É fácil!
Material Necessário:
1 – Quatro calotas a gosto.
2 – Uma chave de rodas.
3 – Um macaco mecânico.
Como trocar as calotas do seu carro!
Abra a embalagem das calotas e procure pelo orifício maior. Em seguida pegue a chave de roda no porta mala do seu carro e afrouxe apenas três parafusos de uma das rodas e os retire. Faça o serviço em local plano, pois a roda vai ficar presa apenas por um parafuso. Mas se você desejar aumentar a segurança use o macaco como se fosse trocar o pneu. Também acione o freio de mão e mantenha o carro vazio, sem pessoas dentro.
Em seguida instale a calota. Como? Você perceberá que o parafuso que ficou na roda passará com facilidade pelo único orifício mais largo da calota. Evidentemente que este parafuso servirá de guia para os outros três que você retirou. Antes de instalar a calota procure nela o local onde o bico do pneu deverá ficar posicionado (veja a imagem acima, no alto a esquerda). Não é difícil percebê-lo. Aperte os parafusos retirados com o aperto de uma troca de pneu. Em seguida retire o macaco com segurança e repita a operação nas outras rodas.
Existem também calotas que simplesmente encaixam na roda. Mas elas são mais vulneráveis a se soltarem pelos buracos de nossas vias. Também há no mercado vários outros modelos de calotas, mas optamos por um post explicando a instalação da mais comum do mercado. Mesmo que seja um serviço que o motorista pode fazer, não se esqueça da segurança, não tenha dúvidas sobre isso. Se tiver algum receio procure um borracheiro de confiança.
No mais, mantenha as calotas sempre limpas. Além de proteger as rodas, principalmente na hora de estacionar, elas também dão um charme a mais em seu carro, refletindo sua personalidade e bom gosto.
Assista o vídeo abaixo:
Troquei as 4 calotas do meu carro, mas não coloquei o macaco, tirei os 3 parafusos e fiz as trocas com o carro no chão, apos isso, o carro começou a da fibração na hora da frenagem, fora um cheiro muito grande de queimado nas 4 rodas….! Isso pode ser algo relacionado a troca de calotas?
Olá Alex. Leve até uma oficina e verifique o aperto dos parafusos das rodas.
Oi eu tenho um ford ka ano 2000 gostaria de saber como faço para trocar a calota se n tem a entrada dos parafusos http://starmoz.com/images/ford-ka-2000-13.jpg
Olá davi. Normalmente estas calotas são encaixadas nas rodas do carro. Use o bico do pneu como referência para a instalação.
Ola duas perguntas:
1-tem uma borracha preta aonde são os parafusos, como faço para remover este tipo de calota? Meu carro é uma fox trenline 2015, a calota tem 5 furos.
2- Na hora de apertar, é para apenas apertar até parar ou para apertar bastante com força?
Um abraço
Att Arthur Barreirinhas
Ola!
Acabei de comprar um fusca 65 que nao esta com as rodas originais, mas msm assim queria mante-las. Gostaria de saber se da pra colocar calota e fita granca de fusca. Acho que a roda é de uno… mas nao tenho certeza.
Olá Deborah. Sim existem loja e pessoas que vedem equipamentos para customização de rodas de fusca e do fusca inteiro. Você encontra na internet ou em clubes de Fusca pelo Face.
Obrigada!
Olá Fernando, tenho uma kombi ano 2002, injetada, à gasolina. Determinado dia cheguei, coloquei na garagem, desliguei-a e tirei o cabo da bateria. No outro dia fui ligar, após colocar o cabo da bateria e nem sinal no painel deu. Troquei a bateria por uma nova e nada, sem sinal no painel. Sendo que no acendedor de cigarros tem corrente de apenas 2,0v (dois volts). O que pode ter acontecido com a mimosa, amigão?
Verifique o cabo positivo da mimosa. Pode ter soltado algum ou estar bambo no terminal. Ele costuma passar pelo arranque também. Não deixe examinar o negativo. Tente fazer um por fora ligando o negativo direto em alguma parte metálica ou mesmo no chassi. Cuidado para não inverter.