A grande maioria dos carros de hoje possui um comando de seta com pisca-alerta e comando do limpador de para-brisas conjugados em uma só peca. Ou seja, estragou um, troca-se tudo, inclusive o comando dos faróis que também está por ali. E no caso das setas do Celta também é assim.
Setas do Celta. Como trocar o comando?
Mas como em outros modelos, isso não vai dificultar o serviço de troca, além de se renovar todo o conjunto de comandos do carro, como chave de faróis, comando de limpadores de para-brisa e até o pisca-alerta.
Para trocá-la o serviço é praticamento o mesmo do Palio ou Uno mais novo. Alinhe o volante deixando as rodas retas, retire a capa da buzina, e desenrosque a porca que prende o volante em seu lugar.
Além de uma chave de fenda, você vai precisar de uma chave estrela, ou Philips , e o cachimbo certo para soltar a porca do volante. (a medida do cachimbo varia de modelo para modelo de carro.)
Solto o volante, dê duas leves pancadas nas laterais dele para que ele se desgarre do local. Retire as capas que dão acabamento atrás do volante, e procure por duas “teclas”que seguram o comando no lugar. (veja na imagem do comando no início do post e também na foto abaixo) Uma está a direita e a outra a esquerda. Basta um movimento certo nas duas teclas e o comando sairá facilmente.
Desligue as tomadas que ficam atrás do comando e repita o processo inverso para instalar o comando novo, capas e volante. Nesse (volante) dê um aperto razoável na porca. Com um pouco de atenção e paciência você conseguirá fazer a troca do comando de setas do Celta. Para uma segurança maior trabalhe com a chave do carro desligada, ou, se possível, com a bateria desligada pelo negativo. Dúvidas? Comente que o ajudaremos a resolver.
Como trocar a lâmpada de farol do Celta?
Agora vou explicar como troco a lãmapad de farol do Celta. No caso é para o Celta que usa a lâmpada H4 no farol. Alguns modelos de automóveis são equipados com faróis que somente em uma oficina se consegue trocar pelo menos uma das suas lâmpadas. Mas no caso do Celta até o motorista mais inexperiente consegue trocar a lâmpada do farol desde que siga alguns passos básicos.
Então, faça isto: com o farol desligado, e depois de ter certeza de qual lâmpada está queimada, abra o compartimento do motor do seu Celta. Neste caso, os dois lados (faróis) são bem acessíveis, sem necessidade de retirar algo no caminho. Procure por uma capa de borracha que protege a lâmpada da água e poeira. Com um simples movimento se consegue soltar a capa. No Celta, com lâmpada H4, existe apenas uma tomada com três fios presa na traseira da lâmpada, exatamente como está na foto abaixo.
Evidentemente que nesta foto estamos vendo o farol por trás. Mas no carro é apenas uma questão de imaginar o óbvio, como está a borracha, a lâmpada, etc. Retirada a tomada e depois a capa de borracha, a lâmpada vai ficar bem evidente e é idêntica a da foto ao lado.
Uma presilha de aço prende a lâmpada H4 de uma maneira bem lógica: um lado da presilha é fixa no farol e a outra está apenas segura por uma saliência. É o velho e bom sistema de alavanca, guardada as devidas proporções.
Depois de soltar a lâmpada (preste atenção em qual posição ela saiu), coloque a nova e faça o procedimento escrito acima ao contrário, mais ou menos como se fosse uma “engenharia inversa”. Trocar lâmpadas de farol é um serviço relativamente fácil. Alguns manuais até explicam com desenhos bem detalhados.
Mas algumas atitude de seguranças são necessárias: não trabalhe com a chave do carro ou a chave de farol ligada. Também espere a lâmpada esfriar, caso tenha experimentado uma das fases dela.
Luz de ré do Celta
Agora vamos explicar como rsolvemos defeitos na luz de ré do Celta na nossa oficina em Belo Horizonte. Embora pareça ser um bicho de sete cabeças, quase todas as cebolinhas de ré estão instaladas em posições óbvias para um reparador.
