Como corrigir defeitos na luz de ré do seu carro? Ela não acende? Ou acende só de um lado? Como saber qual o fusível da luz de ré e como trocá-lo? Este texto irá responder a esses – e outros – questionamentos.
Antes, precisamos saber como funciona o sistema elétrico da luz de ré e quais são seus componentes. Só assim você vai conseguir consertar possíveis defeitos. Vamos lá?
- Veja também: É perigoso andar com a luz da injeção acesa?
- Os defeitos mais comuns em vidros elétricos – parou de funcionar? O que fazer?
- Os defeitos mais comuns nas buzinas e como consertá-los
- A seta do seu carro parou de funcionar? Saiba o que fazer
- Como colocar água no radiador do carro, passo a passo
- Qual é a lâmpada da luz de ré do carro?
As peças da luz de ré: lâmpada, cebolinha, fusível…
As peças do sistema de luz de ré são antigas e quase nada mudou desde o Fusca.
- Lâmpada de um pólo de 21 Watts
- Fusível
- Fiação
- Interruptor de luz de ré ou cebolinha de luz de ré
Como funciona a luz de ré do seu carro?
A luz de ré só funciona com a chave do caro ligada e você não precisa acionar o motor. O funcionamento da luz de ré é idêntico em todos os tipos de carros. Ao engatar a ré, o interruptor é acionado através de um pino dentro da caixa de marchas do carro.
Assim que engatamos a ré, se fecha o circuito com corrente que vem da caixa de fusíveis, acendendo a luz de ré na traseira do veículo. O negativo desta luz está na lanterna e serve todas as lâmpadas dali.
É o mesmo sistema para ligar a câmera de ré ou sensor de estacionamento. No caso de veículos com caixa automática, o que muda é somente o local do interruptor de ré.
Se já entendemos como esse sistema funciona, quais são os possíveis defeitos da luz de ré?
Os defeitos na luz de ré mais comuns
Você engatou a ré, mas a luz não acendeu. O que pode estar acontecendo? Há três defeitos mais comuns:
- Lâmpada de ré queimada – Isso é mais raro de acontecer, devido ao menor uso da ré do carro, mas é uma possibilidade. Verifique se a lâmpada está funcionando.
- Fusível de proteção da luz de ré – O sistema de iluminação de um veículo é protegido por fusíveis. Se o fusível correspondente à luz de ré queimar, a luz para de funcionar.
- Interruptor de luz de ré com defeito – Fica conectado na caixa de marcha e é o defeito mais comum que impede a luz de ré de funcionar
Como consertar o defeito da luz de ré, passo a passo
Verifique se o fusível de ré está com defeito
Primeiro, devemos verificar o funcionamento do fusível de proteção da luz de ré, para saber se ele está queimado ou simplesmente com mau contato. Para isso, localize o painel de fusíveis e descubra, no manual do carro, qual é o fusível da luz de ré.
Desligue o carro e retire o fusível. A maioria dos fusíveis tem uma janela transparente na parte superior. Se você puder ver um filamento contínuo que se estende por todo o fusível, geralmente o fusível está bom. Se o filamento estiver quebrado ou parecer derretido, o fusível está queimado. Para fazer esse teste, basta observá-lo contra uma luz qualquer.
Se o fusível estiver queimado, substitua-o por um novo do mesmo tipo e capacidade. Certifique-se de usar um fusível com a amperagem correta para evitar danos elétricos.
Verifique se a lâmpada de ré está queimada
Se o fusível não estiver com problema, é hora de verificar a luz de ré. Desconecte o conector, remova a lâmpada e verifique visualmente se o filamento está quebrado. Se estiver, a lâmpada precisa ser substituída.
Se não for possível determinar visualmente, use um multímetro para determinar se a lâmpada de ré está queimada.
Verificar se o interruptor da luz de ré está com defeito
É um teste bem simples, bastando ligar um fio da tomada no outro e verificar se a luz de ré acende. A chave deve estar ligada e não precisa engatar a ré para fazer este teste. Mas como este interruptor fica em um local de acesso mais difícil, o correto é levar até um profissional.
Por que a luz de ré só acende de um lado?
Nem sempre acender somente um lado da luz de ré é um defeito. A lei de trânsito especifica a luz de ré como “farol de ré “, no singular. Por isso, alguns carros vêm de fábrica com apenas uma lâmpada de ré.
Pra saber se o carro saiu de fabrica só com uma luz de ré, basta olhar a lanterna que não acendeu a luz. Se ela for de cor vermelha, não tem segunda luz de ré. Se ela for branca ou translúcida, igual a que acende, então e muito provável que o carro tenha duas luzes de ré – e uma está queimada.
Atenção: é errado rodar com uma luz de ré queimada se baseando na lei que diz bastar uma. Caso seu carro tenha duas, as duas precisam estar funcionando.
A luz de ré não apaga
Isso é mais comum do que se pensa: a luz de ré não apagar mesmo com a ré desengatada. Ela só apaga com o carro desligado, porque a corrente dela é pós chave.
Nesse caso, provavelmente o defeito também é no interruptor de luz de ré, que fica na caixa de marcha. Para ter certeza, temos que desligar o plug deste interruptor: se a luz de ré apagar, basta trocar esta peça.
Lembrando que um interruptor de luz de ré não é uma peça cara e custa de 30 a 70 reais, mais a mão de obra. Outra possibilidade de dar este defeito envolve o chicote estar colado antes do interruptor, mas isto é bem raro de acontecer.
A maioria dos interruptores de luz de ré são semelhante a imagem acima.
Qual é a função da iluminação de ré?
Mas para que existe a luz de ré? Ela se acende quando engatamos a ré no câmbio, e serve para iluminar a sua manobra e também advertir outros motoristas que você está dando ré.
Apesar disso, alguns modelos antigos sequer vinham de fábrica com este acessório, que não era original. Eles eram instalados no carro sem nenhum critério, como colocar um farol de milha na traseira, por exemplo. O objetivo era iluminar muito para fazer a manobra de ré em locais ermos e escuros.
Com o passar dos anos, a luz de ré tornou-se item de segurança e obrigatório por lei. Os veículos muito antigos, anteriores a esta lei, não são obrigados a instalar luz de ré.
Luz de ré – quantas são?
Pode ser uma, mas há de ser duas. Assim dita a lei ou a resolução CONTRAN Nº 667 DE 18/05/2017. Essa resolução estipula um prazo para novos modelos saírem de fábrica com duas lanternas de ré. Mas se você ficou preocupado porque encontrou somente uma luz de ré acesa no seu carro, não se impressione com isso. Muitos motoristas têm essa dúvida. Ou seja: é corriqueiro um carro com apenas uma lanterna de ré.
A lei de trânsito – que vai ser modificada pela tal resolução – diz que o carro deve ter “um farol de ré”, algo que as fábricas demoraram a perceber. Afinal, imaginem a economia de toda uma frota onde se retirou uma luz de ré! Aí se inclui: uma lâmpada a menos, uso menor de fiação no chicote, terminais, etc. Por isso vemos carros rodando com uma ou duas lanternas de luz de ré.
Posso retirar uma?
Sim, mas tem que trocar a lanterna também. Não pode haver “traços” da luz de ré, como o plástico incolor ou branco de algumas delas. Nesse caso ela teria que acender com a outra que sobrou, porque pode ser interpretado como uma lâmpada queimada. Simplesmente retirar a lâmpada, ou cortar o fio dela, pode trazer inconvenientes.
Terei que mudar meu carro com a nova resolução?
Teoricamente, não. A lei no Brasil não retroage. É a mesma situação de quando a luz de ré passou a ser obrigatória. Ou seja: os carros de então não possuíam luz de ré e também não foram obrigados a instalar. Mas poderiam, se desejassem esse acessório que é de fato muito útil. Nesse caso a luz também tinha que acender como os carros saídos de fábrica ou estariam sujeitos a multa.
Como saber se o meu carro tem mesmo somente uma luz de ré?
Podemos consultar o manual. Mas basta comparar a lanterna que acende com a que parece queimada. Como dito acima as cores são diferentes (veja a imagem acima). Mas mesmo assim pode haver uma lâmpada no local. É assim porque algumas fábricas instalaram um luz de neblina traseira. Apenas uma também, mas que não é , ainda, obrigatória.
Multa em caso de luz de ré queimada
Sim, existe multa para luz de ré que não acende, que faz parte do sistema de iluminação do carro. O valor previsto na lei é de 130 reais.
Normalmente, é uma multa mais comum de ser aplicada em blitz de trânsito, quando o guarda pede para ligar todas a luzes do carro para verificar o bom funcionamento delas, mas também pode ser aplicada no caso em que damos ré com o carro, a luz não acende, e alguma autoridade está por perto e aplica a multa sem o motorista saber.
Para evitar multas, mantenha em dia a manutenção elétrica do seu carro. Use e exija lâmpadas de qualidade, pois elas têm mais horas de vida útil, além de preservar o sistema elétrico do veículo.
No caso de dúvidas, sempre leve em um profissional eletricista de confiança.
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Aonde fica a cebolinha da ré do fiat idea?
Olá Marcos. Ele fica na caixa de marcha, em frente do radiador bem em baixo. Ou em cima perto do trambulador. Mas este ultimo caso é mais raro. Procure no primeiro lugar com uma lanterna. Vc vai ver claramente uma tomada encaixada nele. Para retirar tem que ser por baixo com uma chave 22 mmm. Mas troque-o somente com a nova em mãos. jamais dirija o carro sem este interruptor. Abracos.
andei com o carro sem o interruptor e o oleo da caixa vazou todo,só agora que vi vc falando pra nao andar sem ele rssss
Sério? Os sensores de óleo em geral devem ser substituídos na hora, com o carro parado.
Boa Noite Fernando, tudo bem? deixa eu te perguntar: Tenho um Palio 1.4 2017 Attractive ele queimou o fusível na posição 49 e 51, tenho sensor de ré nele, porem as lâmpadas de ré não estão funcionando, carro com 19 mil kms, desabilitei o cebolão e fiz curto nele pra ver se funcionava, não deu certo. desativei o sensor de ré tbm, porem nada funciona, o fusível lá é de 7.5A coloquei um de 5A e parou não queimou mais, testei todos os fusíveis, mas a ré não ascende mais. o que devo fazer? deixei sem o fusível da posição 51, aparentemente o ar não esta acionando mais tbm.
Olá Fabrício se o carro tem sensor de estacionamento ele também tem que ser verificado, pois ele é acionado ao engatar a ré. Confira o que tem ligado no 51.
Me tira uma dúvida..
Meu interruptor de ré da hilux 2008
pifou
Então eu pra testar se era realmente o interruptor que estragou coloquei um arame nessas duas pontas aí do chicote pra fazer ligação direta .
ai a ré funcionou.
então eu vi que foi o interruptor de ré que estragou
só que ao colocar o arame vi que o arame ficou quente isso e normal ou está em curto?
Coloquei o multímetro nas duas entradas do chicote está saindo 12volts
Sabe me informar se isso e normal sai
12 volts do chicote???
Alguns eletricistas estão falando que isso e normal
Maus estou tentando buscar o máximo de informação possível pois tenho medo de danificar outro interruptor de ré..
Mais se estivesse em curto queimava algum fusível e ?ou estou errado?
Olá Kleber. O certo seria usar um fio porque um arame conduz mais caloria. O fio pode ficar morno, jamais ficar insuportável. Se houver um curto direto o fusível queimaria. Pelo o que você narra parece ser defeito no interruptor de luz de ré.
Mano pode me ajudar me dizer onde fica o interruptor de re do Honda City automático 2010
tenho um FIAT strada e quando desligo a chave do carro e a macha ré fica engatada a luz de ré fica ligada so apaga quando desengato a ré
Olá clevio. O correto seria a luz de ré funcionar somente com a chave ligada pois temos um interruptor de luz ré que pode agarrar e assim a luz não apaga comprometendo a carga da bateria. Pode ser que tenham trocado essa corrente para uma direta, sem chave. Talvez um acessório antigo. Mas se o carro é seu há mais tempo e isso começou a acontecer sem um motivo bem evidente, então pode ser fio colado no chicote. Um eletricista consegue descobrir isso facilmente com uma lâmpada de testes.
