Como testar um fusível
Fusíveis são acessórios de segurança do seu carro de máxima importância. Podemos dizer que eles são as “sentinelas” de todo o sistema elétrico de um automóvel. Excetuando o motor de partida, desde uma pequena lâmpada colorida do painel até o alternador do seu carro, existe um tipo de fusível de prontidão no meio do caminho do circuito.
“Basta uma ameaça de curto que eles interrompem a energia, explodindo por calor um filamento planejado como uma autodefesa.”
Todos eles são dimensionados cuidadosamente pelos engenheiros das fábricas para suas funções. Por isso, sempre substitua um fusível queimado por um idêntico para que não haja danos futuros. Quais? Os perigos de uma adaptação ou da famosa gambiarra.
Um fusível do seu carro queimou? Então pergunte-se: por que? Nenhum fusível queima sem motivo. Ele não “cansa” de ser fusível e simplesmente estraga. Algo o queimou e tem que ser descoberto caso contrário o outro vai queimar também e assim sucessivamente. Então, como testar um fusível?
Para que serve um fusível
Não sou da geração que viu o fusível ser introduzido nos automóveis. Mas foi algo mais importante do que, por exemplo, o motor de partida que substituiu as manivelas. As manivelas de partida duraram até os anos 60 em carros como o Gordini e outros. Mas os fusíveis já equipavam estes modelos. Por que? Por segurança. Um fusível pode salvar o seu carro de um incêndio, ou, no mínimo, de um grande prejuízo financeiro. Eles foram inventados para evitar as consequências de um curto, ou interromper a corrente que entrou em curto por um motivo qualquer.
Os fusíveis começaram assim:
E hoje estão assim:
Para que serve um fusível
Pelo formato fica evidente que eles são como uma ponte, um interruptor de um determinado circuito. Os faroletes tem dois, os faróis podem ter quatro, a ventoinha do radiador tem um, e assim por diante. Todo circuito elétrico do seu carro deve ser protegido por um fusível, seja de fábrica ou instalado posteriormente por uma loja especializada (como um alarme ou som).
Quando queimam, não devem ser substituídos por outro de maior número. De fato, todo fusível queimado deve ter seu circuito avaliado por um eletricista. Ele pode queimar por excesso de uso? Sim, mas acontecia mais com fusíveis antigos, como os de vidro. Um dos poucos fusíveis modernos que estragam por uso é o da ventoinha do radiador. Mas eles não queimam, e sim esquentam muito, perdendo sua função protetora.
Não deixe de fazer uma revisão periódica do estado dos fusíveis do seu carro. O tempo de uso também é um inimigo deles. Seria o mesmo que não dar atenção a conservação dos pneus. Embora não seja levado em conta, e como dito acima, os fusíveis e sua correta manutenção estão diretamente envolvidos com a segurança do motorista e dos passageiros.
Existem duas maneiras de saber se um fusível está queimado. A primeira é pelo visual, mas esse é um teste que pode enganar se o defeito não estiver evidente, como a foto abaixo.
No caso de carros mais novos o fusível usado é tipo lâmina e tem diversas cores que combinam com a amperagem.
A segunda maneira de se testar um fusível é com uma lâmpada de testes.
Pegue uma lâmpada de teste e acesse a caixa de fusível de seu carro. Normalmente ela fica embaixo, do lado esquerdo do motorista. Também pode ter mais uma no compartimento do motor. Prenda a garra do teste em uma parte metálica do veículo e encoste a ponta de teste nos dois lados do fusível. O fusível estará queimado se ascender em um lado e no outro não.
Muitos clientes e amigos nos perguntam como saber se um fusível de segurança do carro está queimado. É uma boa pergunta, pois a maioria confere o fusível pelo visual e quase sempre se engana. Para ter certeza se o fusível está queimado, é Teste de fusíveis – Como fazer necessário uma chave de teste de continuidade.
Mas apesar da eletrônica permitir testes de continuidade com multímetros, por diversas vezes fomos enganados por tais equipamentos. Acreditamos ser a sensibilidade a responsável por isso.
Então, por causa da eficiência, optamos por construir um teste com uma lâmpada de 21 Watts automotiva (lâmpada de luz de freio). Ela possibilita um teste perfeito, além de ser de baixo custo.