Isso no caso de veículos com motor transversal, como o Celta da GM. No caso de motores longitudinais, como o Gol, a caixa de marcha fica mais oculta, deixando a posição da cebolinha de ré mais inacessível, muitas vezes precisando do uso de um macaco hidráulico.
Todas elas tem dois fios e uma tomada. É desligando a tomada e unindo os dois fios que conseguimos saber se a cebola de ré está com defeito. Feito este teste, ligue a chave do seu Celta – sem ligar o motor e sem engatar a ré – e observe se a luz branca e forte acendeu na traseira. Podem ser uma ou duas, dependendo do modelo. Se acender, a cebola de ré esta queimada e deve ser trocada. Se não acender, confira o fusível da luz de ré.
Como trocar a cebola ou sensor de ré do Celta
Você vai precisar de uma chave de boca/estria, que normalmente é a de 22 milímetros. Tenha a peça nova em mãos e jamais dirija o carro com o sensor de ré fora do seu lugar. Isto vai causar vazamento de óleo da caixa de marchas.
Solte a tomada de cor azul (foto abaixo) para poder desenroscar a cebola do seu local. Note uma barra de ferro de cor mais clara. Ela é a alavanca de embreagem e muitas vezes precisamos da ajuda de alguém para pisar no pedal da embreagem, afastando a alavanca de sua posição, enquanto trocamos o sensor de ré.
Feito isso, enrosque a peça nova dando uma aperto final que deve ser de “Batman” e não de “Hulk”, para evitar de danificar a cebola nova. Religue a tomada e engate a ré para confirmar a solução do problema.
Trabalhe sempre em segurança. Na dúvida procure uma oficina especializada.
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Boa noite a luz de freio do meu celta parou de funcionar mais a lanterna não e não sei se existe um fusível para luz de freio ou oque pode ter acontecido obrigado
Olá Rodrigo. Pode ser um dos três defeitos: Interruptor de luz de freio queimado,fusível de luz de freio queimado, ou as duas lâmpadas queimadas.
Veja neste link como resolver o problema: https://www.maosaoauto.com.br/?p=412
Olá! Estou um mal contato na alavanca do limpador de para-brisa do meu prisma 2009. O temporizador as vezes não funciona, aí eu dou um breve esbarrão na alavanca do limpador e ele vai para no meio do percurso, então de esbarrões em esbarrões eu oriento ele onde eu o quero. As vezes também afeta o limpador na primeira velocidade contínua. Com certeza deve ser um mal contato. Preciso abri-lo e verificar os contatos É o mesmo esquema para desmontagem? No aguardo. Grato.
Olá, boa tarde,
Tenho um celta 05/06, e o comando da buzina dele começou a falhar até parar, tem com desmontar a chave pra reparar os contatos ou só trocando a chave completa? desde já grato.
Olá Jouber. O contato que apertamos está sim no seu alcance de consertar. Retire a “almofada” e veja se algum contato dela está com defeito.( se ela for no volante) Mas se for depois do volante,ou junto da seta, um eletricista vai ter retirar o comando. Na maioria das vezes se troca ele. Existe a possibilidade de ser defeito na buzina que também para como você narrou.Neste caso é necessário retirá-la e fazer um teste de bancada e na tomada dela que vem do carro.
