Fusca
Uma das melhores diversões, bruscamente tomada dos aficionados por automóveis, foi a famosa regulagem do motor do seu possante. Algum leitor pode até pensar: “Isso é coisa de velho…”. Mas neste post veremos como é fácil e divertido como regular o motor de um Fusca
Esse conceito não deixa de ser uma verdade, porque é a modernidade que nos impede de dar uma “reguladinha” na marcha lenta do motor de nosso carro.
Sim, caros amigos mais jovens, existiu tal prazer entre os motoristas mais velhos e ainda existe para os que têm os veículos mais antigos como hobby. E nesse caso não há idade envolvida, todos se divertem com a mesma admiração.
Mas por que afirmamos que a modernidade acabou com este prazer automobilístico? Porque os motores de hoje se regulam sozinhos por meio de inteligência artificial cada vez mais capacitada.
Então, se você estiver procurando pelo parafuso de regulagem de marcha lenta do seu carro, um modelo da segunda década do nosso século, desista. Ele simplesmente não existe!
Mas no Fusca existe. Assim como no Opala e outros automóveis contemporâneos do velho e bom carro alemão. Escolhemos o Fusca porque é o mais simples, também um dos mais amados e serve de referência para vários outros da mesma fábrica, como a Kombi, Brasília e outras antiguidades (TC, TL, Variant, SP2 – raríssimo e muito valioso!).
Então, Mãos ao Auto!
Como regular o motor
Abra o capô do seu Fusca.
Existem dois parafusos de regulagem. Um deles é o indicado pela chave de fenda na figura acima.
Passo 1:
Ligue o carro. Acelere o motor e gire o parafuso de marcha lenta com uma chave de fenda (é um parafuso de fenda bem evidente na frente do carburador e próximo ao cabo do acelerador) até o seu ouvido achar ser uma rotação alta (aceleração média).
Passo 2:
Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (o que está indicado na imagem acima), até que caia a rotação do motor. Reajuste este parafuso no sentido anti-horário até o motor parecer manso, ronronar, ou não mancar parecendo que vai morrer. Isso você vai perceber facilmente. Este é o ponto ideal.
Confira a luz do gerador no painel. Uma boa rotação desse motor deixará esta luz ligeiramente piscando, jamais apagada ou acesa totalmente na marcha lenta. É por isso que seu Fusca só carrega plenamente a bateria com aceleração média (acima de 700 rotações por minuto) o que deixaria seu carro acelerado e gastando mais combustível.
Regulagem de carburador
Veja acima, na esquerda, os dois parafusos de regulagem citados na matéria.
Essa é uma simples regulagem de carburador. Mas existem outros fatores para isso, como abertura do platinado , o que pode deixar o fusca fora do ponto sintomas, temas que abordaremos em outra oportunidade.
Qual o motor de Fusca mais potente?
Todo fusqueiro sabe que a potência não significa que um Fusca é mais potente que outro. Depende muito de como dirigimos ele, do está do motor, regulagem, etc. Mas tecnicamente, o motor mais potente é o 1600. É o chamado besourão, com carburação dupla e 65 cavalos de potência. Para a época, um vulcão. Fora o torque que deixa muita 4×4 no chinelo em estradas íngremes.
Qual a velocidade máxima de um Fusca 1600?
Comparando com os veículos de hoje a velocidade de qualquer Fusca é baixa. Mas um Fusca 1600, carburação dupla, pode alcançar até 135 km por hora. Isto em 1971 era considerado algo surpreendente pelo modelo que deveria ser popular.
Quantos cavalos tem o motor do Fusca 1300?
É o famoso fusquinha, o mais fraco e neto do Fusca 1200, o mais antigo. É mecanicamente muito parecido com o Fuscão, Fusca e o Fusca besourão. Mas é menos potente. Tem 46 cavalos e motor de 1,3 litros. O resto é igual. A diferença é que ele é bem mais econômico. Veja abaixo mais sobre o Fusca, sua origem e outros.
O Fusca
O Fusca é uma obra-prima criada pela mente de dois gênios: Ferdinand Porsche e Josef Ganz. Ou seja, se você é dono de um Fusca, então você é dono da metade de um modelo Porsche. Mas o que importa é o resultado final – um carro secular, “pau pra toda obra”, e também um astro da Disney.
