a bateria pede com essa RPM que seria abaixo da marcha lenta da maiorias do carros. Mas os alternadores antigos (opala, Fusca, etc) precisam de uma rotação maior a medida que a bateria é mais usada.
Boa Tarde Fernando,
Tenho um Eclipse GST 1998 com 3 mostradores na coluna e um som, não de competição, mas um sub de 12 e um módulo de 500rms. Um alternador de 75A consegue suprir essa demanda, com os faróis, ar, som ligados ?
Olá Regis. Seria usar quase no limite, tendo em vista que outros acessórios também estarão sendo usados. O alternador vai trabalhar sempre muito quente. Eu sempre recomendo um equilíbrio no uso, sabendo que muitas vezes o consumo pode ultrapassar a energia produzida.
Opa Fernando!
O equilíbrio no uso seria a não utilização do som no ultimo volume? Se for isso não irei me preocupar, utilizo o som de forma comedida, nada muito alto, só prezo pela qualidade mesmo. Abraço !!!
Outra pergunta, mas não tem a ver com o alternador.
Sempre quando ligo o carro quando ele está frio ele demora pra pegar, preciso girar a chave umas duas vezes. Percebo um esforço considerável no começo do trabalho do motor. A rotação começa a subir devagar e para na rotação correta da marcha lenta, depois disso o carro funciona perfeitamente, não apresenta esse problema quando está quente, nem se eu desligar e liga-lo novamente quando frio. Teria relação com alguma parte elétrica? Se sim, qual poderia ser?
Abraço, parabéns pela página e não menos pela atenção com seus leitores !
Pode ser excesso de álcool na nossa gasolina. Isso tem acontecido muito hoje em dia. Tente experimentar uma gasolina especial, tipo premium e veja se melhora. Quanto ao som ele consome mais a bateria, e em seguida o alternador, com o carro parado e ele ligado. Creio que você não vá ter problemas com energia. Forte abraço.
Fernando,
Esqueci de citar, mas no meu tiida 2011/2012, tenho um som instalado com um modulo, mas nada em excesso acredito. Será que pode estar ligado a queda de rotação, quando aciono os vidros e etc ?( eu escrevi um comentario mas não sei se ele carregou no site – Mas relatei que o carro ao acionar o vidro ele oscila o giro e tambem as luzes internas e externas farois ficam fracos, e quando desaciono, volta tudo ao normal. O que poderia ser percebi isso a noite quando guardei o carro e é mais visivel verificar as luzes do carro).
Obrigado e desculpe enviar varios comentarios e perguntar, parabens pelo site.
Abs,
Vinicius
Olá Vinícius. O primeiro passo é medir o alternador com todos os acessórios ligados inclusive acionando o vidro. Se o alternador der uma medida boa (entre 13, 5 e 14,9 volts) então tem que mudar a origem dos positivos dos vidros (alarme) e do som, que deve ser direto do positivo da bateria. Farol baixar é sinal típico de falta de carga na bateria naquele momento. A fiação do alternador também tem que ser revisada.
Ola blz… Eu keria tira umas duvidas eu tenho duas baterias de 150 amperes no meu carro (Palio 98. 1.0) as duvidas eo seguinte tem problema de acaso estragar o alternador do carro pelo fato de usar essas baterias no som ? O alternador vai carregar essas baterias? E se eu colocar no carregador de baterias elas depois de usar e colocar no carro devolta ??
Olá jean. Temos que te em mente que o alternador não é um carregador de bateria e sim um repositor de carga dela. ou seja: um farol ligado o alternador repõe essa caraga e assim por diante. Se uma bateria descarrega muito o alternador não dá conta ( apenas engana a gente) e pode queimar sim. O correto é carga lenta de tempos em tempos.
.olá tufo bem .tenho uma.kombi ano 96.me roubaram minha bateria.e cortaram o cabo positivo com o alicate. Pois bem.comprei um uma bateria e um cabo positivo novo.instalei a bateria e ao.instalar o cabo no arranque e o polo na bateria.ok ocorre k no polo da bateria tem um fio vermelho.minha pergunta aonde vai este fio.
Tem que seguir ele. É provável que seja do alternador ou de um acessório do carro.
Fernando, boa tarde!
Novamente estou aqui para sanar uma dúvida, O meu carro como falado é um tiida 2011/2012, dos problemas da queda de rotação.
Neste caso percebi que quando aciono os vidros dianteiros e traseiros da uma queda de giro ao ponto de as luzes ficarem fracas, nada de morrer o carro ou desligar. Mas fico com receio de poder ser alguma coisa errada com o carro na parte eletrica. (Esses dias fui guardar o carro pela noite, e percebi que as luzes do farol ficam tambem fracas, e as luzes internas tambem juntamente com a queda do giro – quando paro de acionar volta ao normal). Não impacta na dirigibilidade do carro, mas fico com medo de não sanar o problema e a curto ou longo prazo ter problemas maiores.
Obrigado,
Vinicius
Boa noite. Tenho uma fiorino 97 e a bateria descarrega com menos de 1 ano de uso, enquanto que no outro carro, a bateria dura mais de um ano. Se eu trocar o alternador dele pelo alternador do Pálio Weekend com ar que possui mais potencia de carregar a bateria, será que resolve?
Olá Juçara. Agradeço sua participação. É provável que não vaio alterar muito, pois a diferença é pouca se comparar o carro por inteiro. O alternador da fiorino tem a obrigação de carregar a bateria. Tem que medir ele, mudar a forma de uso. Nesse último caso rodar muito também diminui a vida bateria. Como a de Táxi, por exemplo. A marca conta muito também.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/bateria-de-taxi-dura-tao-pouco/
Então tenho um clio 1.0 16v 2010 sem ar condicionado, comprei um kit de ar condicionado de outro clio mas não veio junto o alternador, teria q trocar o alternador para suportar esse novo esquema? vi na internet que a diferença entre eles em amper é pouca, com ar 75 amper e sem ar 70 amper. Abraços.