Boa tarde amigo, tenho um celta 2003, troquei a chave de seta da maneira que está descrito no artigo, porém agora as setas e o pisca alerta não estão dando nenhum sinal de vida, levei em um eletricista e ele apenas me informou que eu devo ter esquecido de tirar o relé do comando antigo, e instalado o novo sem ele, será que é isso porque o meu comando eh exatamente iguau o da primeira foto, e olhando para ele eu não consigo ver nenhum relé ali
Olá Brian. Sim, é possível se o relé trabalhar no comando ele não vem na peça nova. Mande um foto do comando antigo para meu email [email protected] Eu te ajudo a solucionar o problema.. Se o relé for na caixa de fusível ele costuma ser preto e com a numeração em romano de VI ou número seis. Ele também é o único que possui três pinos com os números 31,49 e 49a
Fernando. Ótimo trabalho vem fazendo. Me ajude com uma coisa. Sabe me dizer se a pinagem do chicote da chave de seta do Celta G1 (../06) é a mesma do Celta G2(06/..)? Ouvi alguns dizendo que é o auto-eletricista disse que necessita alteração na pinagem, outros dizendo que tirou um e colocou o outro sem alterações. Gostaria de trocar o volante pelo mais moderno, com a buzina no centro do volante e a para ficar sem gambiarras a troca do comando de seta seria a solução perfeita. Obrigado!
Olá Leandro. Somente comparando uma chave com a outra. Isto é assim porque alguns modelos saíram com chaves de pinagem igual e outros não e tudo dependendo de como a montadora fez. O mesmo acontece com a linha Fiat, mesmo ano, muda-se uma letra do modelo, mas pode mudar ou não alguns acessórios. A solução é conseguir uma em comodato com um cheque de garantia, e combinar a devolução ou não da peça.Aqui em BH é uma situação comum que as próprias oficinas fazem. Abraços.
olá, tenho um celta 2009, o comando do farol baixo não esta funcionado bem, fica farrapando, e quando pega se acionar as setas ele apaga, não está pegando bem o contato. Pretendo desmontar para verificar se é mau contato. Qual a sua sugestão?? E como devo fazer ?
Olá wagner. Obrigado por participar. Eu sempre troco o comando devido a dificuldade que podemos encontrar e desagradar o cliente no resultado final. As peças dentro do comando são frágeis e quebram com facilidade por serem acionadas por alavancas. A força aplicada a cada seta é mediana. Veja o custo benefício. Muitas vezes trocar a peça que é interiça é a melhor opção. Por aqui eu consigo consertar muito comando da linha Fiat, mas apenas o alerta. O resto é quase impossível.
Olá. Meu farol parou de funcionar mas nao é fusível nem a lâmpada. Porem quando uso o comando de cortar luz ele acende. Sera que aquela rodinha se acionar o farou quebrou? E se isso ocorrer terei q trocar o conjunto? Detalhe girando ela acende o painel e a luz de lanterna. So nao acende o farol alto e baixo
Olá, gostaria de saber como tiro o miolo do chave do celta 2005, a chave eh codificada e quebrou dentro do miolo, jah tirei o volante, porém, a chave de seta com o miolo n querem sair. parece q o miolo eh preso a ela, como que eu faço,..? obg
Olá rafael. A chave de seta tem duas presilhas que a seguram na coluna do volante. observe bem debaixo dela que vc as encontrará.
Cara, na parte de trás da chave de seta, tem uma lingueta que trava o comutador. Nesse video mostra certinho onde fica, só empurrar ela pra direita que destrava todo o conjunto: https://youtu.be/iXhPlU5icu0?t=55s
Bom dia Fernando!!
Tenho um celta 2008 e tem hora que não acende o farol nem o painel ,mais as setas funcionam,
hoje pela manhã não acendeu nem funcionou o carro e acendeu a luz de injeção, depois mexi na chave de seta e acendeu e funcionou e desligou a luz da injeção, o que pode ser ?
Olá Alex. Me parece ser defeito ou mau contato na chave que comanda as setas. Um eletricista vai ter que retirá-la e fazer alguns testes. Pode ser até uma tomada se soltando atrás dela.
Olá Fernando, meu celta e 2005 e a buzina dele e na chave de seta, é possível mudar para o volante essa buzina, se eu comprar o volante com a função… Tem volante para o celta com a opção de buzina..
Foi muito mal projetado essa buzina ao lado… Maldito engenheiro.. Kkkk
Olá Jaqueline. É provável que também tenha que trocar o comando, o que pode implicar em tomadas diferentes. Acho muito difícil esta opção. E de fato os engenheiros são terríveis na hora de projetar um carro.