Teste de fusíveis – Como fazer
Material para fazer uma chave de teste para fusíveis
- Um soquete de lâmpada de um pólo (encontrado em qualquer loja de peças).
- Uma lâmpada de um pólo.
- Uma garra jacaré de tamanho médio.
- Um metro de fio comum.
- Um “raio” de roda de bicicleta.
(Assista ao vídeo de como montar o conjunto)
Lembre-se: os fusíveis são para proteção de circuitos elétricos do seu carro. Eles não queimam simplesmente por queimar. Se a substituição do fusível não resolver o problema, um técnico deve ser consultado. Jamais substitua um fusível queimado por um mais forte! Respeite e repita a cor do fusível queimado.
Valores de alguns fusíveis:
- 5 Ampéres (laranja ou translúcido)
- 10 Ampéres (Vermelho)
- 15 Ampéres (Azul)
- 20 Ampéres (Amarelo)
- 25 Ampéres (Branco)
- 30 Ampéres ( Verde)
Um fusível mais fraco pode não suportar o circuito e um mais forte pode suporta um curto indireto, como um acessório velho e quase queimado. Nesse caso existe risco de subir fumaça até o circuito desligar. Também temos acessórios extremamente sensíveis que precisam de uma proteção eficiente e rápida para evitar danos maiores. Por isso, uma chave de teste como a do post, será mais eficiente, localizando o fusível interrompido com precisão.
No caso de não ascender nos dois lados, então é porque ele protege um circuito ainda não energizado (como farol, farolete etc). Acione estes acessórios e repita o teste. Se queimado, retire-o com a pinça própria e troque por um da mesma cor. Normalmente todo veículo novo tem fusíveis de reserva bem visíveis. MAS SE VOLTAR A QUEIMAR, NÃO INSISTA. TAMBÉM JAMAIS TROQUE A COR DO FUSÍVEL. (VEJA PORQUE AQUI)
MAXI FUSÍVEIS
Existem outros fusíveis, conhecidos como maxi fusíveis. ou fusíveis gigantes. São do mesmo formato, mas bem maiores, Quase sempre ficam no compartimento do motor, perto da bateria. Nesse caso devem ser testados em uma oficina, pois se houver um curto ele tem que ser resolvido de imediato. Nesse caso não podemos simplesmente trocar o fusível. Esse post é para fusíveis de acessórios, como faróis, seta, rádio etc.
A dica final é de sempre: trabalhe com segurança!
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Preciso de ajuda
Meu celta Parou de ascende a seta quando acionado não funciona
Fiz o teste liguei o piscar e está funcionando perfeitamente .
Fi
Olá Clebersom. Se a tecla do alerta não estiver influenciando no defeito pode ser fusível de seta queimado e dependendo do ano do Celta. pode ser relé também.
Obrigado amigo dito e feito era o fusível de seta
Porém oque pode te levado ele a queimar?
Pode ser um curto intermitente na base das lampadas ou relé ruim, como pode ser um simples acidente. Se acontecer de novo repare se algo além da seta também para de funcionar.
Oi…a luz do painel do meu carro enfraqueceu apenas de um lado? Pode ser fusivel apenas?
Oi Amanda. Na maioria dos carros a iluminação do painel, dos dois lados, é protegida apenas por um fusível. Embora vc não disse qual é o seu carro eu tenho quase certeza que é luz queimada no lado escuro.Não parece ser fusível. Neste caso será necessário retirar o painel e trocar a lâmpada.
Tenho um uno mille ex 99/00
No Uno Mille o caso é exatamente o explicado: será uma lâmpada de painel queimada. Mas não é um serviço caro ou demorado. Procure um eletricista de confiança. Obrigado por participar do blog.
Tenho um Mille EP 95/96 e o farolete parou de funcionar o dianteiro direito e o traseiro esquerdo.
Pode ser fusível?
Olá Felipe. Sim pode ser fusível visto que são dois fusíveis protegendo as lampadas conforme vc relata que queimou. Vale a pena conferir. Provavelmente um deles está queimado.
Ola eu tenho um fiesta 2003 e as seta nao esta pegando apensa os piscar alerta acendem o q faço. . Alguém ai pode me ajudar?