Olá Edmar. Teria que medir no carro. O que pode acontecer é que o de 75 pode liberar carga mais depressa que o outro. Ou seja: o regulador de voltagem pode ser diferente.
Boa noite! Fernando, acabei de adquirir um ford Fusion 13/14 e o mesmo esta com uma bateria de 50Ah. Gostaria de saber se essa bateria que o ex dono colocou nao pode vim a danificar a bobina de igniçao ou ate mesmo o alternador?
Olá Eric. Uma bateria em boas condições não danifica bobina e alternador. Hoje em dia a amperagem influência na capacidade de armazenar carga e no momento da partida. No seu caso o vida útil da bateria pode diminuir ou falhar na partida se ela for muito exigida. Mas dependendo da marca, uma de 50 equivale a de 60 de outras marcas.
Fernando boa tarde! Desde já muito obrigado pela orientaçao e parabéns pelo excelente trabalho, o qual você realiza através deste site.
Por nada eric. Forte abraço.
Primeiro gostaria de te dar os parabéns pelo site. Super instrutivo. Minha dúvida é: com o multímetro tiro a medida da bateria com a chave da moto desligada e apresenta 12.8. Ao virar a chave vai para 9.2, insuficiente para ligar a moto. O correto para medir a bateria (se está boa) é com a chave ligada ou desligada? Agradeço antecipadamente.
Olá Paulo. Eu diria que o teste que você fez já é uma prova que a bateria está no mínimo descarregada.A medida deveria ficar apenas um pouco abaixo da medida com a chave desligada, e não cair tanto assim. Para testar de fato, o equipamento é outro. Ele aplica um “shock” através de uma resistência grossa, mas que é quase um curto. Mas esse teste tem ser feito com bateria carregada ou depois de ser carregada lentamente. Esse é o procedimento para saber o estado dela. Depois você deve medir o magneto da moto (que é o carregador da moto) e aí sim se usa o multímetro em 20 volts corrente contínua e a medida deve ser entre 13,5 volts e 14,9 volts acelerando a moto.
Olá Fernando, parabéns pelo teu site, muito bom!!
Tenho um problema espero que possas me orientar. Tenho um Peugeot 207 sw ano 2009 automático.
Depois de ligar o carro uma meia hora, o painel começa oscilar (tipo piscar, como quando a luz vai acabar). Também o carro treme ao ritmo das oscilações. Meu mecânico arrumou o ventilador do carro (junto com o sistema de injeção, bobina e válvula termostática) e na minha ignorância acho que isso possa ter alguma coisa a ver pois o ventilador quando aceso faz muito barulho, tipo uma turbina. Também ele disse ter encontrado fios torrados nas conexões mas segundo ele consertou todos, um por um (com fita).
Neste momento estou usando uma bateria de 45 amperes, sei que é baixa para o tipo de carro e estou pensando em trocar por uma de 60 para ver se resolve alguma coisa. Mas acredito que o carro possa ter problemas elétricos pois meu mecânico falou que o alternador está funcionando bem pois está mandando carga para a bateria.
Estou preocupada pois logo chega o inverno com chuva. Tenho investido bastante para arrumar o carro e as oscilações no painel não param, o carro continua tremendo, o ventilador parece um ventilador industrial pelo barulho e ainda sinto cheiro de queimado mas a temperatura do painel mostra que o carro não passa de 100… Então, não sei o que fazer, preciso muito da tua orientação!!! Agradeço uma resposta, valeu.
Olá Lily. Grato por suas palavras e participação no Mãos ao Auto. A sugestão é: leve o carro em uma outra oficina e peça uma medida do alternador para defeito intermitente. A fiação que sai de dele deve ser verificada quanto ao estado das pontas (torradas) ou se se estão bambas nos terminais. Os negativos da bateria e do carro também tem que ser reapertados. Quanto ao barulho do ventilador, se for anormal (tem que comparar com um carro igual ao seu), somente a retirada dele e uma possível troca vai resolver. Não se repara ruídos tipo “turbina” apenas mexendo em fios.
Olá amigão
Fernando me ajuda aí…
Tenho o motor VW de 2200 cc com alternador do Chevette e bateria pequena de 45 amperes .
Aí com o motor ligado….se eu tirar o cabo positivo ou negativo da bateria o motor morre…. porque isto acontece
Pergunto pois vejo outros veículos como meu Megane que eu troquei a bateria dele mantendo ligado para não descodificar o alarme e outros acessórios elétricos.
Olá João. Grato por perguntar. Esse processo não é recomendável fazer em carros modernos. O prejuízo pode ser gigante. No momento que a bateria é desconectada, com o motor ligado, o alternador vaia 20 volts e alta amperagem. Isso pode queimar central e outros equipamentos eletrônicos. O mesmo pode acontecer com o outro motor, a não ser que não tenha componentes eletrônicos. Quanto ao fato dele morrer, pode ser alternador ruim, não carregando. Tem que medir ele na lenta. Lembrando que o alternado do Chevete precisa de acelerar um pouco para carregar. O sistema dele é mais antigo.
tenho uma loja de auto peças e vendo baterias… e passo a informação para meus clientes que nao adianta botar uma bateria de 70 amp em um veiculo, cujo alternador carrega 36amp pois terá sempre uma bateria que nao terá plena carga, ou seja, o alternador nao vai carregar completamente a bateria…. isso procede?? inclusive a fabrica de bateria , ao qual eu represento me afirmou essa informação!!
