Sonda Lambda
Sonda lambda. Esse nome parece ser de uma peça do seu carro? Verdade seja dita: parece mais com um peça de submarino. Também nos lembra aquela famosa resposta de um mecânico em uma propaganda antiga: “É dona… O problema do seu carro é na repimboca da parafuseta!”
Mas a verdade é que você não está sendo enganado. Essa peça existe realmente e faz parte dos carros com sistema de injeção eletrônica.
O grande problema é o diagnóstico que vai além da frase escrita no visor do instrumento profissional que testa a injeção do seu carro. Resumindo: uma simples condenação da sonda lambda, na maioria das vezes, não é o que parece ser.
O que é sonda lambda?
Uma sonda lambda mede a quantidade de oxigênio que sai pelo escapamento e informa a central. Essa que providencia mudança para um melhor desempenho do motor. Sem muito blá blá blá técnico, ela examina os “excrementos” do motor examinando partes da saúde do seu carro.
A questão é que a origem do problema pode estar em outro lugar e os instrumentos de medição passam a culpar a inocente sonda Lambda do seu carro. Então, na maioria das vezes ela é trocada sem necessidade.
VEJA AQUI O QUE É UM SENSOR DE ROTAÇÃO
Pensem: segundo algumas fábricas, uma sonda Lambda tem vida útil de até 80 mil quilômetros! Então, se o seu mecânico condenar a sonda, peça para ele investigar mais o motor, um outro problema qualquer que fez a dita cuja “passar” uma informação errada por simples obrigação técnica. Ela foi feita para isso. Muitas vezes ela não é a causa do defeito e sim a consequência.
O fato é que, se o seu carro é mais recente, a troca da sonda será inútil e a luz da injeção vai acender novamente em pouco tempo. É preciso descobrir o que está fazendo a sonda passar a informação incorreta e uma das causas pode ser o combustível adulterado, como a presença de muito chumbo.
Aumento de consumo pode ser por causa da sonda lambda
Uma boa tentativa é escolher um posto de gasolina de confiança, passar a abastecer nele com frequência e observar se a luz da injeção vai apagar. O importante é sempre estar informado. É saudável para sua relação profissional com seu mecânico e também para o seu bolso.
Boa Tarde.
Tenho 1 citroen Xsara Brk – 1.8 16v 2000 – gasolina. Recentemente começou a dar uns trancos no motor, na maioria das vezes pequenos, mas já deu um muito forte. A luz de ignição acende, fica uns 3/5 ms depois apaga.
O que pode ser?
Outra ajuda voce conhece, sem ser concessionária, alguma oficina citroen/peugeon no Rio de Janeiro, Centro, Z. Sul ou Z. Norte.
Grato
Olá Edgar. Obrigado por participar. Se a luz da injeção acendeu,então o motivo da pane vai estar registrado na memória da Central. Pode ser combustível Ruim, bobina com defeito intermitente e outros. Por isso vc deve procurar uma oficina especializada em injeção.Como somos de Minas, não conhecemos uma Oficina por aí para recomendar.Procure referências com amigos ou através se um clube de citroen. Existem muitos com sites na internet. Abraços.
Tenho um ecosport 2008 e uns dias para cá começo acender a luz de ignição acende e o carro perde força.. Queria informação sobre esse problema?
Olá Thiago. Veja bem, o primeiro passo é escanear (Central da injeção) o carro para saber o motivo e analisar possíveis causas. Mas o que temos observado é problemas por combustível ruim, como o álcool ou gasolina com adulteração. Fora isso, de vc abastece seu carro em locais de confiança, o Scanner vai ser necessário.
tenho voyage 2010 1.6 há alguns dias atrás ele vinha farrapando até que a luz da injeção acendeu e ele está contando e esquentando muito está passando dos 90º . O que fazer ?
Olá Haroldo. O primeiro passo é examinar com urgência o sistema de refrigeração do motor. Pode ser ventoinha ruim ou algum vazamento de água. Procure um mecânico de confiança, pois os danos podem ser caros. Abraços e obrigado por participar.