A luz de re do meu carro um gol g4 não acende mas quando aperto a cebolinha de ré manualmente ela acende o que pode ser
Olá Jackson. Obrigado por participar do blog. É importante saber se a cebolinha em questão é nova, porque ela pode funcionar manualmente e não funcionar na caixa.Se ela for nova, então vc deve consultar um mecânico explicando a situação.
Bom dia gostaria de saber se o inverso, quando a luz de ré fica acesa constatemente se pode ser a cebolinha de ré ou outro componente o meu carro é um polo 05/06 e onde fica localizado a cebolinha de ré?
Ola Roberto. Ela fica na caixa de marcha, a esquerda do motor olhando de frente. Tem que levantar o carro um pouco do lado do passageiro. Sim, a cebola pode estragar ao contrário. Mas pode ser que os fios dela tenham colado um no outro. Ali passa muita caloria e vale a pena verificar. Localize a cebola e siga os fios observando se estão colados. Uma maneira mais fácil de descobrir isso seria desligar a tomada da cebola, ligar a chave do carro e verificar se a luz continua acesa ( com ou sem a ré engatada).
Boa tarde, meu fiat stilo ao dar a re e acelerar ela pisca, os dois lados, com re engatada carro parado nao pisca, eh led, porem qando coloquei nao acontecia, coloco foco amarelo normal nao acende!
OLá Cleber. Faça o seguinte: troque os leds por lampadas comuns e desligue a tomada da cebola de ré. Com a chave do carro ligada, ligue um fio da tomada no outro (uma ponte na tomada da cebola) e verifique se a luz acendeu. Não precisa engatar a ré. Se acender, então é defeito na cebola. O led é muito sensível e pode piscar com uma cebola com defeito.A cebola fica fixa na caixa , a sua direita de frente para o carro, na parte de baixo. Abraços e obrigado por participar.
Obg, era cebola mesmo, oxidada
Gostaria de saber aonde que fica a batatinha na spacefox 2008
Obrigado
O interruptor de luz de ré sempre fica acoplado na caixa de marcha. O melhor jeito de localizar é por baixo, de frente ao carro e a direita. Dois fios e uma tomada se encaixam nela. Obrigado por participar.
Meu carro só acende um lado quando dou re , troquei lâmpada, fusível, teste da cebolinha nada o que pode ser ??
Olá Michael. Observe se a lenta da que não acende é idêntica a que acende. Alguns modelos acendem somente um lado, principalmente os mais novos. Mas tem como fazer uma ponte entre as duas.
Olá Fernando, bom dia, eu tenho uno firme 07/08 e quando engato a ré as luzes não se acendem o que pode ser isso? gostaria de saber onde fica a cebolinha do meu carro?
Olá Henrique. Muito provavelmente vai ser defeito ou mau contato na cebolinha de ré. Ela fica na caixa de marcha. Para localizá-la fique de frente para o motor. Ela está presa a sua direita e embaixo (no meio da caixa de marcha). É possível vê-la por cima, presa na caixa com dois fios saindo dela por uma tomada de encaixe. Para testá-la, ligue a chave do carro (não precisa engatar a marcha ré para testar) e solte a tomada da cebolinha de ré. Faça uma ponte ligando um fio no outro na tomada, Se a lâmpada de ré acender, então temos um defeito na cebola, bastando troca-la. Abraços.
Boa tarde Fernando, to com um problema no meu Palio 97 (G1) 4 portas, esses dias atraz eu mandei trocar as lampadas, pois a luz de ré a luz de freio e a séta trazeira nao tava pegando, ae trocou tudo, so que foi ante ontem comecou a falha a luz de re pegava so de vez enquando, ae foi hoje parou, nao funciona mais a luz de ré, e isso acontece direto, sabe o que esta acontecendo ?
Ola Carlos. Você deve fazer o teste da cebolinha de ré descrito no post. Muito provavelmente ela estará com defeito ou mau contato na tomada dela.A cebolinha de ré do Palio fica presa na caixa de marcha. Olhando o carro de frente, ela está a direita e embaixo, quase de frente para o radiador. Abraços e obrigado por participar.
Olá Fernando Eu tenho um Gol G4 eu queria saber porque o meu farol de ré não funciona já testei os faróis não estão queimado agora quero saber talvez possa ser o fuzil mais se for o interruptor de ré a onde fica alojado esse treco mesmo?
Olá Thyago. Você terá que fazer o teste de interruptor de luz de ré descrito no post. Ele fica preso na caixa. Fique de frente para o carro e ele estará a esquerda, atrás do motor, bem embaixo de onde fica o assento do passageiro dianteiro (externamente). Ali tem uma tomada com dois fios.Você deve desligá-la e fazer uma ponte nos fios dela (da tomada, ligar um no outro).Mas faça isso como o motor completamente frio. Em seguida ligue a chave do carro e veja se a luz de rá acendeu. Não precisa engatar a ré para fazer este teste. Se acender, mande trocar o interruptor de ré. Abraços e obrigado por participar do site.
A onde fica o interruptor de ré do gol G4 Fernando?
Bom dia, gostaria de saber onde fica a cebolinha do Citroen C4 PALLAS?
GRATO.
Olá Rosinei. Fica na caixa, se ela for mecânica. Com um pouco de paciência vc vai localizar os fios dela. Normalmente são dois e ela pode ser preta ou de cor marrom. Abraços e obrigado por participar
ola fernado meu cross fox 2008 não acende a luz de re e o farol direito tambem não acende não ha energia nos cabos aonde esta o b.o.obrigado!
Olá cleber. No caso da luz de ré pode ser a cebolinha de luz de ré com defeito. O post ensina como fazer o teste. Já no caso da lâmpada de farol tem que verificar o fusível, pois existe um fusível para fase do farol e por lados.
Ola onde fica o interruptor de re do honda civic automático 2008 ??? Obrigado
Gostaria de
saber se a lanterna de rêdoUP ! Funciona nas duas lanternas traseiras ou em uma só
Olá Alexandre. Se existir apenas uma lanterna de ré (branca), então é apenas uma de fábrica. Normalmente os carros mais modernos estão saindo com apenas uma lanterna de ré.
Ola Fernando;
tenho um omega 1993 e aluz do re parou de funcionar ,verifiquei fusíveis e esta ok,gostaria de saber onde fica o interruptor do re do omega para substituição?
Ola Jefeson. Se for caixa comum (não for automática) ela sempre fica na caixa de marcha em local acessível. No Omega, fique de frente para o motor, a caixa está a direita e a cebola esta em embaixo, quase na frente do radiador. Normalmente dois fios entram nela por uma tomada. Vc tem que achar esta tomada e ligar um fio no outro com a chave do carro ligada (não precisa engatar a ré). Se acender a luz, então acebola esta queimada.
Eu tenho um omega 93 automático e a ré só acende se precionar a alavanca para frente. O que pode ser o problema?
Olá Vivian. Leve até um eletricista para que ele verifique a parte elétrica que fica no cambio. Pode ser apenas uma regulagem.
Olá Fernando gostaria de saber aonde fica a cebola da ré do golf 04
Olá Mailson Se o carro não for automático, todas as cebolas de ré ficam fixas na caixa de marcha, Como seu motor é transversal, a caixa também fica atravessada em relação a frente do carro. Se vc se posicionar na frente dele, a caixa estará a sua direita e a cebola presa no meio dela, a frente do radiador. Normalmente dois fios ficam ligados nela por uma tomada.
No meu golf fica em cima do trambulador de marcha, mesma motorização do Audi e New beetle. Já troquei a cebolinha e não acende de jeito nenhum!
Olá Jefferson. Tem que medir a corrente nos fios dela. Pode ser fusível queimado ou fio cortado.
Boa noite, agradeco a resposta anterior mas olhei os fios e eles nao estao colados. Desconectei o plug do sensor e a luz se apagou e quando usei um pedaco de fio e uni os dois terminais a luz acendeu sem eu engatar e re. Isso ja e um diagnóstico de cebolinha de re ruim ou tem outro problema?
Olá Roberto. Se ela fica acesa ligada na cebola, sem ré engatada, e você tira a tomada e ele desliga, então pode ser sensor de ré (cebola) com defeito. Ela fica agarrada na posição de acender a luz. Um teste final seria vc retirar a cebola e ligar a tomada nela (fora do carro mesmo) e mexer no pino dela acompanhando se a lua pisca ou até permanece acesa. Este teste é bom poque, uma outra possibilidade muito remota é um problema na engrenagem que aciona a cebola de ré. Mas isto é bem raro mesmo.
Olá Fernando. tive que trocar o câmbio de um Tipo, e comprei um câmbio do tempra que serviu perfeitamente. Porém a luz de ré não acende., já fiz todos os testes, comprei um sensor novo, mas sem necessidade, pois o meu está funcionando. Então o problema só pode ser interno no câmbio, alguma engrenagem ou alavanca que aciona o sensor quando é engatado a ré: Qual a dica ou opinião que você possa dar para eu resolver o problema sem quer abrir o câmbio?
Primeiro observe se o sensor tem uma arruela e experimente sem ela.
Boa tarde. Para trocar o plug do interruptor é facil? O meu eu quebrei a trava que conecta e depois que encaixa fica horrivel para tirar. Poderia me dar uma dica?
Olá Roberto. Estas tomadas são encontradas em lojas de peças já com os fios e neste caso vc terá que cortar a tomada velha e fazer uma ponte. Mas também a encontramos desmontada, o que significa que não haverá ponte. Os terminais vem separados e devem ser instalados nas pontas dos fios e depois encaixadas na tomada. A principio o primeiro processo parece ser mais fácil. Mas o segundo é apenas uma questão de estudar a peça e a instalação será mais completa. O preço é bem em conta. Obrigado por participar.
Boa tarde.
Tenho um MEGANE 06/07, quando engato a marcha ré, a luz demora cerca de 15 segundos para acender, é uma grande demora.
O que pode ser?Caso seja a cebolinha, onde fica no meu carro?
Obrigado e parabéns pelo blog.
Olá Marcio. Se ele não for automático ela fica na caixa de marcha, a direita do motor, olhando de frente para o carro. O acesso terá que ser por baixo com o motor completamente frio. Pode ser pino da cebola sujo e agarrando, ou fiação da tomada da cebolinha com mau contato, ou simplesmente defeito na peça. Abraços e obrigado pela participação
Ele é manual mesmo. Caso seja defeito na peça, qual o custo médio, voce sabe?
Obrigado.
Por volta de 200 a 300 reais peça original e se for de 3 pinos, o que é mais comum.O preço justifica uma avaliação pessoal de um especialista. No seu carro ela fica mais em cima e no final da caixa, mais para perto da roda lado motorista. Ela tem acabamento verde.
Bom dia,
Fui testar o fusível mas não consegui identificar qual o da ré. Pode me dizer como é o símbolo do fusível de ré. Na caixa de fusíveis do carro tem uma tabela, mas não consegui identificar nessa tabela qual o símbolo que indica o fusível da lâmpada de ré.
Obrigado.
Olá Alessander. O meio mais fácil é consultar o manual, pois ali os componentes por fusível são mais detalhados. Você pode também fazer o teste da cebolinha descrito no post. Se a luz acender o fusível estará bom e a cebolinha ruim. Abraços.
ola Fernando to com problema de luz de ré do crossfox ,não é fusivel,nem lampada ,fiz teste no interruptor de ré fechando os fios ,tambem não acendeu ,ok devo fazer ,existe outro interruptor na caixa ?,obrigado aguardo resposta ,muito obrigado .