Olá Ivan. Grato por entrar no site. Se a bateria estiver carregada a função do alternador é repor o que o carro está gastando dela. Um alternador de 35A ou 45A foi projetado para um carro com sistema elétrico mais antigo, com poucos acessórios. Basta pensar nos caminhões antigos, que tinham alternador de 35 ou 45 e bateria de 150 ou 200 e não descarregavam suas baterias com facilidade.Sempre deve haver um equilíbrio. Tudo é proporcional ao projetado pela fábrica em sua época. Evidentemente que ser colocarmos um alternador de 35 em um carro moderno, vai faltar carga porque ele vai produzir menos do que o sistema elétrico do carro gasta. O risco é a bateria descarregar e forçar o alternador. Mas isso vale para qualquer bateria, qualquer carro, e de qualquer ano. Uma bateria descarregada tem que passar por um carregador e uma carga lenta, para trabalhar em acordo com o carro.O alternador é apenas um repositor de descarga de momento. Ligamos o farol e ele repõe este gasto e assim por diante.
Olá rapaz eu tenho uma dúvida.
Eu quero colocar na minha bicicleta um motor de 12V.
Se eu usar um alternador, ventoinha de carro ou qualquer outro motor de carro em que usa 12V, eu posso fazer a minha bicicleta andar com uma bateria de 5A, 10A ou 40A ?
Eu sei que tem kit pronto para colocar na bicicleta, mas não é nada pessoal. Apenas quero aprender e colocar a mão na massa.
O senhor pode me ajudar nisto ?
Olá Wilson. Com o alternador não tem jeito, pois ele não é um motor e sim um repositor de carga, uma carregador tocado pelo motor do carro. Não creio que exista um motor de 12v usado em automóveis com capacidade para tocar uma bicicleta. Teria que saber as especificações desse motor do kit para fazer uma comparação.
olá, tenho um gol 91. quando uso o farol por ao menos 70 km, o farol tende a ficar fraco, e no outro dia de manhã a bateria não possui carga o suficiente para a partida. o eletricista consertou o alternador, esse tipo de defeito continuou e ele me sugeriu adquirir uma bateria nova. fiz isso, comprei uma nova. tudo ficou ok. porém passado um ano o problema retornou. penso que o alternador tem de gerar mais do que o carro necessita para que a bateria não descarregue. se a bateria descarrega a noite penso que é por que não entra carga o suficiente na bateria. como tinha adquirido uma bateria nova e solucionado o problema, deve ser por que como a bateria sendo nova , ela suportaria mais tempo mesmo com alternador recarregando pouco. imagino que mesmo com a bateria nova, se eu viajasse a noite inteira, provavelmente eu teria problemas. o que pensa da questão colocada? grato
Olá Washington. É provável que o defeito de falta de carga continue. Ainda pode ser defeito no alternador. Mas pode ser defeito na fiação do alternador. tem que checar o positivo que sai dele até a bateria e alguma emenda no meio do caminho. Também experimente reforçar o aterramento do alternador ligando um cabo do negativo da bateria direto na carcaça do alternador. Na dúvida peça para um eletricista fazer.
Olá Fernando meu carro esta com o alternador dando só 7v Será que ele vai conseguir repor a energia que a bateria usa ??
Olá marcello. Para um bateria de 12 volts o alternador tem que jogar entre 13,5 a 14,9 volts na bateria. Além disso ou menos, não vai carregar.Confira essa medida novamente.
ola fernando, minha uno 95 elx quando a ventuinha arma ou ligo o ar condicionado o carro fica tremendo ate morrer, quando desliga o ar e a ventuinha a lenta dele fica normal.
a bateria dele é de 60amp e está com um ano fui ao eletricista e td normal , alternador carregando normal mais quando arma aventuinha fica sem forca e morre
me falaram que o alternador nao esta aguentando o consumo e me sugerirao a colocar um alternador de 90amp
sera que posso colocar esse alternador pra compenssar o consumo de energia
Olá Alan. O primeiro passo é tentar aumentar a lenta do seu motor, se o problema acontece somente na lenta. Um alternador mais forte com certeza vai ajudar. Mas se tudo for original no seu carro (ar, etc) então o alternador já é dimensionado para todo o sistema elétrico.
Olá Fernando, boa tarde. Por favor me tire essa dúvida, meu Fusca é um ano 86, motor 1600, com ignição eletrônica. Daí, de uns anos pra cá, eu só uso bateria de 60A, e meu alternador é um Bosch 35A, ainda é o mesmo que veio nele quando o comprei em 2007 (já se vão 10 anos com o Fuscão). A pergunta é uma que já devem ter feito a você acho que várias vezes neh rsrsrs… “Se aumentei da bateria de 45A e passei a usar somente as de 60A, eu devo mudar do alternador de 35A para um de maior amperagem? Também sou do ramo de elétrica, mas não de automóveis em especial. Estou estudando frequentemente por causa do meu Fusquinha que é meu brinquedo grande. Meu divertimento é cada vez mais estar aprendendo e fazendo reparos e correções nele. rsrsrs… Desde já agradeço e aguardo sua resposta. Obrigado pela atenção.
Olá Allysson. O único problema no seu caso é se a bateria descarregar totalmente. Seria o mesmo problema que donos de carros com som profissional têm. A bateria descarrega mais do que a capacidade do máxima do alternador. Como o consumo de energia do seu Fusca vai sempre ser o mesmo, tanto com a de 45 como a de 60, então basta usar ou ligar o carro diariamente por 10 minutos no mínimo acelerando um pouco. Se ela descarregar muito ou totalmente, basta mandar aplicar uma carga lenta. Aliás esse é o procedimento para qualquer carro, moderno ou não. O alternador não é um carregador de baterias e sim um repositor de carga usada no momento. Se uma bateia descarregar muito a solução é uma carga lenta e mais atenção com o motivo de fez descarregar. Uma comparação que gosto muito de fazer pode te ajudar: os caminhões mais antigos usavam um alternador tipo o seu: 35A. Mas as baterias deles eram, e ainda são, de 150 a 200A. Os procedimentos sâo os mesmo que citei acima. Abraços. Se precisar de mais informações fique a vontade.