Jaqueline, consultei um auto-elétrico, e ele me disse que existem duas formas:
1) trocar a chave de seta pelo modelo 2006 em diante, MAS vai ser necessária adaptação dos plugs. No modelo até 2006 são 2 plugs, de 2006 em diante são 5 se não me engano.
2) Colocar um contato de buzina como esse aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741324542-contato-da-buzina-gm-celta-codigo-93384816-_JM) e fazer uma ligação dos fios correspondentes ao botão atual em um relé, sendo acionado belos contatos do volante. Mais barato, mais simples. Mas estou com dificuldades em encontrar este contato. O auto-elétrico até tem, mas disse que custa por volta de R$ 100,00… se eu não encontrar, vou comprar com ele mesmo, fazer o que. Os fios em questão são esses aqui (https://drive.google.com/file/d/0B8xHrC-lYtFHLVFJN2RMMFFmX1U/view). Aqui tem um tutorial de uma outra forma que um cara fez. Foi meio gambiarra, mas funcionou. Tutorial: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=124386
Olá, sou deficiente físico e gostaria de perguntar pra vc se vc pode colocar o comando de setas no botão do meu volante? Obrigado.
Boa noite tenho um celta 2003 …ele começou a não funcionar o farol baixo e a lanterna ….porem se eu ficasse mexendo varias vezes na chave de seta ligava o farol…..o alto é o unico que funciona normal …agora não funniona o farol baixo e alto de jeito nenhum o que pode ser…..chave de seta ou no modelo celta 2003/2003 existe algum rele…
Olá Sergio. Embora a distância atrapalhe eu creio que seja problema na chave de farol, visto que mexer nela fazia o defeito sumir por algum tempo. Peça um teste dela. Não é um serviço demorado ou caro. Obrigado por perguntar.
Gostaria de saber se a chave de seta do celta 2013 do certo em um celta 2008 ambos tem limpador traseiro?
Olá magno. Para ter certeza somente comparando as duas e a fiação do comando. A buzina, por exemplo é um fato a ser verificado, pois alguns modelos ela é no comando e em outros é no volante.
Ola bia tarde… como faço para retirar o volante do celta 2003 na qual a buzina é lateral.. ja retirei a porca e a arruela do q nao larga…
Agradeço
Olá mayra. Tente dar umas pancadinhas com as mãos nas laterais do volante. Se não sair, somente com um saca volante tipo GM que vc vai conseguir.
Boa noite a chave de seta do celta 2010 encaixe no celta 2005 g1?
Olá Marcio. Provavelmente não.O modelo muda em vários aspectos,inclusive a pinagem. Mas para se ter certeza tem que haver a comparação.
Vc sabe me dizer se eu trocar a chave de seta do celta 2001 que a buzina e na chave pela do 2005 q a buzina e no volante da certo? A chave atual está muito ruim e queria aproveitar para fazer esta alteração.
Olá Hamilton. Creio que vai ter que fazer uma adaptação inclusive trocar o volante. A fiação da buzina vai ter que ser desviada e o volante tem que sr do mesmo ano da chave. É possivel de fazer assim.
Bom dia
Tenho um celta 2002 e queria saber o que pode ser , quando do seta pra direita acende também a luz do triângulo do alerta mas só no painel
As Luzes de de seta estão acedendo normal só no painel mesmo que acende a luz do alerta
Olá Roberto. Mexa na tecla do alerta e repare se para de piscar o triangulo. Também pode ser uma instalação de alarme com problema ou defeito na fiação do comando de seta.
Olá tudo bem
Meu nome é Roberto
Tenho um celta 2002,
Quando ligo a seta a luz do triângulo do painel acende
Aperto a tecla do alerta a luz do triângulo apaga
Será que é problema da tecla de alerta ou é da instalação do alarme
Muito obrigado