Olá Joel. Não existe outro interruptor. Sugiro que refaça todos os testes. O fusível deve ser retirado e olhado contra uma luz, mas tenha certeza que ele protege a ré consultando no manual. Ao fazer o teste da cebolinha tome cuidado para que o fio energizado não encoste em alguma parte da lata, o que pode nos enganar queimando o fusível que acabamos de testar. Os fios também deve estar bem encaixados na tomada quando a fechemos. Por fim, faça o teste com a chave do carro ligada para acender o painel. Quase sempre é problema na cebola. Abraços e dê retorno.
Tenho um Fiesta onde fica a cebolinha de re
Olá Carlos. Na linha Ford ela fica em baixo, na caixa. Se vc ficar de frente do carro ela estará a sua direita. Normalmente ela tem uma tomada preta.
Olá boa tarde parabéns pelo site muito bom…Adquiri um VECTRA GLS EXPRESSION 2002 e nao está acendendo a luz de ré poderia me informar onde fica o fusível responsável e a tal cebolinha também??? Desde já agradeço….
Olá Rafael. Obrigado pelo elogio e por participar. O fusível da luz de ré é o de número 38 e fica na caixa interna, ao lado esquerdo do motorista no painel. Quanto a cebolinha, se a caixa for manual, ela normalmente fica fixa na caixa do lado da frente (em relação ao carro) mais para o lado do motorista. Ou ela está a meia altura ou bem em cima da caixa. De fato ela se parece com uma cebola e tem uma tomada preta com uma presilha lateral de fixação. Abraços.
Olá,boa tarde,tenho um pálio 2004,do nada parou de funcionar luz de re e quando engato re o limpador trazeiro também não funciona,o q pode ser?um abraço e obrigado
Olá João. A luz de ré pode ser problema na cebola e deve ser feito um teste nela. Veja neste post como testar e trocar a peça: https://www.maosaoauto.com.br/2016/02/sensor-de-re-do-palio/
Já o problema do limpador traseiro pode ser alguma anomalia na fiação e deve ser avaliado pessoalmente por um eletricista.
Muito bom o site! Tenho um Sentra 2009 (mec) e a re as vezes acende, as vezes não acende. Durante o engatar/mover a alavanca, ha um ponto/momento em que acende, mas depois desativa a luz. A ativação do sensor de estacionamento acompanha este comportamento. Penso que pode ser o interruptor, correto? Em geral e uma peça muito cara? Não encontrei em Foz do Iguaçu…
Abracos e parabens!
Olá Fernando. Obrigado por participar e que bom que gostou do site! O que vc descreve é sintoma de pino da cebola de ré com defeito e ele atinge também o sensor de estacionamento que usa a corrente enviada pela cebolinha até luz de ré. Troque a cebolinha de ré que deve resolver. Não é um serviço difícil se a cebola for de fácil acesso. A do seu carro é um pouco salgado o preço se comparado com um Palio, por exemplo. A sua pode chegar a 200 reais e a do Palio a 40. É bom verificar se existe mau contato na tomada.Abraços.
É, o acesso foi rápido… No geral não tem como reparar? A impressão é esse pino não está mantendo a posição, mesmo. Abracos e obrigado!
Por ser uma peça selada fica difícil o concerto e vai durar pouco. Já tentei algumas vezes e não ficou legal.
Olá, bom dia, tenho um Fiesta sedan motor zetec 2002, o mesmo estar com defeito de aquecimento e não funciona já fiz todo tipo de troca de peça e não resove nada, me dê uma opnião se poder.
Boa Tarde Fernando, tenho um C4 2012 e o sensor de estacionamento não está funcionando, percebi que a luz de ré não acende, nas configurações do computador de bordo ele aparece desativado, acha que pode ter relação?
Ola Geovani. Sim, se ele estiver ligado ao sistema de ré. Ou seja: quando vc engata a ré ele apita com a proximidade. Normalmente se o interruptor de ré estiver estragado o sensor de estacionamento não funciona.O sensor de estacionamento é energizado pelo engate da ré senão ele apitaria o tempo todo, em qualquer lugar. Mande testar a cebolinha de ré ou o fusível dela. Abraços.
Olá, qual o número do fuzil de ré do C4 Pallas 2008?
Olá
Poderia me dizer onde fica esse interruptor no Prisma 2012?
Como posso substituí-la?
Abs.
Pode me ajudar tenho o ix35 quando engato a marcha ré o carro não anda e né acente a câmara da ré mas as quando meto no D o carro anda normalmente pode me dizer o que está se passar?
Boa noite e muito obrigado pela sua boa vontade em estar divulgando de forma tao clara todo este seu conhecimento. Pois bem, tenho um palio edx 96 e, de uma hora pra outra parou de funcionar as luzes do painel. Abri a caixa de fusíveis e substitui e nada. Sera que podes opinar algo a respeito?
Olá Edson. Vc se refere as luzes indicadores, como a de bateria e óleo ou a iluminação do painel?
Ola,tenho um grand siena e so est acendendo um lado da luz de re,vc ja pegou esse defeito?
Obrigado
Olá Kelvin. Normalmente os carros mais novos saem com apenas uma lâmpada de ré. Mas caso tenha outra ela deve estar queimada, pois a corrente é a mesma para as duas. Verifique se existe mesmo outra. Abraços.
Amigo boa tarde, achou defeito?meu está assim e dizer ser problema no módulo, nem no raster acende. Caso tenha Novidades da solução da um ok.
BOM DIA.
A LUZ DE RÉ DO MEU CARRO UNO VIVACE 2010/2011 NÃO ESTA ACENDENDO JUTAMENTE COM O SENSOR DE RÉ QUE NÃO ESTA MAS FUNCIONANDO DEPOIS DISSO.
MIM AJUDE AI…
AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.
Olá Marcus. Um teste na cebola de ré vai ser necessário. Ou é fusível de ré ou cebola com defeito. O post ensina a fazer o teste, mas se não conseguir leve o carro até um eletricista. É um serviço rápido.
Tenho um vectra expression automatico a luz de re nao acende
Olá Flávio.Se não for fusível ou lâmpada,então a cebola de ré ou sistema de luz de ré de caixa automática, terá que ser testado o que requer a presença de um eletricista.
Agora outra dúvida ja levei em alguns mecânicoe e eles não sabe aonde fica cebolinha de re do vectra automatico aonde ela se encontra
De fato é difícil a localização. A última que tiramos foi na caixa e vai ser necessário levantar o carro ou usar um elevador. Mas ela também pode ser perto do câmbio, pois é a alavanca que aciona ela. Eu recomendo que procure uma oficina grande de elétrica ou uma especializada em caixa automática.
Boa noite. Tenho um ford ka 2000, o veiculo apresentou um problema eletrico do nada . A ventilaçao do ar condicionado, luz de re, farol auto, luz de freio pararam de funcionar do nada. O que pode ser, me ajudem .
Olá Marcelo. São muitos problemas bem distintos,mas o primeiro passo é verificar os respectivos fusiveis. Em seguida procurar por um relé ou fio que alimenta exclusivamente estes acessórios que vc citou. Por fim a cebola de ré e de freio devem ser testadas.
Bom dia… Há alguns dias a minha luz de ré começou a demorar para acender quando eu encaixava a ré. Depois, piscava em determinadas posições da alavanca (ela está com bastante folga) na ré, e por fim não acende mais. Troquei a cebolinha e nada. Quando fecho o circuito acende. Com a ré normal e chave ligada, não vai corrente alguma para o plug. O que pode ser? Cebolinha nova com defeito?(A antiga fazia a mesma coisa) Ou será que a folga que o câmbio está pode estar dando mal contato? Obrigado.
Olá Fredi. Se vc fecha no plug e acende, mas engatando a ré com a chave ligada não, então seria problema na cebolinha. Como ela é nova, creio que seja o problema que vc relatou no câmbio. Faça o seguinte teste pata confirmar: retire a cebola e a ligue no plug. Ligue a chave do carro e aperte o pino da cebola. Peça alguém para verificar se a luz acende e apaga com vc apertando e soltando o pino da cebola. Se acender e apagar, fica óbvio que o problema é a falta de acionamento deste pino pela caixa/câmbio.Neste caso um mecânico vai ter que verificar o trambulador e tentar regular.Abraços.
Vou verificar isso. E acabei indo a outros fóruns, e ouvi dizer que alguns VW tem um defeito que o pino dentro da caixa gasta um pouco, e não tem curso suficiente para acionar o pino do interruptor. Aí 3 coisas poderiam ser feitas (1- tirar a caixa e trocar esse pino – gasto exagerado)(2- Alongar o pino do interruptor com solda ou)(3- Retirar um pouco a porca que vem após a rosca, fazendo com que o interruptor entre mais dentro da caixa). Vou verificar e posto o resultado, pis pode acontecer com outra pessoa isso também. Muito obrigado.
Então, fui até a oficina e apenas retirei um anel que tinha sido colocado entre a cebolinha e a caixa. Nos interruptores novos ele vem com essa peça para evitar vazamentos, porém deixa ele mais longe. Por enquanto está funcionando…
Boa tarde tenho um stilo. 02 e a re nao acende ja vi as. Lampadas fusivel e estao bons gostaria de saber onde fica a cebolina de re?
Oii gostaria de saber onde fica cebolinha de re stilo 02 obrigado.
Olá Rafael. Quase sempre elas ficam na caixa de marcha. Fique de frente para o carro. A caixa estará a sua direita, na continuação do motor. Procure por uma tomada com dois fios. Por baixo vai ser mais fácil de ver, mas talvez tenha que tirar ou afastar protetores.
Ola tenho uma palio 98 onde fica o interruptor de ré,e se o fusivel dele é o 15 mesmo.
Olá Thamiris. O interruptor fica na caixa, parte de baixo. Veja neste link: https://www.maosaoauto.com.br/2016/02/sensor-de-re-do-palio/
Sim , o fusível da ré é o numero 15 segundo o manual. Obrigado por participar.
o Peugeot 308 tem luz de ré nas duas lanternas traseiras ou só em uma.
Ola Francisco. Só tem luz em uma, na direita. Alguns tem apenas na esquerda.
Golf gti 1.8 turbo 2002 e Fiz a adaptação desse câmbio no Audi A3 1.8 Turbo 2000 e não estava encontrando o sensor de ré, nem o mecânico!!! Esclarecendo minha dúvida Onde se localiza o sensor de ré desse cambio? Obrigado
Olá Davi. Tem que procurar na própria caixa. Ela pode ficar de frente para o radiador ou em cima, de cor preta, com uma tomada com dois fios. Isso em caixa comum, mecânica.
Tenho um audi a3 ano 98 e Gostaria de saber onde fica a cebola da luz de re?
Olá Jefferson. Se ele for automático é muito provável que fique no conjunto de alavanca do câmbio. Mas se se for caixa comum ela fica na caixa com dois fios e uma tomada ligados nela. E alguns carros ficam na frente olhando o carro de frente e em outros fica em cima, perto do trambulador que passa as marchas.
Boa noite Fernando! Tenho uma kia sportage 2010 manual. Quando engato a rė tem hra que acende a hrs q não. Qual seria o problema? É onde fica?
Olá Alexandre. Tem que retirar a cebola para teste. Pode ser pino da cebola com defeito, o que implica em troca, ou desgaste dentro da caixa, o que mais comum em carros bem mais antigos ou rodados. Ela quase sempre fica na caixa, a direita de quem está de frente para o carro.Tem uma tomada com dois fios e preta. O acesso mais fácil e por baixo.
Boa tarde!
TENHO UM FOX 1.0 ANO 2008, E A LUZ DA RÉ ACENDE SOZINHA QUANDO O CARRO ESQUENTA, COMO PODE ME INSTRUIR.
AONDE É O SENSOR
Olá Bruno. Ele fica na caixa, lado direito do carro e embaixo. Pode ser fio quase colado que fecha quando o carro esquenta. Sugiro que faça o teste da cebola de de ré e verifique os fios da sua tomada.
ola, tenho um c4 pallas, e o interruptor da ré esta falhando,
onde fica localizado? é facil acessar?