Boa tarde, eu tenho um civic 2000 LX 1.6 106 cv e eu estou tendo um problema com o alternador dele, quando eu ligo o ar condicionado ele fica 10,8V, tem vez que ele fica até 9V com os farois ligados em luz alta.. O motor começa a ficar lento quando isso acontece, ele começa a engasgar, perde potencia, arrancada, o carro fica sacudindo ou engasgando quando vc tira o pé do acelerador com ele engatado pra usar o freio motor e é realmente desconfortável dirigir ele com ar ligado.. Isso tudo acontece quando eu ligo o ar condicionado.. Quando ele está sem ar ligado a voltagem fica 13,8V ou mais.. Poderia me dizer o que poderia ser o problema no alternador? Eu realmente estou com medo de comprar o alternador novo que é mais de 1000 reais quando as vezes pode ser mais simples e mais barato de se resolver..
Boa tarde,
Tenho um Honda Civic 2000 LX 1.6 106 cv e desde quando eu comprei ele há quase um ano atrás, eu sempre tive problema com ele sempre quando ligava o ar condicionado, o carro ficava sem arrancada, engasgando, lento e sem potencia pra um carro 1.6. Passei todo esse tempo procurando descobrir o problema e cheguei no alternador, o eletricista pegou o multímetro e colocou na saída do alternador e percebemos que sem o ar ligado, ele ficava acima de 13,8V e quando eu ligava o ar ele ficava abaixo de 10V chegando até aos incríveis 9V com luz alta ligadas.. Sobre a falta de potencia, eu imagino que a parte elétrica do motor como sistema de injeção e velas necessita da energia gerada pelo alternador, quando eu ligo o ar ele gera menos energia e acaba prejudicando o motor.. Enfim, a minha pergunta é: Qual poderia ser o problema do alternador? Um alternador bosch do civic é mais de 1000 reais, às vezes é alguma coisa simples e talvez nem necessite de eu comprar um outro alternador e por isso eu gostaria de saber as possíveis causas disso para que eu investigue bem se vou precisar ou não comprar um alternador novo.. O Alternador não apresenta ruídos e nada parecido, só tem esse problema que eu disse acima.. Aguardo ansiosamente as respostas…
Amigo Fernando, tudo bem? Estou com um problema no meu Siena 97/98, extremamente chato…. Em 1° lugar, a luz da bateria não acende no painel. Em 2° lugar, se eu ando com algo elétrico ligado (rádio ou mesmo as luzes de posição) e em baixa rotação, ao desligar o carro, o mesmo só liga na base do “tranco”. Hoje aconteceu mais uma coisa estranha: vim para o trabalho sem pressa, andando em baixa rotação para economizar combustível e porque eu estava adiantado. Luzes de posição ligadas (como eu sempre faço, há uns 10 anos) e ouvindo rádio. Parei em um semáforo e fui abrir um pouco mais o vidro. Ele começou a descer bem lento e o rádio apagou! Quando eu parava de apertar o botão do vidro, o rádio ligava. Acelerei o carro por alguns segundos, passando de 2.000 RPM e o vidro voltou a ficar “esperto” e não deu mais “interferência” no rádio. Meu problema é no alternador, regulador de voltagem ou bateria? Pretendo vender o carro no final do ano, mas não quero ficar à pé até lá! Obrigado mais uma vez pela ajuda!
Olá guilherme. Grato por sua participação. O primeiro passo é testar a luz de bateria no painel. Pode estar acontecendo o seguinte: a luz não acende por defeito nela ou no painel. Nesse caso tem que acelerar muito o carro para o alternador começar a carregar. É assim porque uma das funções da luz de bateria é disparar a carga do alternador ainda na lenta.
Fernando, sempre ágil nas respostas! O que voce fala tem bastante lógica, já que meu painel tem problemas no marcador de combustível e de temperatura. Talvez seja problema nele mesmo. Obrigado!!
Por nada!:)
Olá amigo. Tenho um xsara picasso 2.0 16v 2002 que tem rodado muito pouco ultimamente . Dias desses fui dar a partida e a bateria estava descarregada (moura 60 amp). Carreguei a bateria em casa naquele carregador da lâmpada que já saiu de cena teria e levei a um vendedor de baterias que mediu a amperagem e detectou que estava carregada, porém a mesma estava avariada de acordo com a medição de outro aparelho que constatou a baixa amperagem da mesma. Após, andei no carro que estava normal até morrer completamente no trânsito. Ocorre que o cabo da bateria estava solto, firmando o cabo o carro voltou a funcionar normalmente até pegar um trânsito intenso, anda e para, e a luz da bateria acender e o carro morrer e pegar em seguida. Daí pra frente a marcha lenta ficou irregular e o carro perdeu potência, não passando de 120, mais, andando devagar em segunda, terceira e quarta ou quinta o carro quase morre. Voltei a verificar o cabo da bateria e estava firme.
Pergunta: a responsável por toda essa alteração é culpa da bateria?
Olá Waldemir. Normalmente, com o motor ligado, o alternador compensa uma bateria fraca. Então eu recomendo medir a carga do alternador. Durante 10 minutos e com o motor ligado e todos os acessórios possíveis, a medida no multimetro (ligado na bateria) deve ficar entre 13,5 e 14,9 volts. Quase sempre um defeito é bem a baixo de 12 ou bem acima de 15 volts.
