Um carro e um “rosto”cativante!
Estranho pensar em um carro com um rosto. Mas não é novidade dar uma cara cativante para automóveis. Pesquisas indicam que a primeira observação que fazemos quando escolhemos um carro é a mesma que fazemos quando conhecemos alguém: olhar a dianteira, ou o rosto, no caso de pessoas. Com animais de estimação acontece o mesmo.
Aqui no Mãos ao Auto já falamos de carros femininos. Mas nesse caso expusemos o interior do carro, com as fábricas cada vez introduzindo mais acessórios de necessidades bem femininas. Mas um carro com cara da cachorrinho pedindo carinho ou algo assim, é muito interessante de se imaginar.
Este apelo dos designers de automóveis já era evidentes em desenhos e filmes, principalmente da Disney, que sempre deu ares cativantes a seus personagens, sejam do bem ou do mal. Sim um carro pode ter uma “cara”de mau sujeito cativante, dependendo do design automotivo.
Quem não se lembra do Herbie, o fusquinha inteligente? Pois a função de um designer de automóveis é criar esboços inovadores para carros novos que impressionem o futuro comprador, como o Herbie dos estúdios da Disney. Na época do lançamento do filme a venda do fusquinha disparou no mundo.
A modernidade sempre vai influenciar os profissionais que desenham os automóveis até que virem uma realidade. Além de se preocuparem com aspectos como a segurança, conforto, e até abrir espaço no desenho para um motor V12, a grande verdade é que escolher um carro é quase sempre por amor a primeira vista. Mesmo que alguém escolha outro modelo pelos itens ditos acima, vai ficar com o pensamento voltado para aquele “sorriso”que recebeu primeiro, como se o carro sussurrasse para o comprador: “me leve pra casa”.