Olá Fávio. Repare se a seta ameça piscar mexendo na tecla do alerta.Também pode ser fusível de seta queimado. Procure por ele na caixa de fusíveis. Com ele na mão coloque-o contra a luz e veja se o filamento está rompido. Relé de seta é improvável porque a maioria dos carros tem um relé para a seta e o alerta.
Bom dia! Troquei ontem a bateria do meu carro e parou de funcionar o limpador de para-brisa e as luzes de leitura traseira. Sera que com a troca da bateria queimou algum fusível?
Olá Caique. Não, fusíveis queimam apenas quando há ou acontecem curtos. Primeiro verifique se os fusíveis estão cada em seu local consultando o manual. Em seguida verifique as luzes traseiras se estão lá ou queimadas. Não se impressione se algo estiver faltando. E nos dê um retorno. Abraços.
O meu veículo no porta fusíveis tem alguns deles que não estão passando corrente isso normal
Olá Manoel. Sim. São acessórios que não estavam ligados ou energizados, como farol, farolete etc. Também pode ser Fusível reserva.
Olá tenho um uno mille 2002 que tem me dado trabalho… primeiro as vezes falha tenho que dar um tranco… outra quando está em funcionamento consigo tirar a chave e continua a funcionar, ontem notei que a ventoinha não funcionou parei em uma mecânica o moço testou o fusível e ela ligou na hora como eu vou saber se acontecer denovo estou sempre só…
Olá Bárbara. No caso da chave você deve levar até um chaveiro e verificar porque está acontecendo. O tal falhar que vc cita pode ser bateria sem carga e deve ser testada também, assim como o alternador. Mas não dê tranco no carro pois pode até fundir o motor. Se a ventoinha voltou a funcionar normalmente então aprenda onde fica o fusível dela para que não te deixe na mão. Com este calor ela é mais exigida e o fusível pode queimar ou dar mau contato. Normalmente na tampa da caixa ou mesmo onde ficam os fusíveis existe um desenho evidente que seria um quadrado com uma hélice no meio, como se fosse um radiador de carro. Como vc disse que normalmente não tem quem a ajude eu sugiro que procure algum seguro para este tipo de caso. Alguns são bem baratos e funcionam. No mais estamos aqui para te orientar mais.
Meu new civic tem horas q acende as luzes do painel e tem horas q n
Olá André. É um nítido mau contato. Pode ser dentro do painel, na tomada dele, ou nos soquetes das lampadas. Mas se for as luzes de iluminaçào, procure por um reostato de clarear o painel. Pode ser defeito ou posição errada dele.
Amigo tenho um fiat doblo , tive problemas com o motor do limpador vindo este a queimar.
Comprei um novo , fiz o teste do motor funcionamento , troquei o fuzivel e mesmo assim não tem contato de corrente observado com a lâmpada teste.
O que pode ser ? Será problema na caixa ?
Olá Anderson. Pode ter queimado a chave do limpador ou de um relé inversor na caixa de fusíveis. Lembre-se que o limpador tem que ser idêntico ao antigo. Alguns testes mais detalhados vão ter que acontecer, como na saída da chave e troca de alguns relés como teste.Mas se vc não encontrou o positivo pós chave que chega independente da chave do limpador (vc liga a chave do carro e energiza o limpador) vale a pena investigar a caixa de fusíveis, logo atrás do fusível do limpador.
Boa Noite!
Meu querido, me ajuda.
Tenho meriva 2004,o ponteiro do marcador combustível parou de funcionar,as vezes marca luz da reserva mas coloco combustível e nada o ponteiro fica parado.os de velocidade,rpm,e temperatura funcionam normal.
E agora ao andar com o carro todos os ponteiros caem apaga o hodômetro, e passa um tempinho eles voltam a funcionar,menos o marcador combustível.
Já trocamos sensor de nível.
Olá Enilton. Muitos testes devem ser feitos no seu carro. Pode ser desde um aterramento ruim, troca recente de bateria, ou até problemas no painel ou na central elétrica do Meriva, que fica perto do limpador de para-brisas. Este carro tem relé para quase tudo! Veja neste link sobre a seta do Meriva a quantidade de relés. https://www.maosaoauto.com.br/2016/01/rele-de-seta-do-meriva-onde-fica/
Pode ser que um deles, como o principal, esteja com mau contato. Mas eu sugiro que leve-o até um eletricista experiente nesse modelo.
