Pesquisas confirmam: muitas são as distrações que provocam acidentes. Trata-se de um fenômeno mundial. E as fontes são “seguras”, porque são pesquisas realizadas por empresas de seguros que querem entender os acidentes e suas causas. Questão de dinheiro, como sempre. Mas os resultados dessas pesquisas foram surpreendentes, contrariando a ideia que o uso de celular ao dirigir é o único hábito responsável por acidentes. É óbvio que falar ao celular ainda é causa de acidentes, mas vejam outras situações que valem como dicas para não nos distrairmos ao volante.
1 – Mexer no som do carro. É pior do que falar ao celular, porque desviamos nosso olhar em direção ao rádio. O melhor a fazer é o mesmo do caso de uma chamada inesperada: parar o carro e regular o som, a estação preferida, e depois retomar o nosso caminho. A mesma dica vale para o uso do GPS.
2 – Essa dica é para as mulheres. O carro não é o espelho de nossa casa ou um salão de beleza. Principalmente se estiver dirigindo. Como dirigir retocando a maquiagem? Com certeza passar um batom dirigindo um carro aumenta em muito as chances de um acidente. Então, saia bonita de casa.
3 – Descanso. Sim, dirija descansado, sem sono. Essa é uma das maiores causas de acidentes com vítimas em nosso país. Um motorista que dirige com sono, sabendo disso , é imprudente e também é sinal de falta de perícia ao volante.
4 – Evite “tira-gostos”. Convenhamos que carro não é lugar de comer, principalmente dirigindo. Mas aqueles saquinhos com salgadinhos também devem ser evitados e estão na lista de distrações que causam acidentes.
5 – Fumar. Simples assim: não fume ao dirigir e de preferência não fume nunca. Também não dirija se for beber. Aliás, dirigir minimamente alcoolizado é crime de trânsito, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito. Por que será?
6 – Evite muita conversa com passageiros. Essa é uma forma muito comum de provocar pequenos e grandes acidentes.
Por fim, Não deixe de ter prazer ao dirigir. E nisso está envolvido dirigir com atenção aos semelhantes a nossa volta. Ah! Procure sempre sorrir, mesmo se estiver com vontade de xingar alguém.
Uma colocação: sorrir, quando se tem vontade de xingar, não seria hipocrisia? Fazer gestos obscenos e xingar eu não costumo, mas mostrar indignação meneando a cabeça, isso tenho feito.
Ha ha Mafalti. Sim eu também quero, mas a reação alheia é um perigo nos dias de hoje. Muitos vão ao transito esperando qualquer reação para descontar.
Você tem razão. Por muito pouco, alguns esquentadinhos já estão dando tiros, usando tacos de beisebol ou chutando a lataria.