Olá alcides. Se ele for com caixa manual ela fica na própria caixa a direita do motor (vc de frente para o carro). Ela tem dois fios ligados através de uma tomada normalmente de cor preta.Sua posição pode variar entre estar na frente e embaixo, ou em cima, mas perto do motor. Se for caixa automática somente em oficina especializada.
Oi.luz de ré da Meriva sempre ligada
Olá Alex. Provavelmente interruptor de luz ré com defeito. Ele fica na caixa de marcha. Outa possibilidade, mais rara, é chicote desse Interruptor que colou os fios. É algo sem muita dificuldade de resolver. Se desligar a tomada do interruptor de ré e a luz apagar, o defeito é nele. Mas é um defeito que deve ser corrigido com o carro parado.
Bom dia amigo!!!
Então Fernando tenho um C3 automatico e a luz de ré não acende. Testei todos os fusiveis e as lâmpadas e tudo da ok. Não consigo localizar o interruptor de ré. Poderia me ajudar? Desde já agradeço e aproveito para parabenizá-lio
Olá Carlos. Em alguns carros automáticos ela faz parte do comando elétrico do cambio. Quando fica na caixa ela é bem evidente como qualquer outro. Não conheço pessoalmente o caso do C3, mesmo porque temos poucos carros automáticos como clientes. Uma sugestão é perguntar em oficinas especializada em caixas automáticas. No mais estou pesquisando o assunto e em breve publicaremos um post sobre ele e a localização de alguns modelos. Abraços.
Também tenho um C3 automático e estou com o mesmo problema. Querem me cobrar 350 a peça e mais 200 mao de obra. Achei meio caro, qual a opnião de vocês? Sou de caxias do sul/RS. Obrigado!
Olá Rafael. De fato em carros automáticos pode ser este valor. Eu teria que ver pessoalmente. Mas alguns modelos nacionais automáticos realmente tem uma manutenção mais cara devido a posição da peça, alem da possibilidade de estar envolvida a eletrônica embarcada que vem a ser a tendência tecnológica do mercado. Somente para título de comparação: em um caixa manual o conserto do seu carro não passaria de 70 reais (50 se fosse um Fiat, por exemplo) aqui em BH. Eu sugiro um segundo e até um terceiro orçamento se for possível. O preço também pode variar muito de oficina para oficina. Abraços e sucesso no conserto do seu C3.
No meu caso eu engato a ré ela funciona , passa uns 20 segundo ela desliga , ai acaba desligando a camera de re e o sensor, meu carro é um gol g2
Ola lucas. Pode ser defeito na cebola de ré. O primeiro passo é trocar esta peça e repetir o teste, porque também pode ser dentro da caixa um desgaste do pino que aciona a cebola. Mas como é mais raro, primeiro se troca a cebola que um é problema mais comum e mais barato.
Fernando,
Boa noite!
Tenho um c3 04, troquei o câmbio recentemente e creio que não ligarão o interruptor da ré.
Você pode me dizer onde fica?
Obrigado
Olá Renato. Se ele for automático complica um pouco e somente em oficina especializada. Mas se a caixa for manual, então ela fica em cima dela ou em baixo a direita. Isso olhando o carro de frente. Ela é preta e tem uma tomada com dois fios ligada nela.
Onde fica localizado cebolao do gol g3 ? Obg , abraço !
Olá Cristian. Obrigado por participar com a gente. Ela fica na caixa, atrás do motor, lado esquerdo, olhando o carro de frente. Mais ou menos como se estivesse debaixo do local onde fica a bateria. Muitos tiram por baixo, a esquerda da roda dianteira do lado passageiro. Mas com um pouco de jeito e depois de localizar a cebola, também dá para tirar ou ter acesso por cima.
Boa noite Fernando!
Tenho um ford focus 2008, a luz de ré não acende, testei a lampada e não esta queimada. Testei a tensão no plugue com voltimetro e tem 12v mas quando coloco a lampada cai a 0 volts.
Olá Andrei. Procure pela cebolinha de ré na caixa. Ela tem dois fios ligados com uma tomada bem visível. Em seguida, retire a tomada da cebola, e ligue um fio da tomada no outro e ligue a chave do carro para observar se a luz de ré acendeu (não precisa engatar a ré). Se acender, a cebola de ré está estragada e deve ser trocada. Um multímetro pode enganar na medida por ser bem mais sensível. Eu sugiro fazer testes de presença de corrente com uma lâmpada de testes. Veja como fazer uma no link abaixo. Abraços.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/
Olá Fernando, foi bom encontrar o seu Site, pois vejo que poderei tirar uma dúvida, a luz de ré do Fiesta Hatch Rocam, mesmo sem engatar a ré, ou seja, em outras marchas trafegando normal , às vezes pisca. Ao engatar a ré está tudo normal. Obrigado
Olá Edmundo. Experimente desligar a tomada da cebola de ré por um tempo curto e observe se o defeito vai acabar ( o acender sem engatar a ré). Nesta situação a luz não deve acender mais. Se isso acontecer o defeito é, muito provavelmente, na cebola de ré. Mas se o defeito persistir então temos um fio colado no chicote da ré
Troquei a tal cebola, agora ta OK. Obrigado
Ola! Primeiramente parabéns pelo site!! Gostaria de saber se pode me ajudar, tenho um Peugeot 307, instalei nele uma câmera de re, só que quando engata a marcha ré, o sinal some e a luz de ré fica piscando, a lâmpada e de led, será que isso tem alguma influência ou o problema é mesmo no interruptor da marcha ré? Você saberia me informar a localição desse interruptor? Desde já agradeço.
Olá neto. Primeiro tente com uma lampada comum e veja se acaba o problema. O led é um diodo e pode interferir sim, principalmente em componentes eletrônicos. Em último caso pode se a cebola de ré com defeito., Abraços.
Obrigado pela resposta! Vou tentar resumir o que acontece, eu instalei uma câmera de re, e ai começou esse problema, quando a câmera e desinstalada, a luz de re funciona normalmente, levei em um eletricista e ele disse que o interruptor esta funcionando normalmente, não tem nenhum fusível queimado, ele disse que esta cortando a energia, e disse que talvez o problema possa ser numa central (parece que o chicote passa por essa central), procede isso?
Veja bem Neto. A câmera de ré, para funcionar, precisa apenas do positivo que vem da cebola de ré. Isto na maioria dos carros. Se o seu tem alguma central no meio do caminho, a ligação dela vai ter que ser refeita por um instalador de acessórios. Pode ser que esteja sobrecarregando esta central mais ou menos como acontece quando uma carretinha é ligada nas luzes traseiras do carro. Existe um limite de potência aceita pelo circuito. A distância atrapalha um diagnóstico, mas estou analisando o que parece óbvio e já visto por aqui. Eu sugiro que não use a câmera (desligue ela) e vá até um bom profissional de acessórios para resolver. Abraços e obrigado mais uma vez pela participação.
Fernando, mais uma vez obrigado pela reposta. Como você sugeriu levei a um instalador de acessórios e ele descobriu o que acontecia, quando a re era engatada não chegava os 12v necessários para o acionamento da câmera, o que fazia com que a luz de re ficasse piscando. Ele instalou um rele e funcionou perfeitamente. Muito obrigado pelas respostas e parabéns pelo site!!!
Olá Neto. Mais uma dica para os nosso leitores! Abraços obrigado.
Bom dia, Fernando. A cãmera de ré pode sobrecarregar e consequentemente queimar o fusível da luz de ré? Caso isso aconteça , o fusível pode ser trocado por um de potência maior?
Olá Francisco. Trocar um fusível que queima por um de maior potência não é recomendado. O certo é descobrir o que está queimando este fusível. Pode ser fio colado, ou até mesmo outro acessório que usa o mesmo fusível. Desligue a tomada de ré e observe se o fusível para de queimar. Neste caso, a ligação deste acessório vai ter que ser revisada. Não acredito que a câmera de ré possa sobrecarregar em boas condições de uso.
Olá Fernando, tudo bem?
Estava eu para estacionar meu Focus 2010 Duratec, quando percebi uma fumaça saindo pelo capô, eu abri o capô e a fumaça dissipou. Quando fui estacionar percebi que o sensor de ré não estava apitando, e quando cheguei em casa a noite, percebi que a luz de ré também não funcionava. Já troquei o interruptor e nada, olhei a lampada estava ok. Fui olhar o fusivel da luz de ré e estava trincado, retirei um fusivel do lado que tinha o mesmo numero e coloquei para testar, não funcionou, quando retirei o fusivel, estava queimado também. O que pode ser????
Olá Roberto. Muito provavelmente a fiação da tomada da cebola de ré está em curto, agarrada em alguma parte metálica do carro. Siga o fio a partir do sensor de ré até conseguir descobrir isso. Abraços.
Olá Fernando, boa tarde!
Tenho um fiesta Hatch 2004, o Pisca e a Ré é ligado no mesmo fusível de 10.
Estava queimando o fusível um atrás do outro, pois o chicote do pisca direito estava em curto e toda vez que dava Seta pra direita queimava, depois de arrumar o fio, o fusível parou de queimar.
No entanto ele colocou um fusível de 20 no lugar de 10, disse que era melhor, pois o Pisca e Ré era muito para o de 10 aguentar, e que não tinha problema colocar um de 15 ou 20, só não poderia colocar um de 30.
A dúvida é, tem problema deixar esse de 20?
Obrigado
Att. Márcio
Olá Márcio. Obrigado por participar. Verifique no manual do seu carro qual é a potência do fusível trocado. Este valor deve ser repetido exatamente para suportar o sistema e queimar quando necessário. Não que o seu carro esteja correndo algum risco imediato. Mas como é um circuito que já apresentou problema de curto, porque trocá-lo? Um fusível de 10 é forte, e é usado até no farol alto.
Eu quem agradeço.
Entendi, uma outra dúvida, a câmera de ré está ligado junto também.
No caso esse fusível de 10 aguenta tranquilo o Pisca, Ré e a Câmera? Sendo assim é melhor colocar novamente o fusível recomendado que é o de 10?
Obrigado
Eu digo que sim. mas uma maneira de vc confirmar é no final do dia por a mão em cima deste fusível e sentir se ele esquentou muito. Ele pode até ficar morno. Os equipamentos que este fusível protege são pouco usados e forçam menos o fusível.
Olá Fernando, verifiquei o manual como você me disse, e lá está dizendo que é fusível de 10.
Então o certo, é eu tirar esse de 20 e colocar o de 10?
Obrigado
(caso tenha aparecido outras perguntas iguais a essa, me desculpe, é que aqui não apareceu que enviou)
Olá Marcio. Sim, o correto é trocar pelo de dez, normalmente de cor vermelha.É mais seguro, pois foi dimensionado como item de segurança do carro.
Bom dia Fernando.
A minha luz de ré e o sensor de ré não funcionam, pelo manual não consegui identificar qual o fusível responsável. Como posso identificar o fusível responsável no Grand Lívna e em qual caixa de fusível ele se localiza ?
Olá Linesio. Em inglês é o fusível “REVERSE LAMP” e a Nissan não informa o local exatamente para o dono ir até uma autorizada. Veja se está escrito nas tampas. Ele fica dentro da cabine a esquerda do motorista. (também existe outra caixa de fusíveis a direita da bateria) Mas qualquer eletricista localiza um fusível queimado com um simples teste de continuidade. Não sabendo qual é, testa-se todos rapidamente. Normalmente eu uso uma lampada de teste por ser bem mais precisa.
Bom dia!
Achei muito interessante o site e ótimas as dicas para tantas marcas e modelos.