Todo dono desse Volks o trata, a princípio, como um filho. E mais tarde como um avô. Ou seja, é um carro que faz parte da família. Mas um Volkswagen/Ganz com mecânica Porsche jamais perde a vitalidade e o charme que vem de berço.
Por isso ele é tão apaixonante! Ele é bom em tudo. Principalmente na facilidade que os engenheiros alemães fizeram questão de destacar em sua manutenção.
Fusca ferve o motor?
A primeira grande vantagem é que seu Fusca nunca vai ferver por falta d’água, como acontece com a maioria dos automóveis do mundo. Ele é refrigerado a ar, por uma ventoinha poderosa que é tocada pela única correia que existe no motor.
Por isso, os alemães dominaram por muito tempo a guerra no deserto: seus tanques eram equipados pelo mesmo motor que equipa seu Fusquinha. E enquanto os tanques ingleses pif fervendo seus radiadores, os tanques alemães não tinham esse tipo de problema.
O Fusca e sua manutenção
Então, como primeira manutenção, veja o estado da correia do motor, ou troque-a frequentemente. Um bom conselho para quem é proprietário de um carro assim é estocar peças que ainda são fabricadas, como correia, fusíveis, relés e outras.
Um problema frequente é a pouca duração da carga de sua bateria. Isso se deve ao gerador, um dínamo, que é muito pouco eficiente em comparação com os alternadores de energia. Mas você pode trocar o gerador por um alternador.
Este é um gerador
Este é um alternador de fusca. Note a ventoinha que refrigera o motor.
Um alternador é mais potente, não precisa de muito giro do motor para produzir energia para a bateria. Então, sabemos que um fusca equipado com um gerador vai carregar a bateria somente na alta, ou acelerando o motor do carro.
Muitos motoristas efetuam a troca por um alternador, melhorando o desempenho de energia. Mas no caso de um fusca “antiguidade”, não recomendamos a troca por causa da originalidade. A troca não é algo impossível para alguém sem experiência. É mais demorado, mas perfeitamente possível, bastando apenas aplicar o amor que você já tem por seu fusquinha.
No princípio toda a parte elétrica do fusca era de 6 volts. Embora raro, ainda encontramos acessórios que trabalham nesta voltagem, como lâmpadas e relés, bastando fazer uma garimpagem na internet (observação: baterias de 6 volts são raríssimas, mas podem ser encomendadas em certas fábricas por um preço bem salgado).
Curiosidade: O Fusca (somente os equipados com gerador e platinado ) é capaz de funcionar quase perfeitamente com os cabos de bateria invertidos! Apenas o fusível das setas irá queimar, quando acionadas.
Revisando os fusíveis
São poucos e ficam bem debaixo do cano do volante, presos ao painel. Se você tiver fusíveis disponíveis, troque todos pelo menos uma vez ao ano, respeitando as amperagens e aplicando um limpa contato. Seja delicado, pois a caixa de fusível se solta facilmente do seu local. E lembre-se que neste automóvel tudo é muito próximo das partes metálicas. Por isso, sempre desligue o negativo da bateria quando for dar manutenção na elétrica do seu fusca.
Amperagens mais comuns dos fusíveis do fusca:
*8 A faroletes
*30A faróis
*15A outros
Bateria do fusca
De 45 a 60 amperes-hora e 12 volts. Não há restrição para a potência da bateria. O que pode influenciar é a capacidade fraca do fusca de repor a carga da bateria.
Aprenda a consertar seu Fusca!
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o carburador do fusca esta funcionando em um triciclo..que esta com motor 1.6 um motor do carro voyage, estou com um problema muito grande. .ele esta bebendo demais..e não consigo fazer com que fique econômico…..estou com dificuldades em colocar gigles para que ele fique econômico……abraçosssss
Ola Julinho, Seja bem vindo ao Mãos ao Auto. Precisamos de mais informações sobre o seu triciclo. Você já experimentou o carburador original? Se sim, ele bebia mais do que com o de fusca? O problema dos giglês complica no caso do motor 1.6 Ap. O melhor é vc ter parâmetros entre os dois carburadores para poder chegar a uma conclusão. Abraços.