Ola boa noite, tenho um trio eletrico com 3 baterias de 150A, meu auternador e de 90A, sera que ele sera suficiente para carregar minhas baterias em uso??
Olá Willian. Na verdade temos que pensar se ele é capaz de manter as baterias carregadas e não de carregá-las totalmente descarregadas ou muito descarregadas. Isso é função de um carregador de bateria de bancada. Obviamente 3 baterias de 150 ah vão exigir uma carga constante e equivalente. O que vai acontecer é o alternador esquentar muito e não carregar bem as baterias. No fim ele queima. A sugestão é equilíbrio no uso, manter uma bateria para a partida do carro, aplicar carga lenta nas outras com certa constância. Mas as 3 bem carregadas, sem esforço elétrico grande, podem ser mantidas carregadas pelo alternador.
Boa Noite Fernando Ivanenko,
Tenho uma Pajero Sport HPE DIesel Aut 2007, meu alternador em baixa rotação está gerando 12,8v e em alta 13,5V, o painel chega a ascender aos poucos quando vou acelerando. Bem a pergunta é: Essa faixa é normal? Fui a uma oficina e um dos mecânicos disse que sim, outro que não. Espero que possa ajudar.
Olá Jorge. Se você ligar o farol e a medida ficar em 13,5 até 14,9, então está dentro de uma normalidade. Mas se na lenta, com o faro ligado, ele baixar de 12, então a bateria vai descarregar em determinado momento. Nesse tem verificar o fio positivo e negativo do alternador.
TENHO UMA FORD K 2002, SE EU COLOCAR UMA BATERIA DE 50AMP, ELE IRÁ FUNCIONAR NORMALMENTE, OU SEJA, IRÁ MATER A CARGA DA BATERIA SEMPRE ALTA COMO ERA COM A BATERIA DE 40AMP? AGRADEÇO DESDE JÁ A RESPOSTA!
Olá Roberto. Quanto ao aumento de 40 para 50 não tem problema, visto que o Ka sai com 48 também. A questão é o tamanho, principalmente a altura. A de 50 é mais alta e pode pegar na tampa do motor e aí pode acontecer um curto.
Olá amigo, por gentileza me tira uma dúvida quanto o fato de o alternador carregar ou não a bateria, como dizem que ele não é carregador da bateria se já vi varias vezes carros que tiveram a bateria arriada por esquecimento de luz acesa, e ao serem ligados no tranco e utilizados normalmente nota-se que a bateria volta a ficar boa com carga, isto não prova que o alternador carregou a bateria? Agradeço a atenção, parabéns pela ajuda a todos.
Olá Glenio. Depende da situação. Muitas baterias tem um poder maior de recarga, são as chamadas baterias inteligentes. Mas essa bateria citada não vai estar plenamente carregada e na primeira necessidade de maior esforço dela é provável que vai descarregar. O fato é que a densidade interna fica abaixo do recomendado, ou a de uma bateria totalmente carregada. Se o fato for repetido, essa fraqueza da bateria vai ficando mais evidente. E tem o fato do alternador estar sendo forçado internamente. Não recomendo muita confiança em situações assim.
Olá, parabens pela matéria e pelos feedbacks. Recentemente, venho tendo problemas de travamento na porta traseira direita (acionamento intermitente, as vezes trava as vezes não trava apertando o botão do alarme). A luz de freio esquerda também apresenta intermitência. Além disso, o vidro do motorista sobe muito devagar (parece que tem atrito com as vedações) e como o carro tem o sistema de bloqueio de fechamento do vidro (caso alguem coloque a mão) algumas vezes o vidro desce sozinho. Levei o carro em um mecânico e o técnico disse que deve ser por causa da bateria (meu carro ja tem 2 anos e meio de uso). Você acha que a bateria pode estar causando estes problemas? Consultei o manual do carro e consta que tem uma bateria de 40A enquanto o alternador é de 100A. Caso seja necessária a troca da bateria, saberia me informar qual seria melhor? E qual seria o impacto de colocar uma bateria com uma amperagem maior? Obrigado!
Olá Jean. A mudança da bateria vai influir principalmente na instalação, pois o tamanho de uma 60 é maior. Eletricamente não atrapalha e você passa a ter uma reserva maior de energia. Quantos aos defeitos relacionados com a bateria, teste tudo com o motor ligado e repare se melhora ou some algum defeito. Com o motor ligado a bateria é superada pelo alternador. A luz de freio é defeito nela ou no soquete dela, não tendo nada haver com a bateria. Umidade dentro da porta pode atrapalhar a trava em questão. No caso do vidro, bateria fraca causaria lentidão em todos eles. e não apenas em um. Pode ser máquina de vidro suja, motor de vidro cansado, ou mesmo sueira nas canaletas.
Olá, parabéns pela matéria. Recentemente, meu carro tem apresentado problemas de travamento da porta traseira esquerda (acionamento intermitente, as vezes trava e as vezes não trava). A luz de freio esquerda também apresenta intermitência. Além disso o vidro do motorista sobe bem devagar (parece que tem muito atrito com as vedações). Levei o carro em um mecanico e ele disse que provavelmente é a bateria que não está muito boa (meu carro já tem 2 anos e meio s uso e utilizo regularmente o som e ar condicionado. Você acha que a bateria pode estar causando esses problemas? Consultei o manual e consta que a bateria é de 40A enquanto o alternador é de 80A. Caso seja necessário realizar a troca da bateria, qual a influência de colocar uma bateria com uma amperagem maior? Qual seria a mais adequado para este caso.? Obrigado!