Bom dia Amigo, tenho um gol g6 2013 1.0, o mesmo está com a luz da injeção acesa, fiz o checkup e acusou sonda lambda 2, troquei a mesma e não resolveu o problema, a luz acendeu novamente. O que pode ser?
Olá Nicássio. Vá até uma casa de escapamento e peça para verificar o catalizador. Ele também faz a luz acender por causa da sonda. Combustível ruim também faz a sonda enviar sinais errados para a central.
Obrigado. Mas me fale uma coisa, catalizador se tiver ruim tem como testá-lo?
Será um exame diferente, visual. Ele pode entupir o escapamento ou alterar as medidas anti poluição. Existe um teste de pressão de catalizador e escape.Normalmente ele é ligado no local onde fica a sonda lambda.
Obrigado.
Tenho uma space fox 2012 Imotiom a luz da injeção acendeu o carro perdeu força fica falhando , foi passado o scaner marcou defeito no sensor de rotação foi trocado a luz continua acesa e o carro falhando foi testado o módulo e nada to com o carro a uma semana na mecanica e não conseguem descobrir o q é,
Olá Eleandro. A luz que acendeu é a EPC?
Olá, boa tarde. Meu pai está com um corolla XEi 2005/06, e a luz da injeção acende após certa velocidade (cerca de 60, 80km/h). As vezes fica acesa e as vezes apaga, depois acende de novo, mas não fica piscando. Apenas acende por um tempo, apaga por um tempo, e volta a acender, não há uma estimativa de tempo entre esse intervalo. Sabe o que pode ser?
Olá Fernando, td bem? Tirei dúvida contigo a respeito de bateria e agora pergunto: seria só trocar essa sonda lambda? Meu caso: bateria nova 60a, velas trocadas há um ano, não fica acesa luz injeção no painel, mas o Punto 2010 continua com leve engasgo na partida após um/dois dias sem ligar. De momento somente esse leve engasgo, mas posso ficar na mão em algum momento? Grato e sucesso!
Olá Miranda. Não acho que precise troca a sonda. Quando o Scanner acusa sonda devemos investigar o que pode estar ocorrendo (nesse caso a luz da injeçào vai acender). A atuação dela no carro é mais com o motor quente. Teste o arranque e ponha gasolina especial no reservatório flex.
Olá Fernando, Bom dai
Tenho um Palio 1997 EDX, Com motor MPI, 1.0, 8V – GASOLINA
Minha sonda Lambda quebrou a conexão com a saída do escapamento que sai do motor, visível e tanto é que esta desconectada neste momento..
Meu carro apenas falha penas depois que já está quente, quando esta quente falha apenas parado (ligado no neutro) ou quando vc vai sair na primeira marcha (como se falta-se gasolina) e depois ele fica normal, o problema se repete quando para a rotação de parado (ligado porem desengatado) e quando de parado vou andar com arrancar com o carro na primeira marcha…
Porem minha luz da injeção em nenhum momento acusou ela quando estava problema e nem com a mesma desconectada…
Você poderia me dar um Laudo?
Olá Wilker. Se temos um defeito visual evidente, então o melhor é trocar a peça. Pode ser que apenas a cerâmica dela esteja fraturada o que vai fazer ela trabalhar mais quente, e o defeito ainda não acusou. Ali é um região muito quente. Os sintomas que você relata pode ser pela interferência na mistura do combustível, ou por ser ele ruim, ou pelo trabalho dela já com defeito. Compre uma original para a troca, pois a tendência é piorar e o preço neo muito salgado. abraços e sucesso por aí!
Bom dia, tenho um Gol GV 1.0, que ascendeu a luz da injeção e não apagou mas,porém o carro funciona normalmente, já levei em vários profissionais, passam o scanner,
ja troquei as duas sondas lambda e mesmo assim a luz da injeção volta a ascender.