Cara eu regulei meu motor antes de pesquisar tanto na internet e em uma sorte meu fusca 1600 esta fazendo 16 a 17 km por litros .andando normal sem pisar fundo ..e ele fica com a mesma potencia normal. E ainda bem que fiz tudo certo
Olá jackson. Vc tem uma das maravilhas da indústria automobilística. Cuide bem dela.Abraços.
ola amigo qual gicle vc usou para fica economico meu whatsap 28 999560582
Amigo é o original do carburador só estou com um filtro esportivo e mantendo sempre limpo e com uma gasolina boa
Opa tenho um fusca 1300 ano 73 ele faz 1 por 1 como resolver isso
Olá Sidney. Tem que revisar velas, verificar o ponto, e principalmente revisar o carburador com um mecanico acostumado a consertar um. Pode ser giguele ruim, boia afogando e outros.
ele esta andando normal nao falha mais algumas subida ele nao sobe e bebe se acelerar forte 2 minuto ele toma 1 litro
Tem que verificar o ponto e boia do carburador. Também mande verificar a regulagem da embreagem.
Olá Fernando,poderia me indicar uma giclagem ideal e economica para um motor 1500..
Olá Robson. Se for um 1500 entre 69/72 o ideal de fábrica seria: Principal 120 – do ar 135 Z – lenta 60 – injetor 70 – Válvula da boia: 1,51
Se for Fusca 1500 entre 72/75 seria: Principal: 122,5 – Ar: 125 Z – Marcha lenta: 60 – injetor : 60 – válvula da boia: 1,51
Parabéns. Post mto bom.
Adquiri meu 1 fusca. Ele tem um motor 1600 da Kombi, porém carburação simples. Quero saber qual combinação de giclês devo usar. Não valorizo economia nem potencial total, mas espero pisar e ele não engasgar, falhar…. Desde ja agradeço
Olá Tiago. De fato o fusca é um carro apaixonante em todos os sentidos. O carburador do seu motor é um dos melhores que fabricaram, principalmente na combinação com o motor 1600. A melhor calibragem de carburador é a que segue abaixo. Abraços e grato pela participação.
Gigle principal: 155
gigle ar: 115
marcha lenta: 52.5
tubo injetor: 40
válvula/boia: 1,21
respiro: 200
Oi Fernando. Andei lendo sobre essa configuração de giclês. Se trata da carburação dupla da VW. O senhor acha q ficará bom no meu h30 pic. Coletor de um único carburador. Mto obrigado!
Ola porque a diferença da giclagem se os dois sao 1500 e qual destas e mais econômica.
Olá Fernando. Andei lendo sobre essa configuração. Ela é original do H32 pic.
A minha dúvida é se vai casar no carburador h30 pic e se o motor aceitar tal configuração.
Q vc acha.
Desde ja agradeço. estou estudando isso. Lendo e perguntando para alguns mecânicos.
Olá Tiago. Eu acho que o carro vai falhar um pouco e beber mais. Mas ele vai andar mais também. Mas isso é bem individual. Depende do estado da cuba.
Perfeito! Obrigado.
Vc escreve bem! Parabéns!
Olá Tiago. Estou analisando as possibilidades da configuração do carburador.
Olá, meu fusca não está parando na lenta, gostaria de saber se tem a ver com o carburador isso ou se pode ser mais alguma coisa.
Olá Marco. Muito provável que seja a lenta ou o carro fora do ponto. Você pode tentar subir a lenta apertando o parafusa dela que vai no carburador. Já o ponto um mecânico tem que mexer no distribuidor.
Como faco para deixar minha kombi 1600 mais econômica? Ela bebe como o cão! Kkkkk quais giçles devo usar? E qual deveria ser o consumo normal dela?. Agradeço desde já
Olá Fabrício. Se ela for de dois carburadores, então ela bebe mesmo de fábrica. Mas se for de um procure um mecânico das antigas e peça uma limpeza do carburador e a troca de juntas e outros. Talvez somente isto vai melhorar o consumo. Uma Kombi de um carburador e vazia consome até 9 km por litro.