Olá
Cara, hoje dei partida no carro (Classic Life 2007) e ele não pegou. O motor de arranque normal. Sem sinal de setas, e luz do motor apagada. Achei a princípio que fosse o ejetor de combustível, pois ele não dava sinal de ejetar o combustível mas não era.
Na realidade problema era 2 fusíveis tipo lâmina que estavam queimados, um das setas direcionais e outro da partida.
Troquei-os e foi bater e ligar. Cara, muita gente pensa que pode ser tratar de coisa muito complicadas, mas é apenas um fusível, tirei um de cada vez e olhei na frente da luz de uma lanterna, da para ver exatamente qual está queimado. Paguei R$0,50 centavos, aqui em Campo Grande/MS, mas aqui tudo é muito caro, em outro lugares deve ser uns R$0,20.
Tem que ficar esperto, pois poderia ter sido guinchado e ido para uma oficina e os caras darem o golpe, pois nesse país tá cheiro de ladrão disfarçado de mecânico.
Valeu.
Fora Dilma e fora PT …
Ha ha. Bom comentário Anderson! É isso aí….
Bom dia..
Semana passada eu peguei peugeot 206 ano 2oo6, só que o farol dianteiro eo pisca traseiro ambos do lado direito não estão funcionando será que são os fusíveis??
Olá Renan Obrigado pela participação. Verifique as lampadas. Não existe fusível apenas para uma lâmpada de seta. Ela deve estar queimada ou com mau contato. Já a lâmpada de farol ela tem que ser inspecionada na mão, observando os filamentos.
Ha buzina do meu carro esta izolada o que sera que acontesseu
e omde fica
Olá José. Qual é o seu carro e ano?
Ola pessoal tem uma Corsa hathc 2012 e o farol baixo não esta funcionando mais o fusível não este queimado o que pode ser?
Olá Leliano.Pode ser lâmpada queimada,tomadas das lâmpadas estorricadas ou até a chave de farol.Existe a possibilidade,se nada acima for constatado, de ser um problema na caixa elétrica comum no Corsao. Neste caso um eletricista deve confirmar.Abraço.
Tenho um uno 2008 e os marcadores de gasolina velocidade e temperatura pararam de funcionar. Meu marido trocou o fusível e ele voltou a funcionar e logo em seguida parou novamente. Preciso andar uns dez km para levar o carro ao mecânico é perigoso?
Olá Ana Paula. É só ir sem o fusível. Não tem perigo.
Tenho uma Fiorino 2010, e apagou a luz de lanterna esquerda e a luz do painel, verifiquei o fusível, e estava queimado, troquei , acendeu td normalmente, porém andei 500 metros e apagou de novo, verifiquei a lâmpada, está correta, os fio aparentemente tb, será que pode ser curto dentro do painel????
Olá Danilo. Sim, pode ser painel. Mas o curto é mais comum nas pontas onde ficam as lampadas. Reostato de painel (aquele que clareia e escurece a luz do painel) também queima este fusível. Verifique se a luz de placa também a apagou, Se for o caso verifique a fiação dela, pois o fusível que vc menciona pode também proteger a luz de placa.
olá,as setas eo alerta do meu fiesta 2011 parou de fucionar oq faco..??
Olá gleyson. Primeiro faça o teste da tecla do alerta que pode interferir em todo o sistema de setas. Ligue a chave do carro e acione a seta para uma lado qualquer. Em seguida mexa na tecla do alerta para cima e para baixo e para os lados também. Observe se ao fazer isso a seta ameaça piscar ou volta a piscar. Se acontecer isto, então o defeito é no alerta e deve ser trocado. Caso contrário pode ser relé de seta queimado.
boa tarde Fernando
tenho um classe a 2001, troquei recentemente a bateria, apos a instaláção saiu um cheiro de queimado, e uma fumaçã, o painel nao ascende, sera que queimo0u algum fusivel´?
o0bg,
vo0ce po0deria me indicar um bom eletrico na região0 central´, bela vista.;mto0 o0brigado0
Olá david. Eu sou de BH, Minas. Mas quando se instala uma bateria e algo parece estar se queimando pode ser algum fio mal colocado ou descapado e encostando onde não deve. Leve até a loja que trocou a bateria e peça para verificarem a ligação da bateria.E sim, pode ter queimado o fusível do painel. Mas a fumaça que saiu por ali é um mau sinal. Pode ser que algo a mais tenha se queimado.
meu caro eu tenho um polo 2003 e ele parou de acender a luz de alta o que pode ter acontecido ja´verifiquei os fusíveis e tem um que nao está funcionando, porem nao esta queimadoo encaixe dele nao tem eletrificação.