Olá, parabens pela matéria e pelos feedbacks. Recentemente, venho tendo problemas de travamento na porta traseira direita (acionamento intermitente, as vezes trava as vezes não trava apertando o botão do alarme). A luz de freio esquerda também apresenta intermitência. Além disso, o vidro do motorista sobe muito devagar (parece que tem atrito com as vedações) e como o carro tem o sistema de bloqueio de fechamento do vidro (caso alguem coloque a mão) algumas vezes o vidro desce sozinho. Levei o carro em um mecânico e o técnico disse que deve ser por causa da bateria (meu carro ja tem 2 anos e meio de uso). Você acha que a bateria pode estar causando estes problemas? Consultei o manual do carro e consta que tem uma bateria de 40A enquanto o alternador é de 100A. Caso seja necessária a troca da bateria, saberia me informar qual seria melhor? E qual seria o impacto de colocar uma bateria com uma amperagem maior? Obrigado!
Olá amigo;
Por favor me tire uma dúvida (posso não estar usando os termos técnicos corretos):
-Podemos dizer que o alternador produz sempre a mesma quantidade de energia? (tensão e corrente constantes)
-Ou o alternador sente que de repente o farol foi ligado, o consumo aumentou, aí ele se ajusta e passa a produzir mais corrente?
Olá Rômulo. Sim, o alternador repõe o que a bateria pede. Seria como a bóia de uma caixa de água. É a bateria que perde carga e o alternador repõe. Existem novos alternadores que literalmente trabalham em stanby, como o Honda Civic a partir de 2014. É chamado de sistema COM. Tem um post no site sobre ele.
Prezado Fernando, você realmente é um especialista no assunto, parabéns.
O alternador do meu Suzuki Swift 1993 1.0 3 cilindros queimou. Levei numa oficina especializada em Belo Horizonte mas não conseguiram consertar o regulador de voltagem…
Como tenho ar condicionado, vidros elétricos, só ando com faróis acessos e som normal no carro, estou querendo adaptar um alternador novo de 90 amperes no veículo.
O mais importante neste caso seria o tamanho físico e os pontos que prendem a peça no carro ou tenho que tomar algum cuidado especial na escolha deste novo alternador? Você recomenda alguma marca de qualidade? O original sei que era da marca denso.
Desde já agradeço pelas informações.
Exatamente o que eu procurava sobre baterias automotivas. Obrigada!
Minha bateria de 5 anos de uso, no teste do revendedor de baterias, deu que estava fraca. Eu troquei. Se eu solicitasse um carga de 9 horas poderia ter solucionado, pelo menos por enquanto ?
Ola Mauro. Depende do teste. É por ele que sabemos o estado da bateria. Se cair muito e for antiga, tem que trocar.
Com quanto tempo deve ser trocado o alternador? Ele desgasta naturalmente com o uso do carro?
Olá Raquel. Sim, o alternador gira junto com o motor e precisa de manutenção periódica. Se for um carro de muito uso, como Uber ou Táxi, pelo menos uma vez por ano se troca os rolamentos e o regulador de voltagem. Em caso de uso normal, uma revisão nos mesmos moldes deve ser feita de dois em dois anos. Isso para preservar a peça. A falta de manutenção pode levar a troca do alternador inteiro.
Com quanto tempo o alternador deve ser trocado? Ele se desgasta naturalmente com o carro?
Olá amigo estou com uma dúvida poderia. Me ajudar.
Tenho um som básico que sua potência estimada em 550 rms no máximo 1 sub de 350 rms 1 corneta 100rms e é um tweeter 80 rms e um módulo de 1000 rms pra tocar tudo,cabos de 21 mm pra alimentação tudo perfeito.
A dúvida seria meu new fit a bateria maior que cabe no cofre é 40 A que esta instalada no local da moura .
Gostaria de saber se devo colocar uma bateria no porta malas para suprir sua necessidade do som tipo uma de 60 amperes ?
Ouvi dizer que a cada 1000 rms faz uma divisão por 20. Que daria a bateria ideal para o som , vc acha que devo colocar uma bateria de 60.a no porta malas ligalas em paralelo meu alternador me informaram.que era pra 90 A .
Oq vc me recomenda a fazer lembrando uso o som apenas andando sem ficar com ele parado e som ligado …algo social.
Olá Gil. Uma bateria extra vai ajudar no som dando algum tempo a mais de carga. Mas o alternador vai sempre ser forçado. Uma sugestão é ligar a de 60 em paralelo com uma chave geral, usar o som com equilíbrio, sabendo quando desligar e sempre aplicar uma carga lenta na de 60 de tempos em tempos.
bom dia Fernando, meu gol G2 quando testo a bateria com voltímetro o carro funcionando da uma tensão de 11.75 volts, troque o regulador de voltagem e continua com 11,75 volts o que mais poderia ser me ajude.
Bom dia,eu uso 3 baterias de diferentes amperagem cada 135a,175a e 75a no motor todas ligadas em paralelo,ponhei um alternador de 120 a no carro,,por ser amperagem diferente como fica o carregamento das baterias?Obs,,uso essas baterias para sistema de som e tenho uma fonte para usar com veículo parado
Olá Fernando. A diferença básica é que a bateria de menor amperagem vai carregar mais rápido, isso imaginando que todas elas estejam bem descarregadas. Nesse caso pode forçar o alternador e a bateria menor esquenta mais, pois o regulador do alternador também está em paralelo. Por estar ligadas em paralelo a voltagem é mantida e amperagem somada, o que dá 385 A.Somente quando todas estiverem com uma boa carga é que o alternador vai diminuindo a carga aplicada. O macete é não deixar descarregar muito. Use de equilíbrio no som/motor ligado e aplique de tempos em tempos uma carga lenta em todas elas. A fonte ajuda se for adequada para carregar.