Oi amigo agradeço sua dica que é muito boa!!!! VC saberia me dizer se eu colocasse peças no cambio relações de 8×31 do SP2 como coroa e pinhão, e , no motor comando de válvulas 8×31 comando torque , se ajudaria?
Ola adquiri um fusca 77 motor 1300 a bobina estava esquentando troquei os cabos de vela aparentemente melhorou mas agora o carburador gela muito eo carro afoga não mantém a lenta oq poderia ser ?
Olá Anderson. Partes do carburador, como canos perto dele no pé do carburador, gelam mesmo. É uma característica do fusca. Afogar pode ser boia desregulada ou dificuldade para o motor pegar.Como você trocou cabos, o ponto do carro tem que ser revisto. Mas tem que ser com um mecânico conhecedor do tipo do seu carro.
Olá Fernando. Tenho 2 fuscas. Um é ano 82 1300 e outro 78 1300L. Como posso deixá-los o mais economico possivel?? Quais as medidas corretas dos giclês?? Eles estavam com o 120 e coloquei 117,5. É correto? Só que ainda acho que estão beberrões. Obrigado!
Olá Luiz. Os melhore giclês para economia são os de calibragem original. Creio que em algumas respostas abaixo forma listadas esta calibragens. A economia do Fusca também depende de velas, platinado, e até do ponto do carro.
Tenho um triciclo com motor 1300. Carburador idem. Estou com um problema. Só consigo que ele trabalhe sem falhas quando afroxo o giclê de marcha lenta. Já coloquei outros da mesma medida mas acontece a mesma coisa.
O que faço? Troco o carburador? Rsrsrs
Olá Sérgio. Grato por participar no nosso blog. Os melhores giclês sempre são os recomendados pela fábrica. Seu carburador pode estar com entrada de ar no pé dele, o que pediria ajuste de junta ou uma retífica no pé mais frágil (do carburador). Outra possibilidade seria o ponto ligeiramente fora da sua posição. Caraca um triciclo 1300 é quase um avião! rrss.. abraços.
Posso usar esse carburador. De fusca 1500
H30 no uno lx
Tem como funcionar e ser económico? ?
Olá leo. Existe o carburador do uno marca Solex que é tão econômico quanto o do Fusca. A diferença é que nào vai precisar de adaptação pra instalar.
Tenho um fusca 1600 que to quase tocando fogo nessa porcaria que comprei o bicho bebe 1 km/l ,já troquei o carburador e não adianta a desgraça bebe demais 🙁
Olá bruno. É estranho um fusca beber tanto, mesmo sendo um 1600. Eu sugiro que procure um mecânico das antigas para examinar outras possíveis situações, como ponto, velas, e até platinado. Nesse caso, experiência com antigos vai resolver o problema.
Gicler de ar fechado gasta mas gasolina ou não
Olá Leo. Pode gastar sim porque ele serve também para regular a lenta do carro. Com ele muito fechado a mistura fica pobre e gasta mais, além de ter que subir a lenta no parafuso.
Boa noite estou com uma kombi com motor 1500 carburador simples h30 pci que giclagem posso usar ela cai muito na subida.
Ola tenho um fusca 73 motor 1500 ele esta fazendo na media entre 6 e 7.5 na cidade sera que da pra deichar um pouco mais econômico
Qual RPM ideal para marcha lenta motor 1300.? Já ouvi sobre 650, 700, 800, 900.
Olá Gaúcho. 650 é o mais usado. A luz da bateria e/ou de óleo tremem na marcha lenta do 1330. Isso seria o original de fábrica. Acima de 700 essaa luzes apagam, mas o motor começa a ficar acelerado.
E como seu sei que o meu esta em 650, tem algum teste?
Olá Anderson. Normalmente usamos um contagiro portátil para regular a marcaha lenta. Mas uma medida aproximada equivale a luz de bateria ficar meio acesa no painel na marcha lenta. Se apagar, o giro está perto dos 700.
queria saber como da uma regulada em meu fusca ….
tenho um 1500 de carburador simples e ele esta bebendo muito eu acho que ele deve ta fazendo uns 5 por litro e olhe la.
regulei platinada e troquei a bobina mais mesmo assim não mudou nada …
queria saber oq posso fazer para ele ficar mais economico e não mudar no desempenho dele .