Tenho um mal contato na luz de ré do Palio 2010. Já sabia que seria no interruptor, mas uma preocupação me surgiu quando vi que o ele fica na caixa de transmissão. Imaginei que, ao retirar o interruptor, poderia vazar o óleo da caixa. Isso é possível? Li todas as postagens e não houve qualquer menção ao óleo…
Se fosse o caso, seria necessário levar a uma oficina para a troca do interruptor e do óleo, certo?
Obrigado!
Olá Dilermando. Obrigado por participar no blog. O vazamento será mínimo, se vazar. Mas não pode andar ou ligar o carro sem a cebolinha no lugar. Neste caso, sem a cebola, vai vazar com certeza. A peça tem que ser trocada com o carro parado. Abraços.
Fernando boa tarde.
Tenho um megane grand tour 2008/2009 automatico, a ré não acende o eletricista me falou que é a cebolinha de ré mas ele não quis mexer porque me falou que fica dentro do câmbio, procede esta informação é se sim só um mecânico pode fazer este trabalho.
Att
Reinaldo
Olá Reinaldo. É raro aparecer por aqui um carro automático. Mas creio que ele quis se referir ao sistema elétrico no cambio dentro do carro, aquele que passamos a marcha. Se for assim, é realmente um serviço mais especializado, mas ainda deve ser feito por um eletricista. Esse local é bem mais sensível que a cebola de uma caixa comum. Se informe em uma oficina de caixa automática ou até na autorizada.
OK Fernando vou procurar alguém que mexa com câmbio automático.
Obrigado
Boa tarde Fernando.
A cebolinha de ré do corsa milenium 2002 fica na caixa de marcha?
Muito grato Fernando.
Olá Rafael. Se ele for com caixa manual, sim, fica nela. Sua característica principal é ter uma tomada com dois fios de cor preta ou branca, ficando instalada perto da alavanca da caixa.
Favor onde fica a cebolinha da luz de ré do pegeout 207 passaion automatico 1.6. grato .
Olá Luis. Se ela não estiver na caixa, é provável que fique junto do comando elétrico do cambio, debaixo das tampas da alavanca do câmbio automático.
olá queria saber pq não esta acendendo as luzes de ré!Meu carro e um Fiat uno vivace 1.0 ja troquei as lanpadas por novas e não acendeu oq faço? e onde fica a cebolinha de ré do meu carro? preciso de ajuda obrigado…
Faça o teste da cebola descrito no post. Ela fica na caixa(manual) de frente pro carro ela está a direita e tem dois fios nela.
Meu nome e Luxio Tenho Sandero e quando engato a ré, ascende as setas traseiras, e a luz de ré não ascende, e quando aciono as setas para ambos os lados não ascendem, (nas dianteiras tudo normal..)
boa noite eu gostaria de saber onde fica a ceboinha do gol g3 2005 se possivel
Olá maicon. Ela fica na caixa. Se vc ficar de frente para o motor ela vai estar a sua esquerda, na caixa de marchas, debaixo da caixa da bateria.
Olá,
Tenho um Ford Focus 2010, uma fumaça saiu de baixo do Capô, depois disso a luz de ré não acende e o sensor não apita mais. Troquei o interruptor que vai no cambio e não resolveu. A lampada esta intacta. Fui no fusivel, e estava queimado, troquei…engatei a ré e queimou de novo, fiz isso tres vezes e queimou as tres vezes. Fui no porta malas e desliguei o sensor de ré. Coloquei um fusivel novo e engatei a ré, queimou de novo.
Pela fumaça que saiu no capô, será que deu algum curto no fio que sai do interruptor e vai para caixa de fusiveis?
Obrigado.
Olá Roberto. Obrigado por participar no nosso blog. Solte o fio da cebola de ré e comece investigando pela tomada seguindo o fio até achar onde ele colou ou foi esmagado em alguma parte metálica do carro. Pode ser alguma emenda mal feita ou simplesmente um acidente de curto. Não é difícil de resolver, sendo um trabalho de procura.Encontrando isole os fios.
Olá Fernando. Fiz o teste e as lâmpadas acenderam. Troquei o interruptor, e não acenderam. Tem alguma ideia. Gol bola 97. Obrigado.
Olá Luciano. Retire interruptor e o coloque de novo. Também repita o teste. Pode ter queimado o fusível durante o primeiro teste.
Boa noite, Fernando! Parabéns pelo site, tem me ajudado bastante!!
Tira uma dúvida, por favor: onde fica a cebolinha da ré da Fiat strada 2010/11?
Abraços!!
Olá Michael Fico feliz por ajudar. A cebola de ré da Strada fica na caixa, a direita do motor (vc de frente para o carro). Ela fica mais para o lado de baixo da caixa tem dois fios ligados por uma tomada e é de cor preta. O acesso mais fácil é por baixo com o motor frio e com uma chave 22 mm. Para testar basta desligar a tomada, ligar a chave para acender o painel (não precisa ligar o motor e nem engatar a ré)Faça um jump nos dois fios da tomada e veja se a luz acendeu. Se for isso, e a luz não acender quando engata a ré, a cebola está queimada. Mas não rode com o carro sem a cebola no lugar pois vai vazar óleo. Abraços.
Onde fica a cebolinha de ré do chevette 91
Olá jorge. Ela fica no meio da caixa bem embaixo do câmbio. Vai ser necessário levantar o carro para ter acesso mais fácil.
Boa tarde. Tenho um Xsara 2003 coupe e a luz de ré fica acesa direto. O que pode ser?
Agradeço desde já pela atençao.
Olá Rodrigo. Pode ser cebola de ré que queimou energizando os fios ou até fio colado no chicote dela. Se o carro for caixa manual procure pela cebola na caixa ou em cima dela ou na frente, parte de baixo. Desligue a tomada e veja se a luz apaga.
boa noite eu tenho uma captiva e a luz de ré não ascende ela é automatica um eletricista olhou e não conseguiu arrumar
vc esta localizado aonde para q eu possa ta levando o carro pra vc ta dando uma olhada
Olá, tenho um Fiat uno vivace, a luz de ré juntamente com o sensor de ré funciona quase nunca, na maioria das vezes que a ré é engatada não funciona nem a luz nem o sensor porém rara as vezes funciona, isso pode ser a cebolinha? E se for quanto custa geralmente um serviço desse?
Obrigado agradeço desde já
Olá Everson. Pode ser mau contato na tomada da cebola. Antes de trocar ela limpe o local e veja se melhora. Aqui em BH é um serviço que não passa de 50 reaias com a peça incluída.
Olá eu tenho um palio 98, fui abastecer e de uns dias para cá percebi que o carro ja nao corresponde mais, ele fica engasgando,creio que foi a gasolina,se eu colocar uma outra talvez ele pare ou tenho que fazer a limpeza dos bicos e da vela?
Olá Thamiris. Se as velas são bem rodadas,ou antigas, vc deve trocar. Quanto aos bicos não é necessário. Passe a usar uma gasolina melhor, de um posto de confiança que o carro vai normalizar. Obrigado por participar.
Bom dia Fernando, a cebola de ré do meu tempra está queimada, fui em varias oficinas elétricas aqui em Cuiabá e as cebolas que eles tem, não bate com a que está no carro, ela é bem mais incorpada comparada com as outras, já estou a dias andando sem a ré funcionar o modelo do meu tempra e aquele de fabricação argentina motor 2.0 8 válvulas carburado. o que posso fazer
Olá Marcus. Tente encontrar a peça na internet direto na Argentina ou em desmanche, o que vai ser mais difícil de encontrar. Outra opção é vc fazer uma “turnê” em auto peças com a cebola na mão e fazer comparações com outros modelos. Basta ter a mesma rosca e largura. A fiação se dá um jeito.
Boa tarde!
Solicito a gentileza de informar a localização do interruptor da luz Ré – Tucson 2.0 – 2008 mecânica, gasolina.
Att.
Wladimir
Fernando, Bia tarde.
Cara tenho um Passat alemão fsi, e a luz de ré não está acendendo, já olhei as caixas de fusíveis e todos estão ok. Pior que é câmara de ré só funciona se a lâmpada acerder tbm rsrs…é agora o que eu faço? Tem alguma ideia para me ajudar? Por favor.
Obrigado…. abraço.
Att,
Sandoval Prado
Olá Sandoval. Muito provável que seja o interruptor de ré que fica na caixa, se for mecânica. O teste é bem simples e o post sobre luz de ré ensina como fazer. Na dúvida basta pedir um teste a um eletricista. Se o interruptor não funciona a câmera de ré tb não funciona nem a luz.
Boa noite, tenho um gol G5 estou usando leds na ré e funcionava 100% hj começou a acender bem fraquinho dai dependendo o jeito que vc mexe na caixa de câmbio “engata e desengata a ré ” a luz acende normal, tirei os leds e coloquei as originais e não acendeu nada. o que pode ser?
Olá Divino. Tem que fazer um teste no interruptor de ré. Pode ser que ele consiga acender os Leds de vez em quando por serem mais sensíveis. O teste tem que ser feito combos dois tipos de lâmpadas.
Tenho um Monza 92 e a luz de re não acende já retirei os dois fios da cebolinha e coloquei um fio ligando os dois e a luz de re não acendeu o que pode ser Fernando me ajude ai.
Ser vc fez o teste com a chave ligada e não acendeu verifique o fusível. Ele costuma queimar durante o teste. Obrigado por participar, Neci.
Fala meu amigo .gostaria de saber se é nomal meu polo sedan 2010 só acender uma luz de ré do lado direito.
Olá Willians. Pode ser normal sim porque a legislação prevê apenas um “farol” de ré. Assim, muitos modelos saem de fábrica com apenas uma luz de ré. Para saber se o seu Polo é assim, repare se há diferença entre uma lanterna e outra ou peça alguém para procurar uma segunda luz de ré.
Boa tarde Fernando.
Gostaria de saber onde fica a cebolinha da Palio Adventure Locker 2009. Já conferi as lampadas e fusíveis, no entanto o limpador traseiro também parou de funcionar junto a luz de ré. Será isso um problema na cebolinha?
Obrigado pela atenção.
Olá André. São dois problemas distintos. O defeito da ré pode ser cebolinha e o limpador motor queimado ou fiação dele ruim. Se a caixa de marcha for manual a cebola fica na caixa, a direita de quem está de frente ao carro, mais em baixo. Uma tomada com dois fios fica liga nela. Quanto ao motor, se nenhum fusível está queimado, tem que fazer um teste de corrente nele.
Vou tomar as providencias.
Obrigado pela atenção.
Boa tarde Fernando.
Gostaria de saber onde fica a cebolinha da palio Adventure Locker 2009. A luz de ré não esta funcionando e também o limpador traseiro no acionamento da ré, tem alguma ligação?
A lampada e fusível já testei.
Obrigado pela atenção.
olá Fernando meu nome é carlos e acabei de comprar um UNO VIVACE 1.0 e a luz de ré e o sensor de estacionamento parou de funcionar, será que vc poderia me ajudar
OLá Carlos. Primeiro procure pelo fusível da ré (veja no link a seguir) https://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fusiveis-do-novo-uno/
Se ele estiver bom, um teste na cebola de ré que fica na caixa, vai ter que ser feito. Também vale para o sensor de estacionamento. O post acima ensina afazer o teste da cebola. Mas, se você ficar na dúvida, pode procurar um eletricista. Não é um serviço caro. Abraços e seja bem-vindo ao site!
Bom dia amigo, como faço para testar a cebolinha da re mesmo do gol g2 95 e onde fica? E qual é o fusível da ré.
Olá Evandro. A cebola de ré fica na caixa de marchas, bem embaixo da bateria. É meio difícil de ver, mas tem um plug com dois fios ligados nela. Para testar basta ligar um fio no outro com um aponte e ligar a chave. Se a luz de ré acender, a cebola provavelmente estará com defeito. Veja no link abaixo onde pode estar o fusível da luz de ré.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/12/fusiveis-do-gol/
Boa noite!!!