Bom dia tenho um astra 2009 e fui medir a voltagem com o carro ligado. Deu 13.3v e quando ligo o ar cai pra 12.8 desconfio q isso seja o meu problema com a falta de potencia no carro. Estou certo?
Olá Carlos. Pode ser. Tente ou peça a um eletricista para reforçar o positivo do alternador. Ele costuma torrar e causar essa queda.
Bom dia,
Estou com uma duvida , será que pode me ajudar?… uma s- 10 cabine dupla 2014, esta com uma bateria de 105 ah (original)
sera que posso utilizar em uma emergência uma bateria de 60 ah , ha algum risco de sobrecarregar a bateria ou (explodir)por ele ser um alternador mais potente do que a capacidade da bateria
desde já agradeço a atenção…
Olá Everton. Não vai explodir. Mas tem que ser de fato uma emergência, pois o problema é que ela é mais fraca na partida e vai sobrecarregar no sistema. Vai durar pouco. O alternador carrega o que a bateria pede, não importando o tamanho.
Fernando, boa noite.
Antes de mais nada, parabéns pelo site, e pela sua paciência e altruísmo em responder as dúvidas da galera
Uma curiosidade – um alternador que não esteja alimentando o sistema a contento pode interferir no funcionamento (desempenho) de um motor ciclo diesel?
Obrigado
Olá Luis Gustavo. Se for um motor mais antigo teria pouca influência, pois o motor quase não tem componentes elétricos. Mas o sistema elétrico do veículo, se for o caso, vai sofrer. Já em situações mais modernas existe a eletrônica embarcada que influencia diretamente no funcionamento do motor. Nesse caso a geração adequada de eletricidade é essencial. Mas se for um simples motor, então a energia necessária seria para a partida e aquecimento de velas. Então nesse caso sim, o motor teria dificuldades para pegar.Depois de pegar o alternador influencia pouco.
Bom dia sr. Fernando,
Poderia me ajudar por favor? Meu palio 1.6 16v adveture 2001 completo não carrega em marcha lenta, porém com um minimo de aceleração carrega muito bem e não passa dos 14.4 v, com os consumidores ligados inclusive. Já foram revisados os cabos, trocado regulador, placa retificadora e não resolveu! Através de seus conhecimentos poderia me orientar? muito obrigado!
Obs. não falha, marcha lenta estável, porém um forte cheiro no escape é constantemente perceptível em marcha lenta.
Olá Sandro. Mande verificar o aperto da Correia e o positivo do alternador. Mas se o carro fica bem e não descarrega a bateria, então está tudo ok.
Muito obrigado sr. Fernando! Deus te abençoe por ajudar-nos.
Fernando, boa noite! Tenho uma zafira 2.0 automática e minha bateria foi trocada a três meses e meu alternador está carregando 13,8v (sem acessórios ligados) e cai para 13,40/50 quando ligo o A/C, faróis e rádio. O que eu notei é que depois de algum tempo na estrada/cidade, com tudo ligado, percebi que quando aciono a buzina, ela está fraquinha (como se o carro estivesse com pouca energia). O que pode ser?
Olá Marcelo. Você descreve um alternador em boas condições. Mas o que chama atenção é o fato de algo acontecer depois de algum tempo. Pode ser um defeito intermitente no alternador. Verifique primeiro o cabo positivo dele. Se ele estiver torrado ou suspeito na aparência, então pode falhar depois de rodar com o carro. É o que chamamos de reforço de positivo do alternador. Faça o teste do alternador com o carro parado por mais tempo e observe se a voltagem começa a cair.
Boa noite,
Peço ajuda vossa, tenho um carro pequeno e o alternador vem escrito 12V e 90A e traz a bateria 12V e 75A que ta me dando dores de cabeça e pretendo comprar uma nova. Sera devo comprar a de 12v e 90A conforme escrito no alternador?
Olá Paulo. A medida do alternador não precisa ser igual da bateria ou vice e versa. Tem que ser a do manual do carro e de marca boa. O alternador tem que ser medido antes da troca da bateria.
Eu tenho um kadett coloquei um alternador do Tempra 90 Ampére no regulador de voltagem dele marca até 14v
Aí liguei tudo ele marcava a princípio 13.86 após uma semana ele estar carregando 13.55 será que o alternador zuou ou foi o regulador de voltagem ?
Olá Romário. É uma medida que varia. A que você relata é normal se houver acessórios ligados.
Bom dia, Alternador de um 1113 caçamba antigo é normal na lenta e acelerando um pouco medir 12,2v? Ou mesmo o caminhão sendo antigo ele tem que medir próximo de 14v?
Ola Paulo. Se acelerando ele sobe até mais de 13,5 e mantém com faróis ligados, sim, já vi acontecer. Uma dica é reforçar a fiação dele, o positivo que vai pra bateria, e o aterramento.
Gostaria de saber tenho um polo 2005 e ele começou a esquenta fio do alternador mas foi testado e o eletricista falou que tá normal poderia ser aquela central que vai por cima da placa mas retirei o fio do alternador o coloquei diretor na bateria e continua esquentando oque pode ser
Olá Eudes. Pode ser bateria fraca. Aplique uma carga lenta e teste. Mas esse cabo trabalha de morno para quente ( não muito)
TEnho umas duvidas, ja procurei em varios sites e até agora não consegui uma resposta segura.
O meu carro tem um alternador de 90A e usa uma bateria de 48a, que segundo vem de fabrica.
Isso afeta algo (bateria ou alternador)?
Posso colocar uma bateria de até quantos amperes com esse alternador de 90a?
Posso colocar uma segunda bateria de 48A?
Posso colocar 2 baterias de amperes diferentes?
Um fusivel de 90A entre uma bateria e outra pode evitar sobrecarga no sistema elétrico do carro?