Olá saulo. Resta trabalhar no carburador. Limpar, trocar juntas e boia, além de verificar a giguelagem dele.
Oi oi Fernando.
Tenho um Fusca Lilás(lindo. kkk) 1974, Estou com um sério problema com ele, de uma hora para outra ele engasga e não passa de 30km/h, se afunda um pouco o pé(o normal de acelerar) ele começa a soquear. Dai mando na oficina e eles limpam o carburado(segundo eles) e o fusca volta ao normal, por uns dois dias. Não uso o fusco no dia a dia, mas quando uso é essa luta. Será regulagem de carburador mesmo?
Desde já agradeço!
OLá Jéssica. Tudo indica ser carburador que não acertaram o conserto. Pode ser boia afogando ou até mesmo carburado que não aceita mais regulagem.
Boa noite, fiz regulagem a pouco tempo no meu Fusquinha, válvulas, ponto de ignição e carburador (aprendendo com Tonella tudo isso kkk), ele é um 1300 de 1979, na parte do carburador (PIC30), eu segui o indicado pelo livro “Conheça seu VW a ar”, lá é indicado a encostar o parafuso da mistura e abrir 1 volta e meia, e depois regular somente pelo parafuso de lenta da borboleta, depois de todas as regulagens, ficou excelente, a minha dúvida é se 1 volta e meia é muita coisa pra ficar aberto. Ele ta com Flautinha 135, injetor 60, giclê de lenta 60, principal eu acho que é 122 ou 125. A progressão ta muito boa, mas como sou um curioso que to começando a aprender, fiquei na dúvida sobre a regulagem do carburador, pois já ouvi dizer que o certo da regulagem é finalizar no parafuso da mistura, as vezes ouvi que é no de lenta, enfim.
Olá Felipe. Mesmo em carros modernos o “ouvido” é uma boa ferramenta para saber se o motor está bem. No caso do Fusca a lenta deve ser aquela que acende levemente uma das duas luzes de ignição (bateria ou óleo). A RPM do Fusca é 650. Outra fator é o gasto de combustível. Se melhorou ou está razoável, então a regulagem está boa.
ola amigo fernando como posso deixar meu fusca 1300 aprincipio com está nos documentos, mas ele parece ter folego de um 1500… noto que ao pisar no acelerador ele dá falta … da uma grilada de leve
pode ser falta de combustivel ? pois gostaria de deixa-lo mais esperto !
giclagem do carburador 30 pic no momento:
principal 127
flautinha 125
lenta 50
injetor 50
OL’a fabianos. O primeiro passo verificar e corrigir o ponto dele. Quando grila é sintoma de motor fora do ponto.
Olá tenho um fusca 1300 e ele tá muito ruim de pegar mais se jogar um pouco de gasolina dentro do carburador na hora ele pega e fica na lenta normal mais se eu acelerar forte ele morre, parece que ele está jogando pouco combustível
Olá welton. Pode ser bomba de combustível ruim ou carburador sujo. A boia dele também pode travar.
Ola Fernando. Estou comprando um ano 75, motor 1.500. é possível mexer alguma coisa nele para que ele gaste como um 1.300? Mesmo que perca potencia.
Fernando bom dia, meu alternador só começa gerar em alta rotação, tenho que acelerar bem forte mesmo quase explodindo o motor pra que ele começar a gerar apagando a luz do painel, eu solucionei isso trocando a lampada indicadora no painel por uma com menos resistência, s
ou seja, a lampada original tem 15 homs de impedância, e a que coloquei no lugar tem apenas 2homs de resistência melhorando demais o inicio da geração de energia pelo alternador, pois assim que dou a partida a luz apaga automaticamente e começa a geração de energia, pergunta que te faço é a seguinte: será que isso vai prejudicar o motor ou o alternador de alguma forma? seria prudente manter a lampada original mesmo tendo que deixar em alta rotação pra começar a geração de energia? agradeço e fique com DEUS.
Olá Roque. Se a medida do gerador na bateria ficou normal, então está tudo certo.