Olá Givanildo. Pode ser relé de farol ou a chave comutadora de farol com defeito. Um eletricista vai ter que testar a continuidade de corrente até achar onde está o defeito.
Olá tenho um palio 98 ele parou de acender a luz de freio quando freia. O que pode ser?
Olá Mawill. Grato por participar. Pode ser as duas lã,padas queimadas – o que é bem comum – ou o interruptor de luz de freio queimado. Ele fica no pedal de freio, bem acima dele. O link abaixo talvez possa te ajudar mais. Abraços.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/11/qual-e-a-lampada-da-luz-de-freio/
https://www.maosaoauto.com.br/2015/04/luz-de-freio-nao-acende-o-que-deve-ser-o-que-faco/
Ola, tenho um Classe A 160 2003/2004, quando viro a chave não acende a luz do painel item 2, 5 e 7 conf. manual, perdi a estabilidade na aceleração e no volante, pode se fusível? A ! quando abro porta não da mais o aviso de farol aceso.
Olá Nilsa. Primeiro você deve pedir uma revisão dos fusíveis e depois medir o alternador do carro.
Obrigada.
Tenho um peugeot 207 2010, a tomada 12v junto com a luz de teto e porta-luvas parou de funcionar… sei q oq comanda os tres é um fusivel de 20 ja identificado na caixa de fusiveis. A questão é: ja foi trocado o fusivel por um novo, q em questao tbm nao estava queimado… e mesmo assim as luzes e a tomada nao voltou a funcionar. Oq pode ser?
Olá Alexandre. Este fusível quase sempre queima quando usamos o carregador de celular ou do GPS.A queima acontece quando tiramos ou colocamos a tomada. Faça um teste de continuidade do fusível (se já não fez). No visual ele engana muito. Se continuar queimando então existe um curto que tem que ser reparado. Não instale fusível mais forte do que o original.
Bom dia , meu nome é Thalis e possuo um gol g5 09/10 e ontem ao trocar lâmpadas superbrancas pelas convencionais amarelas , o farol parou de funcionar do nada , o que pode ter acontecido num caso como esse ?
Desde já agradeço à atenção.
Olá Thalis. O primeiro passo é verificar os fusíveis que podem ter queimado durante a troca. Em seguida testar as lâmpadas que estão instaladas. Para fazer isso basta recolocar uma das brancas que retiraram. É preciso saber se as superbrancas já não acendiam antes da troca e a potência delas, que está gravada na própria.
Acabei de trocar a boia do meu uno, mas o marcador de combustível fica na reserva direto.
Olá Paulo. Olhe se algum fusível qeuimou durante o o fusível ou se há algo na tomada. Dependendo do ano do Uno pode exigir uma regulagem de instalação.
Qdo ligo a chave, as luzes do painel nao se acendem, mas quando dou partida a luz da bateria fica acesa. Pode ser algum fusivel? Obs.:farois, luz de teto, setas funcionam normalmente.
O fusível 23 do meu corsa 98 queimou aí a luz do painel apagou o que será ?e continua queimando
Olá Sandro. Grato por participar. Repare se mais alguma luz de farolete ou luz de posição (primeiro estágio da chave de farol) apagou também. Neste caso pode ser curto em uma desta luzes ou soquete. O fato é que , normalmente, o luz do painel recebe energia do mesmo fusível dos faroletes cotados. É uma dica.
Tenho um Classe A 160 – 2000/2001.
O Ar Condicionado parou de funcionar, observo que a ventilação funciona normalmente, é como se o compressor não acionasse.
Já levei em oficina de Ar, que constatou que não é gás, tem gás e a pressão está correta, levei em oficina geral que não diagnosticou o problema. Poderia ser a chave do próprio botão, ou uma correia que não aciona o compressor, ou até fusível, relê?
São José – Santa Catarina, 16 de Janeiro de 2017.