Alguns profissionais me falaram que pode ser o catalizador, mas outros ja disseram que quando o catalizador apresenta problema, o carro não funciona corretamente e meu carro aparentemente esta funcionando normal, não falha, o consumo esta normal, etc.
Gostaria de alguma ajuda.
Att.
Leandro Matos da Silva
Olá Leandro. Pode ser combustível que altera muito a mistura e a central entende ser um erro e acende a luz.Isso tem acontecido muito. Tente uma gasolina premium. Mas deixe chegar na reserva para fazer esse teste. E sempre exija do reparador o conserto do carro (lua apagar) ou o retorno das peças antigas que forma trocadas sem necessidade. É só combinar isso antes do conserto.
olá boa noite tenho uma fiorino 1,3 fire flex 2008 ela esta 112 000 km rodado ela queimou a junta do cabeçote sendo que numca deixei faltar água e nem olio e aluz do painel nao acusou serar porque?
Olá aristeu. Pode ser que a ventoinha não tenha armado ou a bomba de água está ruim. A válvula termostática também pode travar e a água não circula para o radiador. Mas de qualquer maneira o carro deve ter fervido. Também pode ter passado água para um cilindro do motor, o que seria uma falha dentro do motor. Procure outra opinião e também lembre-se de pedir garantia para o defeito não acontecer de novo. Incluindo aí uma revisão elétrica.
Bom dia, tenho um nissan tiida 2012 1.8 sl manual , mandei lavar o motor e depois disso uns 4 dias, começou a falhar na segunda marcha, e acendeu a luz no painel. por onde começar ???? grato.
Olá Alfredo. Pode ser que alguma tomada de algum componente de injeção molhou ou caiu produto de limpeza nela. O correto é passar o Scanner no carro, descobrir por que acendeu a luz, e então verificar a fiação e tomada da peça que foi acusada.
A Sonda Lambda é uma peça fundamental no desempenho automotivo. Parabéns pelas dicas.
Boa tarde porfavor da umas dicas: tenho um corolla 2000 xei aut com motor feito ta so com 3 trocas de oleo e a injecao acende a apaga quando quando o carro funciona, mais logo em seguinda acende e so apaga quando ligo a ar, o q sera?
Ola João. Para ter certeza tem que usar um scanner. Quando essa luz acende o motivo fica registrado na memória da central. Esse seria o começo do conserto. Essa luz pode acender por diversos motivos. Uma dica é medir o alternador. Ele pode estar com sobrecarga e acende a luz da injeção. É possível isso ter relação com o ar ligado.
Boa tarde, Fernando, tudo bem ? Tenho um Clio Sedan 2001/2002, e quando a temperatura marca um pouco acima do meio no medidor, não chegando a ferver, a luz da injeção acende, e quase imediatamente, o carro perde potência, ficando muito fraco, quase sem poder rodar, o que pode ser ? Obrigado, abraços,
Milton Germano Jr.
Olá José. Provavelmente a temperatura está acima da aceita pela central. Tem que analisar com um scanner. Também tem que observar todo o sistema de esfriamento do motor. Não rode com o carro assim.
Boa noite!
Tenho uma mahindra scorpio 2.6, ano/modelo 2008. Ela vem apresentando uma falha ou defeito no sistema de injeção eletrônica, haja vista que acende a luz da injeção no painel ao mesmo tempo corta a aceleração e fica aumentado sozinha ou se mantem estável e não mais reconhece o acelerador, sendo necessário desligar o carro e ligar novamente. Só assim ela volta a funcionar normalmente mas não demora para apresentar o mesmo defeito,
Já existe um diagnóstico para esse problema?
O que devo fazer?
Olá Edson. Tem que scanear visto que a luz da injeção acendeu. A memória da central vai acusar o defeito inicial. Oi seja: não se deve trocar a primeira peça que o scanner acusa um defeito. O scanner é 50%. O resto é a experiência do profissional que vai procurar algo que pode ser o defeito principal.