Meu carro Versailles 1993 não está funcionando a luz de ré, quero saber onde está o interruptor de ré desse carro, se puder me ajudar desde já agradecido…
Olá Ismael. Ele fica na caixa, lado esquerdo, bem debaixo de onde fica a bateria. Ele é difícil de ser visto. e tem dois fios ligados nele.. Com um pouco de paciência você localiza ele.
Olá Fernando, tenho um tiida 2011 1.8 S
Vi que estava sem luz de ré e levei até um auto elétrico que sempre executou serviços no meu outro veículo, por fim ele detectou o problema na cebolinha de ré, percebi que nos testes ele deixou o carro engatado, até então normal, comprei a nova cebolinha e na troca o carro estava no ponto “morto”, engatei o carro para o teste da luz e “ok”.
Saindo da oficina eu senti dificuldade em engatar a ré, deu uma travada e depois soltou, andei com o veículo no decorrer da semana e sem problemas, uns 3 dias após a troca andando com o veículo ele travou na 4 marcha e não saia de forma alguma, reboquei o carro até minha casa. Conclusão tem alguma relação com a troca da cebolinha sem o carro estar engatado?
Olá Fernando,
Tenho um tiida 2011 1.8 S
Recentemente eu fiz a troca do interruptor de ré conforme informações do meu auto elétrico, percebi que ele não efetuou a troca com o carro engatado e depois de três dias andando com o carro ele travou na 3 marcha e não saia de jeito nenhum, tem alguma relação com a troca da cebolinha com o carro no ponto morto?
O que pode ter acontecido?
Olá Karen. Normalmente a troca é muito simples e pode ser feita em ponto morto. Somente fazendo uma vistoria no local, refazendo o serviço, se vai descobrir o que aconteceu.Tambem pode ser peça errada.
boa noite amigo já fiz todos os testes possíveis só faltou testar o fusível você sabe qual é ofusivel da luz de re do corsa wagon se puder mande uma foto do local ,grato
Olá clovis. Talvez o link abaixo possa te ajudar.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fusiveis-do-corsa/
Bom dia onde fica a cebolinha do for de fiesta 2013
Olá Celson. Bom dia. Por coincidência a foto no post (da cebolinha) é de um fiesta. Ela fica na caixa, mais embaixo, olhando o carro de frente (um pouco mais para direita do motor).Se for trocar lembre-se: Não rode com o carro sem ela.. O serviço tem que ser feito na hora com a peça nova em mãos. Abraços.
boa tarde!a minha parati tem video de re ,quando eu troquei a embreagem parou de funcionar a imagem
da re e a luz branca o que pode ter acontecido?obrigado
Olá antonio. Pode ser que deixaram a cebola de ré desligada. Outra possibilidade é fusível queimado ou a própria cebola queimada. É algo simples ao meu ver.
Olá Fernando!
Meu nome é João Reis, sou técnico automotivo e moro na zona Oeste do RJ.
Eu estava fazendo algumas pesquisas quando me deparei com seu blog e fiquei surpreso não só com a qualidade técnica das suas informações quanto com a sua dedicação e compromisso para com seus leitores. Meus parabéns e continue assim ?.
Olá João. Sou grato pelos elogios e seja bem-vindo ao site. Fique a vontade para opinar e orientar aos leitores. Abraços.
Olá tenho uma Fiat idea adventure e o fuzivel de re queima muito e a luz de re quando engatou fica acesa direto o que pode está acontecendo
Olá Luis. Pode ser os fio da ré colado ou o interruptor aberto. Desligue a cebola de ré e veja se apaga. Se apagar é defeito no sensor de ré. Se continuar acesa é defeito de fio colado. (os dois que ficam na tomada)
Olá Luiz, parabéns pelo site.
Poderia me informar aonde fica a cebolinha de ré do Linea 2011 1.8 c/ cambio dualogic.
oi meu polo tbm deu um problema depois de instalar uma camera de ré . o porta malas parou de abrir com o controle e com a maçaneta eletronica , ele só abre na chave e quando eu engato a marcha ré ele acende as luzes do painel ja retirei a camera mais o problema persiste
Olá Luciano. É provável que algo tenha sido afetado no momento da instalação da câmera de ré. Talvez ligação em fio errado ou alguma tomada desligada. Também pode ter colado algum fio. Verifique se existe algum fusível queimado e peça uma revisão na instalação da câmera.
valeu ai Caro Fernado
eu tenho um chevrolet Cruzert as luzes de traz apagaram mas o Stop do vidro funciona bem, a representante não é seria aqui em angola esta diagnosticando vários problemas, segundo ele eu teria de trocar todas as placas do carro inclusive a chave tinha de ser programada outra vez a versão do meu carro é 2014. algumas pessoas dizem que eles so querem mesmo é debitar as peças e possa ser que não reponham nada disso. pode me ajudar com algum concelho sobre o que fazer ?
Olá Garrido. Retire uma das lâmpadas e substitua por uma nova. Se acender, então troque a outra. Pode ser um simples caso de lâmpada queimada.
Bom dia Fernando, tenho um Fox 2011, quando estou colacondo a marcha ré não está acendendo as luzes de ré, nem o sensor de ré está funcionando e também o retrovisor não está ajustando quando boto a ré, o que pode ser?
Bom dia Fernando, tenho um fox 2011, quando estou colocando a macha ré nao esta acedendo as luzes, e também o sensor de ré não está funcionando, o retrovisor também ajustava quando colocava a ré e não está ajustando mais, o que pode ser?
Olá André. Obrigado por participar. Primeiro você deve verificar se algum fusível queimou. Se nenhum queimou, então tem que fazer um teste na cebola de ré como o post descreve (se ela for de dois fios).
Tenho um focus 2012 automático .. no meu caso assim q aciono o botão start stop a luz de ré fica acessa não importa a marcha q esteja !! E só apaga qnd eu desligo o veículo por completo .. o q pode ser ???
Olá Jorge. pode ser o dispositivo de luz de ré que travou na posição de luz acesa. Tem que levar até um eletricista experiente em caixas automáticas para analisar. Também pode ser algo recorrente por alguma troca recente de bateria.
Boa noite, tenho um gol g3 2004. A luz de re nao funcionava, os fusíveis e as lâmpadas estavam ok. Tirei o cabo da cebolinha e estava e estava virado em barro, por isso nao dava o contato certo na cebolinha, fiz ponte direta no cabo e a luz funcionou, depoir tirei a cebolinha, e coloquei o cabo novamente e com a cebolinha na ao tb funcionou, porem qdo coloquei a cebolinha novamente, nao funcionou ai verifiquei que nem corrente nao estava mais chegando no cabo, ai fui ver os fusíveis estavam ok, e agora o som nao liga, nao da partida, nao chega corrente na luz de ré, mas os farois e lanternas acendem normalmente…. O que vc me diz? Obrigado
Olá Gladoson Faça novamente o teste de ligar um fio no outro. Se não acender teste o fusível da ré. Ele costuma queimar durante o teste.Basta uma ponta do fio encostar em partes metálicas.
Olá , tenho uma Tucson 2010 é já fiz o teste não é na cebolinha. Onde fica o fusível da ré ?
Olá Marcelo. Tente o fusível número 16 na caixa de fusíveis dentro do carro. Seu carro também pode ter relé de luz de ré .
Olá tenho um fusion 2008 2.3 quando eu engato a ré está dando erro de data o sensor de estacionamento não está funcionando ele não está apitando o que pode ser.
Desde já agradeço.
Olá Elandio. Pode ser que o módulo do sensor tenta dado defeito. Isto é muito comum. Também verifique se a luz de ré está funcionando. Se Não acender, pode ser o sensor de luz de ré atrapalhando tudo.
Boa tarde, tenho um novo uno 11/12, eu qria saber se ao soltar o interruptor de ré vaza algum óleo da caixa de marcha? Pois a luz de ré não está ascendo e fiz os testes e tudo leva ao interruptor, qro trocar em casa, mas estou com medo de vazar óleo…
Olá Paulo. Grato por participar. Vaza um pouco sim. Então, para trocar em casa, você deve ter a peça nova em mãos. Jamais tire o interruptor de ré e ligue o carro. Também não rode com ele sem o interruptor de ré. O serviço tem que ser feito com o carro desligado. Mas é bem fácil de fazer.
Obrigado pela resposta, qria saber mais uma coisa, terei algum problema com a perda desse óleo q vai vazar, será q terei q repor?
Grato!
Olá paulo. Se for óleo de caixa e muito pouco dele, não será necessário repor.Normalmente, na troca, com o carro desligado, a perda não chega a meio copo ou menos de 100 ml. Essa quantidade dentro da capacidade de litros que uma caixa deve ter é mínima. Se vazar muito vá até um posto e peça para completar.
Ok, muito obrigado!!
Ótimo site…tenho um Classic 2012,e ninguém conseguiu identificar esse problema..meu fuzivel de ré está queimando..ja troquei a cebolinha fiZ os testes..mais nada adiantou..coloco o fuzivel e quando engato a ré ele queima..já quando tiro a cebolinha nova e aperto o interruptor, a luz acende normal..o que será?
Olá Fabrício. Me parece ser curto na fiação da tomada da cebolinha. Quando ela esta no seu lugar este fio deve estar pegando em alguma parte metálica. Quando você faz o teste com a mão é provável que este fio se afaste, e então não queima o fusível. Faça um investigação no estado geral do fio desde a tomada até ele sumir dentro do chicote.
Olá meu amigo boa tarde… Tenho um gol 2004, troquei uma lâmpada do freio que estava queimada, a partir disso a a seta da direita da frente não acende e a traseira pisca rapidamente, e quando coloco o pé no freio ela para de piscar… A seta da esquerda está funcionando normalmente e o pisca alerta também… Tenho que vistoriar o carro e estou com medo de ter que gastar um dinheiro nisso!!!
Olá Filipe. Refaça o serviço retirando a lampada e recolocando. Verifique se a tomada está bem fixa. Tambem confira o negativo deata tomada. Quanto a lampada dianteira ela pode ter queimado ou estar com mau contato.
ola Fernando, seguinte tenho tido alguns problemas com carga da bateria, por esquecer o carro engrenado na RÉ e a luz não se apaga, mesmo com o carro desligado e com o interruptor de iluminação do carro desligado. Ja emprestei o carro e esqueceram, ja esqueci umas 3 vezes também ai so uma chupeta pra ligar o carro. O que sera?
Olá tassio. A luz de ré deve ser ligada em corrente pós chave. Ou seja: desligou a chave a luz de ré apaga mesmo estando engatada. Provavelmente a ligação está errada. Leve até um eletricista para corrigir o defeito.
Bom dia, por gentileza, tenho um Honda Fit 2008 manual, as luzes de ré pararam de funcionar, fiz uma inspeção nas lampadas e soquete e está tudo perfeito….poder ser o interruptor de ré? Onde ele fica no Fit? obrigado…
Olá rafael. É provável que seja o interruptor de luz de ré. Ele fica na caixa, ou em baixo do lado da roda do motorista, ou em cima, embaixo da bateria. Tem uma tomada de dois fios.
vou verificar e retorno…muito obrigado
Boa tarde, tenho um gol g2 e minha luz de ré apaga do nada e depois de um tempo liga novamente. O que poderia ser? Se caso for a cebolinha, onde fica?
Olá kelvin. Pode ser mau contato na tomada do sensor ou mesmo sensor com defeito. ele fica na caixa, a esquerda do motor quase embaixo de onde fica a bateria.
boa noite! onde eu localizo a cebolinha de ré do astra 99?
OLá Welslei. Se o câmbio for manual, então ela fica na caixa ou em cima dela, ou embaixo cerca de um palmo abaixo farol. Ela tem uma tomada com dois fios.
Olá zedney. Primeiro,procure por um fusível queimado. Fora isso um eletricista vai ter que verificar algumas possibilidades, até a de resetar o sistema desligando a bateria. Mas isso só pode ser feito por eletricista com conhecimento das consequências de desligar a bateria do carro.SE ele abre pelo alarme, pode ser pilha do alarme fraca.