Olá Gilson. Tem que testar o fusível e o relé do ar. Também tem que seguir a corrente do botão até achar onde ela possa está interrompida ou impedida de passar.
Olá,
tenho um fiat uno modelo novo. Nesta última terça-feira, um rapaz bateu na traseira do meu carro, mas visivelmente não tive danos grandes, apenas um pequeno amassado no porta-malas e na placa. Porém, quando liguei o carro novamente os faróis não funcionaram, quando deixei o carro desligado por um tempo, os faróis voltaram a funcionar, mas a luz do painel não funciona quando ligo o carro (OBS: todas as luzes, se acendem quando giro a chave, somente quando ligo o carro mesmo é que o painel apaga, somente se vê se a luz alta é acionada), a luz do farol direito também não acende mais. Isso se deve a pancada? Será que é algo que eu deva me preocupar muito?
Olá Lorena. Pode ser que algum fio atrás entrou em curto e queimou o fusível atingindo várias lâmpadas do carro. As lampadas da placa, por exemplo, fazem parte de um circuito que pode causar oque você narra. Tem que avaliar se existe algum fusível queimado.
Bom dia amigo! Mexi no chicote dá boia Uno fire 2002. Jample e deu curto. Quando giro a chave as luzes que devem ficar acessas não acende. Sendo elas óleo,injeção e freio de mão. A dá reserva também. As outras quando acionadas estão normais. Carro rodando normal.Existe algum fusível que controla. Obrigado
Olá Marcio. Sim, pode existir um fusível que protege parte do painel. Procure por um escrito ” service” ou tem que procurar no manual o fusível de instrumentos do painel.
comprei um classic 2006 recentemente, o marcador de combustivel nao esta funcionando fui olha era fusivel queimado, so q esta em curto e esta queimando todos fusiveis q coloco, obs:o limpador tbm nao esta funcionando. oq pode ser? o que pode estar causando o curto.
Olá Jeferson. Pode ser curto no limpador ou no painel. Primeiro tem que descartar um curto no limpador.
Parabéns pelo post, muito didático.
Estou com um problema e gostaria de saber se pode me ajudar ?
Hoje eu acabei fechando o circuito no meu carro quando fazia teste de algumas lampadas do mesmo, com dois fios eu despercebido deixei eles encostarem. Resultado: as luzes do painel não acendem e os vidros não funcionam. Mas só não funcionam com meia chave, quando LIGO o carro e dou partida, tudo pega normalmente.
Olá Jamisson. O primeiro passo é testar os fusíveis, principalmente os de luz de posição que comandam também a luz de painel.
OI BOA TARDE TENHO UM FORD FOCUS SEDAN 2008, ELE DE REPENTE PAROU DE FUNCIONAR, NAO TAVA LIGANDO, LEVEI NO MECANICO E ELE DISSE QUE ERA O FUSIVEL E AJEITOU.
Meu Palio deu um loucura no marcador de combustível e econonometro , desceu mais que o normal e sobe até a matade
Ford Ecosport 1.6 2005 não está funcionando o aviso de som do farol ligado, será um fusível?
Olá Guilher.Sim, pode ser. Procure no manual, parte de fusíveis, alarme de farol aceso. Localize na caixa e verifique se está queimado.
Ola…O a luz do painel do meu ecosport não acende, mas qdo vou dar seta ele acende e apaga, sera esse tal de roteostato
Pode ser mau contato no reostato ou no comando dede seta. Procure pelo reostato e mexa nele com os faroletes ligados
Boa noite, o marcador do meu carro esta com problema, ja aconteceu de acabar o combustivel com 4 pontinhos. nissan versa 2016
, eu ja troquei a boia de combustivel uma vez, sera que é esse o problema de novo ou algum fusivel?
Olá Wendel. Provavelmente é a bóia. Mas existe um teste antes de trocar feito com a bóia na mão. Também pode ser boia encharcada de combustível. Daí ela fica mais pesada e não marca no painel.
Olá Rodolfo. Obrigado por participar do blog. Tudo indica que o relé de seta está com defeito ou mau contato, pois o alarme pisca as luzes independente do relé de setas. Tente retirar o relé e substituí-lo.
O link abaixo vai te ajudar a fazer este serviço. Abraços
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/como-testar-um-rele-de-seta-como-troca-lo/