Como fazer o rodízio de pneus do seu carro
No Brasil existem carros com tração dianteira e tração traseira. Um puxa, o outro empurra seu veículo. Por isso, os pneus podem sofrer uma maior ou menor pressão conforme a tração do seu possante. Como a maioria dos veículos de hoje são de tração dianteira, deixamos os que são “empurrados” para um post de carros antigos, quase todos eles são tracionados por esse sistema. A pressão exercida quando o carro é “puxado” pela tração é grande, exigindo um esforço maior dos pneus. Além disso, os pneus dianteiros então diretamente ligados ao volante. Ou seja: os dianteiros viram, os traseiros não. Isso explica por que quase sempre reparamos primeiro o desgaste dos pneus dianteiros. Eles ficam “carecas” mais depressa que os traseiros. É aí que entra a necessidade de um rodízio de pneus.
Por que fazer o rodízio dos pneus do seu carro?
Simplesmente por prevenção. Seu veículo é um conjunto de segurança, a sua segurança, e o estado dos pneus podem comprometer em muita a dirigibilidade dele. Cabe ao motorista fazer a prevenção do carro. E uma das medidas é o estado dos pneus, incluindo o estepe.
Veja também: Cuide do estepe do seu carro
Isso tem que ser feito de maneira correta, mas não há nada de complicado e você mesmo pode fazer. No caso do veículo com tração dianteira, o rodízio consiste em passar os pneus traseiros para a dianteira e deixar os pneus dianteiros “descansando” no eixo traseiro, pois ali, como já explicamos, a pressão exigirá menos esforço dos pneus.
Isso deve acontecer a cada 10 mil quilômetros (veja a tabela abaixo) e assim teremos um desgaste mais equilibrado dos quatro pneus. Lembrando que a dica vale para pneus ainda em bom estado (boa banda de rodagem) e dentro da data de validade.
Atenção: o rodízio é prevenção e não reparo.
Mantenha a manutenção básica em dia, conforme outros posts do Mãos ao Auto, e seus pneus também estarão trabalhando para sua segurança.
Quer receber mais posts do Mãos ao Auto?