Boa tarde Fernando. To com um problema em Citroen Xsara Picasso Automatique, as luzes de ré não acendem, já verifiquei tudo, só pode ser o interruptor, mas onde este fica localizado?Já olhei em toda caixa e não tem. desmontei todo o painel da alavanca e nao acho nada. Muito obrigado.
Olá Adriano. Esta caixa`tem uma central embaixo dela ( se for a que eu estou imaginado). Tem que levar em uma oficina especializada em caixa automática.
Boa tarde, tenho um Palio Essence automatizado e as duas lâmpadas de ré não estão funcionando e o sensor não está dando barulho, já conferi os fuziveis e as lâmpadas, estão ok. Gostaria de saber aonde fica localizada a cebolinha.
ola amigos boa tarde, gostaria de fazer e deixar aqui uma pergunta .
se a cebolinha de re do cambio do c4 pallas estiver com defeito ela impede a caixa de cambio de entrar a marcha re? cambio aut
Boas Fernando,
Tenho um Audi A4, modelo 2003 motor ALT, caixa automática. A dúvida que trago aqui é a seguinte: As luzes da ré manteêm se ligadas/acezas sempre que ligo a chave, independentemente de engatar a ré ou não. Gostava de saber, qual seria o problema e como superá-lo.
Estou com receio que crie um curto circuito e provoque outros danos na viatura, que por sinal é muito sensível.
Olá Saíde. Grato por sua participação. Nesse caso eu sempre recomendo levar até uma oficina especializada em caixa automáticas e de preferência do modelo do seu carro. Por ali existe uma central eletrônica que pode comandar a luz de ré. E de fato o seu carro tem componentes eletrônicos muito sensíveis. Mas pelo ano pode ser apenas um comando no câmbio, o que facilitaria. Mas tem que ser serviço técnico com conhecimento. Abraços.
Boa tarde! Eu tenho um ford focus 2009 ghia, automático e comprei uma lampada de led substituir a luz de ré, porém, elas encaixam perfeitamente, mas não acende, testei de outras formas e elas estão funcionando, só não funciona na luz de ré, o que pode ser?
Olá Edivaldo. O lede exige uma posição para acender. Pode ser que tenha que mexer na fiação para acender. Por outro lado o sinal vindo do cambio pode ser incompatível com luz de led. Um eletricista tem que fazer alguns testes.
muito obrigado show parabens
Bom dia, poderia me dizer onde fica a caixa de fusiveis do passat alemao 2008? Pois sei que na frente na parte do capô tem uma. Porém, vi que tem muito pouco fusivel. Não teria outra dentro do carro? Pois a luz de ré só está acendendo de um lado. Agradeço se me responder, abraços.
Olá Luiz. Veja no painel lado motorista, mas bem rente a porta. Se for ali tem uma tampa meio triangular com uma fenda para soltá-la.
Olá a luz de Ré do corsa ascendia e parou de funcionar meu carro e um corsa wind 96 oque deve ser?
Olá Anderson. Tem que olhar a cebola de ré que vai na caixa. É um teste bem simples. Basta soltar os fios dela e ligar um no outro. Depois liga a chave do carro para acender somente o painel e verifica se a luz de ré acendeu (não precisa engatar a ré). Se acender é defeito na cebolinha.Caso contrário tem que verificar o fusível e lâmpadas.
Amigo tenho um Xsara esclusivi. 2002/2003 onde fica localizado a cebolinha.Agradeço sua ajuda.
Olá Adão. se ela for de câmbio manual, então é muito provável que a cebolinha fique na caixa de marchas.Mas ela pode estar em cima dela ou na lateral, pois saíram dois modelos. Procure por uma tomada na caixa com dois fios e observe se está ligada na cebola. Mas se ela for automática, então a ré acende pelo câmbio.
Amigo Fernando esqueci de comentar ele é Automático. . Me dê mais alguma dica por gentileza. Te agradeço. Abraço.
Neste caso Adão, tem levar em oficina especializada em caixas assim. Lá também tem eletricistas. O que acontece é que alguns modelos podem ter um interruptor de luz de ré na alavanca do câmbio (caros mais antigos), ou por um relé acionado pela mesma alavanca. Mas alguns são comandados por uma central de caixa. Esse seria o maior problema.
Boa tarde tenho um polo hatch 12 quero por luz de led porém estou na dúvida se são uma ou duas lâmpadas de ré. Queria saber se realmente são 2 pois quando engato a re acende apenas uma. Desde já agradeço
Olá Adriano. Se acende uma então é muito provável, pelo ano do seu carro que seja apenas uma. Pela lei não é obrigatório acender duas e muitos modelos saíram de fábrica com uma lâmpada de ré. Para ter certeza é só olhar bem de perto os dois lados e a vai perceber nitidamente que um lado tem lâmpada e o outro não deve ter.
Olá estou com um defeito na luz de te eu já medi tudo está tudo normal quando eu engato a te chega 12,3v mais quando eu coloco a lâmpada de um dos lados a voltagem cai pra 0v oque pode ser me ajuda
Olá endrewjacson. O multímetro pode estar enganando na medida. O melhor seria fazer o teste com uma lâmpada de teste. Mas tente colocar um aterramento direto na parte metálica da lâmpada e veja se corrige.
Olá boa tarde! Onde fica o interruptor de ré do Livina?
Obrigada
Olá Thais. Grato por participar. Se o cambio for manual, ela fica na caixa parte de baixo dela, ou no meio. Mas se o câmbio for automático ela compões o sistema da alavanca e pode ser acionada por uma central que fica embaixo da caixa. Nesse caso tem levar em oficina especializada em caixa automática que vai ter as ferramentas adequadas.
minha captiva não está indicando o capô aberto. O sensor da fechadura parece em ordem, conexões etc… o que pode ser?
Olá Antonio. Pode ser fiação interrompida do sensor até o painel, algum fusível, ou mesmo defeito no painel.
boa tarde
tenho um space fox 2010 modelo g1, com ré nos dois lados, ta td funcionando, mas qndo substituo as lampada normais por led elas nao acendem. sabe me dizer pq acontece isso?
Olá junior. Os Leds são diodos de luz, o que significa que tem polaridade. Talvez tenha que inverter a fiação ou instalar um relé inversor. Um eletricista tem que examinar para confirmar.
Olá tenho um gol G5 e o lado esquerdo não esta acendendo a luz de ré já fiz o teste com a lampada e ela esta funcionando normal será que o problema é a cebolinha ?
Olá Caio. Se existe outra que acende, então não é cebolinha. Alguns carros saíram de fábrica com apenas uma luz de ré, sendo o outro lado usado para luz de neblina traseira. Verifique se a ré está acendendo pelo menos em um lado. Se acender perceba se o outro lado tem uma cor diferente na lente, vermelha.
Olá meu Polo Imotion 2010 parou de fazer o Bip quando engata se a ré e não funciona mais o sensor de estacionamento, alguém poderia me ajudar; Já testei a cebolinha da ré fazendo Jumper no conector porém continua na mesma, se alguém tiver o esquema elétrico agradeço pois gostaria de bater o caminho dos fios.
Olá Leonardo. Se com o jumper ficou na mesma, então tem que testar fusível.
onde fica á cebolinha de re do ford ka 2009
Olá Vadilson. Se for caixa manual a cebola fica nela, muito parecido com a foto do post.
Bom dia Fernando, onde fica o interruptor da luz ré do câmbio automático do Honda city 2011??
Des-de já lhe agradeço 👍🏽 E feliz natal!!!
Boa tarde.
Gostaria de saber,se o gol g5 vem de fábrica com 1 ou 2 lâmpadas de ré?
Obrigado
Olá Abel. Pode ser os dois. De qualquer maneira ter uma está dentro da lei e é o mais comum. Para confirmar basta comparar os dois lados da lanterna onde fica a luz de ré. A de uma luz é bem distinta da outra, que pode até ter uma de neblina traseira, mas seria de cor vermelha.
Oi Fernando tenho uma duvida, separei o da cebolinha para testa a luz de re
colocando um fio nas duas pontas,mais não acendeu
fiz um teste no fio que estava na cebolinha na fase, e só esta acendendo quando o carro estar ligado essa fase
Olá Carlos. No fio da cebola de ré só chega corrente com a chave ligada. Então o teste deve ser feito co chave ligada ( somente luzes do painel. Não precisa ligar o motor)
Boa noite,
quando engato a ré, acende a seta do lado esquerdo junto,
e quando ligo o alerta a ré pisca junto,
oq pode ser?
Olá Luiz. Pode ser aterramento ruim na tomada da lanterna.Repare se o mesmo acontece com a luz de feio e a seta.
com o freio não acontece, somente quando engato a ré, acende o lado esquerdo, e o quando ligo o alerta a ré pisca junto
Verifique o negativo da tomada onde a ré pisca junto com o alerta.
Boa Tarde Fernando.
Tenho um Uno Way 2012, e quando engato a marcha ré, não acende mais a luz, mas testei a lampada e ela esta funcionando, provavelmente deve ser a cebolinha da ré, gostaria de saber onde fica essa peça, e se eu mesmo posso trocar?
Olá Paulo. Se ele for manual, então ela fica na caixa igual a do Pálio, no meio da caixa ou embaixo, a direita olhando o carro de frente. Para trocar tem que JÁ ter a peça nova na mão e uma chave tipo boca/estria 22. Não pode tirar a cebola e rodar com o carro. Vai vazar óleo.
Bom dia, tenho um gol g3 e de uns tempos pra cá acontece o seguinte, engato a ré a luz acende normal, mas quando tiro a marcha ré, a luz não apaga, ai tenho q voltar na ré e tirar devagar ou jogar o cambio pra direita e voltar pro ponto morto para apagar, será q é defeito na mola da cebolinha?
Olá leonardo. Sim, pode ser o pino da cebolinha agarrando ou com mau contato. O único modo de saber é trocando a peça. Raramente acontece de ser o outro pino de ré, que é da caixa e agarra também. Mas é muito raro.Normalmente a troca da cebola resolve.
ESTOU DOIDÃO, TENHO UM KADETT E MEU PROBLEMA COM AS LUZES DE ” RÉ ” É QUE ELAS NÃO APAGAM POR NADA.É SÓ LIGAR O CONTATO E ELAS ACENDEM.JÁ TESTEI INTERRUPTOR , CIRCUITO DAS LANTERNAS, FIAÇÃO .SERÁ QUE É PRAGA DE URUBU ?
Olá Faria.Mande examinar o chicote de fios que vai na cebola de ré. É muito provável que eles estejam colados e energizando o circuito.
A luz de ré está acendendo somente de um lado, já verifiquei a lampada e está ok, será se pode ser a cebola da ré? Grato
Olá Jeremias. A cebola de ré acende as duas lâmpadas. Pode ser mau contato ou fio ruim. Mas alguns modelos saíram de fábrica com apenas uma luz de ré.
Meu carro é um gol G4 2014 e ele ta com a luz de ré acesa mesmo sem estar engatada, o que pode ser ? eu coloquei as lampadas de ré ontem, antes não tinha, mas assim que coloquei ela não ficou acesa, só hoje que vi esse problema. coloquei as lampadas ontem, vai fazer um dia.
Olá claudio. Pode ser cebola de luz de ré com defeito. Mas retire a lampada e veja se a outra (se tiver duas) apaga ou funciona normal.
Boa noite, tenho um Subaru impreza SW 94, era automático e troquei o câmbio por um do Outback manual. Agora a luz de ré fica acesa com qualquer marcha. o que pode ser?
Obrigado desde já.
Olá Luciano. Poder ser problema na fiação visto que na caixa automática a ré acende de maneira diferente. Tem que seguir essa fiação que pode estar colada. Mas não é complicado fazer um chicote a parte para a luz de ré, se for necessário.
Parabéns, Fernando, pelo site!