Olá Michel. O alternador de 90 ficou comum nos carros de hoje. Também diminuíram o ah das baterias. O Ideal é não passar de 70ah se houver espaço para ela, incluindo uma boa fixação. Não aconselho colocar baterias de amperagem diferentes. Dependendo do seu carro ele já pode ter um fusível de proteção do alternador. Sobrecarga é um defeito no alternador. Isso pode acontecer por defeito no regulador de voltagem. Ou é por tempo de uso ou por bateria com defeito, como uma caixa de água furada. Imagine uma bomba enchendo uma caixa assim. Ela vai acabar queimando porque a caixa nunca vai encher e a bomba trabalha sempre. O mesmo exemplo podemos aplicar no alternador e na bateria.
Bom dia!
Tenho um Opala Diplomata e com a restauração vieram alguns problemas, no caso o meu ar condicionado foi totalmente reformado e com isso, tive q instalar dois eletros, fazendo que o consumo da bateria fosse muito alto (lembrando que eu tenho uma bateria de 65 amperes), meu alternador é original e carrega 45 amperes, pelo menos me disse o eletricista, o mesmo profissional me sugeriu colocar um alternador de 120 amperes acima, mas eu não consegui encontrar um equipamento que não fosse adaptação, então achei um alternador q carrega 100 amperes e é o mais próximo do original nos suportes e formato, mas ele só carrega com o ar ligado 13,7 acima de 1000r rpm, na lenta ele carrega 10.
Se eu colocar o alternador adaptado ele irá carregar 13/14 na lenta??
Qual a sugestão, posso ficar com esse de 100 amperes ou coloco o outro de 120 acima???
Olá Bruno. Em situação normal todo alternador tem que carregar acima de 12,7 na lenta e com acessórios ligados. Como o Opala tem uma lenta mais baixa experimente aumentar essa lenta até chegar nessa medida. Ao mesmo tempo tem que medir a amperagem que ele libera com o ar ligado. Vale fazer esses testes com o de 100.
Olá, Fernando…Gostaria de lhê indagar uma pergunta a qual eu ñ tenho muito conhecimento, mas que vc por ser eletricista mecanico poderá me informar melhor a respeito…Eu previciso saber se precisamente na Compra ou busca de um Alternador dependendo do modelo do veículo ele têm de ter uma AMPERAGEM e uma VONTAGEM exata para o modelo do carro e ano…? Eu estou com um HONDA CIVIC LX 2003 Manual e, gostaria por gentileza de saber se na compra de um novo ALTERNADOR qual é a voltagem e a amperagem precisa para efetuar uma busca ou compra do mesmo…? OU eu posso pesquisar somente o alternador com base no ano no modelo do veículo…?
Olá Kamila. A voltagem é entre 12 e 14 volts, o normal de todo carro. A amperagem tem que ser a mesma do alternador original. Para saber está descrito nele ou no manual do carro.
ola, tenho um Kadet 2.0 1998 a gasolina e GNV, tive muitos problemas com a queima do regulador de voltagem, e consequentemente descarregar a bateria, me falaram que esse problema de queimar o regulador de voltagem é devido meu carro ter GNV, duas perguntas. Essa informação procede. E outra como corrigir esse problema. Pois minha bateria é de 60A e tem apenas 7 meses e já esta descarregada novamente
Att
Waldir Lucio
Olá Waldir. Embora muitos neguem essa possibilidade eu prefiro dar opinião em cima da minha experiência com elétrica automotiva. O que eu reparei por anos é carro com GNV ter problemas com arranque e bateria com vida útil menor. É no caso da bateria que entra a suspeita do alternador. Essas baterias secam a solução mais rápido do que em carros sem gnv, principalmente com kits antigos. O que acontece é que o alternador trabalha forçado e queima o regulador. Uma solução é instalar o alternador Bosch, se o seu for Delco antigo. Também pode aumentar a potência do alternador dando folga para o regulador de voltagem. Mas te garanto que é polêmico.
Bom dia.. Amigo tenho um Honda Fit 2008 CVT.. levei o carro em três eletricistas, o primeiro mediu e eu vi que o carro gerava entre 12,5 e 13,5, e este eletricista disse que o alternador estava com problemas, os outros dois disseram que o alternador esta bom… sendo que venho enfrentando problemas quando o carro esta frio com alguns trancos no CVT e quando parado em lenta fica um funcionamento irregular… já troquei varias peças e nada melhora, e descoifei do alternador, pois a polia esta cantando e quando troquei os problemas sumiram, e depois de uns 30 dias voltaram, e ainda coloquei uma bateria Moura nova, e em menos de 6 meses deu problema, mas não acende nada no painel, nem a bateria antiga e nem a nova não arriaram… se puder me dar uma opinião serei grato! obgd
Olá Alex. Se as baterias não arriaram, é sinal que o alternador está carregando. Mas seria bom verificar as pontas do negativo e positivo dele. Pode ser que seu carro esteja com a lenta muito muito baixa. Se ele for flex não use álcool. Se o barulho da polia voltou mande verificar o aperto da correia do alternador.
Boa tarde amigo, tenho um motorhome e uma bateria de 150a pro carro + bateria estacionaria de 220a, pra casa, e um alternador de 120a pra carregar ambas, isso está bom de dimensionamento? tenho ar condicionado de janela de 700w, na casa. Perguntas : esse dimensionamento é suficiente pra andar com o carro com o ar ligado ou o que acontecerá ? Se tá ruim , qual a solução?
Olá Francesvo. Acho pouco a energia que vai produzir em relação ao consumo. Teria sério risco de descarregar as baterias. A solução que vejo para o seu caso seria energia solar ajudando nesta carga, principalmente na bateria estacionária. Isso significa que mesmo parado elas receberão carga.