A grande maioria dos carros de hoje possui um comando de seta  com pisca-alerta e comando do limpador de para-brisas conjugados em uma só peca. Ou seja, estragou um, troca-se tudo, inclusive o comando dos faróis que também está por ali. E no caso das setas do Celta também é assim.

Setas do Celta. Como trocar o comando?

Repare que o coamndo é uma peca só.

Repare que o comando é uma peca só.

Mas como em outros modelos, isso não vai dificultar o serviço de troca, além de se renovar todo o conjunto de comandos do carro, como chave de faróis, comando de limpadores de para-brisa e até o pisca-alerta.

Para trocá-la o serviço é praticamento o mesmo do Palio ou Uno mais novo. Alinhe o volante deixando as rodas retas, retire a capa da buzina, e desenrosque a porca que prende o volante em seu lugar.

Retire a capa da buzina com uma chave de fenda fina.

Retire a capa da buzina com uma chave de fenda fina.

Além de uma chave de fenda, você vai precisar de uma chave estrela, ou Philips , e o cachimbo certo para soltar a porca do volante. (a medida do cachimbo varia de modelo para modelo de carro.)

Solto o volante, dê duas leves pancadas nas laterais dele para que ele se desgarre do local. Retire as capas que dão acabamento atrás do volante, e procure por duas “teclas”que seguram o comando no lugar. (veja na imagem do comando no início do post e também na foto abaixo) Uma está a direita e a outra a esquerda. Basta um movimento certo nas duas teclas e o comando sairá facilmente.

Repare a tecla mais a esquerda. Ela prende o comando a barra de direcao.

Repare a tecla mais a esquerda, em baixo. Ela prende o comando a barra de direção. Existe mais uma do lado direito.

 

Desligue as tomadas que ficam atrás do comando e repita o processo inverso para instalar o comando novo, capas e volante. Nesse (volante) dê um aperto razoável na porca. Com um pouco de atenção e paciência você conseguirá fazer a troca do comando de setas do Celta. Para uma segurança maior trabalhe com a chave do carro desligada, ou, se possível, com a bateria desligada pelo negativo. Dúvidas? Comente que o ajudaremos a resolver.

Como trocar a lâmpada de farol do Celta?

Agora vou explicar como troco a lãmapad de farol do Celta. No caso é para o Celta que usa a lâmpada H4  no farol. Alguns modelos de automóveis são equipados com faróis que somente em uma oficina se consegue trocar pelo menos uma das suas lâmpadas. Mas no caso do Celta  até o motorista mais inexperiente consegue trocar a lâmpada do farol desde que siga alguns passos básicos.

Então, faça isto: com o farol desligado, e depois de ter certeza de qual lâmpada está queimada, abra o compartimento do motor do seu Celta. Neste caso, os dois lados (faróis) são bem acessíveis, sem necessidade de retirar algo no caminho. Procure por uma capa de borracha que protege a lâmpada da água e poeira.  Com um simples movimento se consegue soltar a capa. No Celta, com lâmpada H4, existe apenas uma tomada com três fios presa na traseira da lâmpada, exatamente como está na foto abaixo.

Como trocar a lâmpada de farol do Celta

Como trocar a lâmpada de farol do Celta

Evidentemente que nesta foto estamos vendo o farol por trás. Mas no carro é apenas uma questão de imaginar o óbvio, como está a borracha, a lâmpada, etc. Retirada a tomada e depois a capa de borracha, a lâmpada vai ficar bem evidente e é idêntica a da foto ao lado.

Como trocar a lâmpada de farol do Celta

Uma presilha de aço prende a lâmpada H4 de uma maneira bem lógica: um lado da presilha é fixa no farol e a outra está apenas segura por uma saliência. É o velho e bom sistema de alavanca, guardada as devidas proporções.

Depois de soltar a lâmpada (preste atenção em qual posição ela saiu), coloque a nova e faça o procedimento escrito acima ao contrário, mais ou menos como se fosse uma “engenharia inversa”. Trocar lâmpadas de farol é um serviço relativamente fácil. Alguns manuais até explicam com desenhos bem detalhados.

Mas algumas atitude de seguranças são necessárias: não trabalhe com a chave do carro ou a chave de farol ligada. Também espere a lâmpada esfriar, caso tenha experimentado uma das fases dela.

Luz de ré do Celta

Agora vamos explicar como rsolvemos defeitos na luz de ré do Celta na nossa oficina em Belo Horizonte. Embora pareça ser um bicho de sete cabeças, quase todas as cebolinhas de ré estão instaladas em posições óbvias para um reparador.

Isso no caso de veículos com motor transversal, como o Celta da GM. No caso de motores longitudinais, como o Gol, a caixa de marcha fica mais oculta, deixando a posição da cebolinha de ré mais inacessível, muitas vezes precisando do uso de um macaco hidráulico.

Todas elas tem dois fios e uma tomada. É desligando a tomada e unindo os dois fios que conseguimos saber  se a cebola de ré está com defeito. Feito este teste, ligue a chave do seu Celta – sem ligar o motor e sem engatar a ré – e observe se a luz branca e forte acendeu na traseira. Podem ser uma ou duas, dependendo do modelo. Se acender, a cebola de ré esta queimada e deve ser trocada.  Se não acender, confira o fusível da luz de ré. 

Como trocar a cebola ou sensor de ré do Celta

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Você vai precisar de uma chave de boca/estria, que normalmente é a de 22 milímetros. Tenha a peça nova em mãos e jamais dirija o carro com o sensor de ré fora do seu lugar. Isto vai causar vazamento de óleo da caixa de marchas.

Solte a tomada de cor azul (foto abaixo) para poder desenroscar a cebola do seu local. Note uma barra de ferro de cor mais clara. Ela é a alavanca de embreagem e muitas vezes precisamos da ajuda de alguém para pisar no pedal da embreagem, afastando a alavanca de sua posição,  enquanto trocamos o sensor de ré.

Feito isso, enrosque a peça nova dando uma aperto final que deve ser de “Batman” e não de “Hulk”, para evitar de danificar a cebola nova. Religue a tomada e engate a ré para confirmar a solução do problema.

Trabalhe sempre em segurança. Na dúvida procure uma oficina especializada.

cebola de ré do Celta 2005

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