Muito útil, e uma atitude de extrema boa vontade sua, postar dicas interessantes, e ainda responder a tantas perguntas (muitas até repetitivas).
Boa noite tenho um gol g6 que a luz de re tá acesa a todo momento que ligo o caro, tanto na marcha re quanto nas outras marchas eo sensor de estacionamento também funciona com o carro em outras marchas da mesma forma que a luz fica acesa.
Olá Willian. O teste seria: desligar a cebola de ré que fica na caixa e verificar se a luz apaga. Se apagar é muito provável ser sensor de ré travado. Se não apagar com a tomada desligada, então pode ser chicote da tomada colado.
Ola Fernando, Tenho uma Captiva 2009 2.4 16v e a mesma não esta acendendo a luz de Ré, ja verifiquei as lâmpadas e estão ok. Sabe me informar se este carro tem interruptor, ela é automática. O manual desse carro não fala nada é bem incompleto.
Desde já agradeço a atenção e ajuda.
Olá Alecsandro. É possível. Mas a maioria das caixas automáticas modernas podem usar o mecanismo do câmbio para acender essa luz. Principalmente as digitais. O correto é procurar uma loja especializada em caixas automáticas e fazer um orçamento.
Caro Fernando tenho uma Tucson 2008 2.7 V6 e gostaria de saber onde está localizada a cebola da luz de rè deste veículo? Obrigado
Olá Rodrigo. Se ela for com caixa de marcha manual com certeza a cebola fica nela. O lado da caixa onde ela fica pode variar pelo ano, então tem que levantar o carro e procurar. Isso é até fácil de localizar, pois eletricamente temos apenas dois fios e uma tomada por ali. (já via a esquerda, direita, em cima, enfim…). Mas se for de caixa automática então a luz de ré é comandada pelo câmbio, ou pela central dele se for uma caixa com eletrônica embarcada.
Ola Fernando. Tudo bem? Tenho um omega 95 e a luz de re nao esta funcionando. Troquei a cebolinha e mesmo assim nao acendeu. O mecanico verificou que nao esta vindo positivo na fiação. O que pode ser? O fio da cebolinha sai da onde ?? Desde ja te agradeço
Olá Marcelo. Primeiro procure por um fusível queimado. Em seguida tem que seguir o chicote da cebola até ele entra no chicote maior. Pode estar com o fio raspando em alguma parte metálica.
Boa tarde Fernando… comprei um Megane 2008, e a luz de ré não acendeu bem na hora da vistoria, confesso que não me atentei a isso, a principio pensei que fosse a lampada, chequei e não era, fusível também não, então levei á uma auto elétrica, e logo o mecanico viu que o interruptor estava isolado, sem a fiação, e com um parafuso bem no meio do plug… comprei um interruptor de uma marca bastante conhecida, modelo original, 3 pinos com o conector preto, (no catalogo do fabricante avisa que o modelo original é verde), trocou o interruptor, acendeu a luz da ré… ao ir embora da oficina, dando sequencia as marchas, o carro parou de engatar as marchas 1° 3° 5° e a ré…. travou essas marchas, apenas a 2° e 4° engatavam, voltei la, ele tirou o interruptor novo, colocou o velho (c/ parafuso no meio) e o carro voltou a engatar… detalhe, o interruptor novo ficou com o pino da ponta bastante desgastado, já viu algum caso desse?
Olá Hudson. Ode ser falta de calços, ou de arruelas na rosca do interruptor. Já vi situações sim, mas a cebola quebrou.
Olá, sabe onde fica a cebola do Xsara 2002 glx manual 1.6 16v?
Boa noite!
Olá, Fernando! Tenho um Punto Sporting 2008 e as luzes de ré ficam acesas direto ao ligar o carro. Este carro tem avisos no computador de bordo (escrito e luminoso), alertando quando uma luz não acende, informando inclusive o lado e de qual utilidade. Dito isto, havia sim uma notificação de falha na luz de freio lado esquerdo, onde resolvi, apenas retirando-a e recolocando novamente no lugar, pois estava mal encaixada. A notificação sumiu, mas as luzes de ré continuam acesas e é a primeira vez que vejo um defeito luminoso não informado pelo computador de bordo, pois até a luz da placa é informada. Pode me ajudar nesse problema?
att.,
Olá José. O computador de bordo avisa somente quando a luz é energizada e não acende. Creio que seu problema é no interruptor de luz de ré, a famosa cebolinha de ré. Se ele for cambio manual, o post ajuda a achar ela. Basta desligar a tomada de dois fios que vai na cebola (com a chave do carro ligada sem acionar o motor) e reparar se apaga a luz de ré. Se apagar, o defeito é na cebola.
Boa noite
A luz de ré do meu polo fica acessa o tempo todo quando o carro está ligado.
O que poderia ser esse problema?
Desde já agradeço!
Olá Emerson. Pode ser a cebolinha de luz de ré com defeito. Tem que desligar a tomada dela e ver se apaga. Se não apagar, verifique os fios da tomada. Podem ter colado um no outro.
Tudo bem,
Tenho um palio 2009/10 e a ré só acende quando o carro está ligado e não acende quando viro somente a chave. Será que cebolinha de te esta com mal contato?
Olá Marcelo. Pode ser. Tem que retirar a tomada dela e medir a corrente com a Chave ligada.
meu polo só uma luz esta acendendo e não esta queimada o que pode ser ?
Olá Dameao. Alguns modelos saíram com apenas uma luz de ré. Compare a cor das lentes. Se uma for vermelha e a outra branca,significa que uma é luz de ré e a outra luz de neblina traseira.
Olá Fernando, vi o post porém meu carro é uma captiva consequentemente automática e depois de tentar instalar leds na luz de ré ela queimou o fusível e ao trocar o fusível ela permaneceu ligada até msm com carro desligado, poderia me dar uma luz nenhuma auto elétrica quer mexer.
Olá Fernando Onde fica o interruptor do meu fiesta hatch 2006?
Olá Jorge. Fica na caixa de marcha. De frente para o carro ela está mais para a direita. Por baixo dar para ver ela melhor. Tem uma tomada com dois fios nela. Aliás a foto do post – a última – é exatamente de um Ford semelhante ao seu.
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida sobre o interruptor da luz de ré. Tenho um Gol 1997 e mesmo tendo comprado um interruptor novo a luz não acende de jeito nenhum quando a marcha ré está engatada. Se eu deixo toda a fiação conectada e com o interruptor fora da caixa de câmbio aperto o pino com a mão, a luz de ré acende perfeitamente. Porém, quando volto a coloca-lo na caixa de câmbio e deixo a marcha ré engatada a luz volta a não acender. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Porque eu já desisti de tentar haha
Olá Christian. Pode ser peça errada ou o outro pino, que fica dentro da caixa, e costuma desgastar ou quebrar. Nesse caso tem que verificar se existe acesso interno a ele. Uma dica é tirar a arruela do interruptor e observar se vai acender.
ola bom dia tenho um Clio 2001 fui retira o interruptor da luz de re que esta com defeito e ao retira-lo começou a sair óleo isso e normal?
Olá israel. Na hora da troca sai um pouco sim. Mas não pode ligar ou rodar com ele. tem que trocar com o carro parado.
ola Fernando tenho uma megane grand tur 2010 e nao esta acendendo a luz de ré aonde fica o interruptor de re dela pra mim testar .. obrigado
Olá edley. Se for câmbio manual ela fica na caixa. Podem ser duas posições: embaixo a direita (olhando o caro de frente) ou bem em cima dela. No caso de caixa automática tem que revisar a elétrica do câmbio.
Boa noite amigo Ivanenko, tenho um Santana Quantum 1999, o meu problema é a Luz de Ré, quando ligo o carro a luz de ré acende e fica acesa, eu não havia notado meu filho me alertou, e fui ver basta ligar o carro em 1ª ou em ponto morto a luz de ré acende e fica acesa, o que fazer nesse caso?
Olá Vilmar. O primeiro teste é desligar a cebolinha de luz de ré e observar se acaba o defeito. Pode ser chicote de ré com fio colado, ou cebolinha de ré travada ou travando.
Bom dia!
Eu tenho um Gol Geração 3 e estou com problemas na luz de Ré que de repente parou de funcionar.
Olhei e testei as lâmpadas, verifiquei o Fusível e estava ok, e por fim troquei a cebolinha de Ré.
Nada adiantou!
Acabei adiando a ida ao eletricista e estou até hoje com o carro assim, até que um dia desses fui dar a ré na minha garagem e fiquei forçando a alavanca pra trás (no meu gol o engate da ré é ao lado da 4ª marcha), vi que acendia a lampada, quando eu aliviava a pressão parava. Aí forçava novamente e acendia, ao aliviar as luzes desligavam.
Tem algum sensor que a alavanca da marcha encoste e acione a lâmpada?
Olá Lucas. Isso pode significar que o curso dentro da caixa está mais baixo. Uma sugestão é retirar a arruela da cebolinha de ré ou apertar mais com suavidade. Também pode ser peça errada. Compare com outras cebolinhas de ré de Gol do seu ano.
Boa noite
Onde fica essa Cebolinha de ré do Civic 1998
Obrigado
Ola Salvador. Se for caixa manual fica nela. Ou embaixo, olhando o carro de frente, ou em cima dela. Quase sempre tem dois fios na tomada dela. Se for caixa automática fica no cambio e é mais melindrosa a troca.
Boa Noite. Tenho um Fiat Idea com sensor de ré com 04 pontos. Acabou quebrando um ponto, consigo trocar somente esse que está danificado? tenho que trocar todos os 04 pontos? tenho que substituir o conjunto completo?
Ajude, por favor.
Olá. Se for sensor de estacionamento, aquele do para-choque traseiro, existe a possibilidade de troca de um. Mas normalmente as lojas vendem somente o conjunto.
Bom dia!
Tenho um fiat Linea Absolut 2009 e uma lampada da lanterna não acende e uma lampada de ré também não e já foi feita a troca de ambas as lampadas e fusíveis, mas mesmo assim não acende. Existe a possibilidade de ser problema no modulo?
Olá Mara. Antes de qualquer outro teste a cebolinha de ré tem que ser testada. ela fica na caixa de marcha e tem acesso pela frente e embaixo do carro.
Bom dia !poderia me explicar como faz o teste da cebolinha da luz de ré do santana . agradeço .
Olá. Tem que desligar os fios da cebolinha e fechar um com o outro. Com a chave ligada verifique se a luz de ré acendeu. Se sim, a cebolinha está ruim. Se não acender verifique o fusível de luz de ré.
Boa tarde Fernando! Tenho um gol G2 special 2001,quando engato a ré a luz não liga,mas se eu puxar bem para traz o câmbio ,ela liga,se solto,ele vai um pouco para frente,e a luz apaga,seria um mal contato ,ao engatar ,como faço para resolver??
Olá Josias. O primeiro passo é trocar a cebolinha de ré. Ela é mais frágil e pode dar esse mau contato no pino dela. Outra possibilidade seria defeito dentro da caixa (raro) ou trambulador de marcha com folga. Fiação não creio. Mas verifique a tomada da cebolinha.
Boa tarde!
Já troquei dois interruptores de ré do versa 2014 e continua quebrando o pino que vai dentro do cambio.
Sabe informar o que acontece?
Olá Ferreira. Ou é peça de baixa qualidade ou pode ser o contra pino dentro da caixa. Também experimente colocar arruela. Normalmente ela vem com o interruptor de luz de ré.
Boa noite. Muito bom o seu canal.
É possível recuperar o interruptor de ré (cebolinha)?
Olá Marcos. Não. Quase sempre são blindados e a maioria tem um custo muito baixo. O que mais estraga no interruptor é pino, o que dificultano conserto.
Boa noite Fernando, gostaria de saber de que lugar vem o chicote do interruptor de ré?, pois achei o interruptor mas não achei o chicote! tenho um polo 2003
Olá Felipe. Se o motor for longitudinal o chicote vem por trás do motor até a caixa.