Amigo ou “mui amigo”? Vale a piada na pergunta, pois muitas foram as exigências enganosas que inventaram para os nossos carros. Quem não se lembra do ridículo estojo de primeiros socorros? Um pequeno curativo para um acidente de carro? Talvez servisse para um dedão apertado por uma porta, ou para uma “ralada” ao trocar um pneu furado. Mas em um acidente com vítimas somente um profissional da área pode ajudar. O mesmo serve para o extintor de incêndio veicular (nosso extintor vermelho sempre escondido), ou o tamanho do fogo que se quer apagar.

Extintor de incêndio veicular. Será que ainda serve? Como usar em caso de fogo?

 A maioria dos extintores fica presa debaixo de um dos bancos dianteiros

Extintor de incêndio veicular

O primeiro impulso de um motorista ao perceber fumaça saindo de seu carro é realmente esperar as chamas aparecerem. Só então o impulso o leva a pensar em usar seu extintor. O que fazer no caso de incêndio no seu carro? Como usar o extintor de incêndio veicular?

Se o foco de incêndio for dentro do carro:

  • Gaste todo o pó químico de seu extintor nele
  • Não tente ser herói, pois você já fez sua parte, o alcançável para todos os motoristas.

No caso de ser no compartimento do motor:

  • Lembre-se do seguinte: onde há fumaça, há fogo. Onde há fogo, a temperatura estará sempre subindo.
  • O fogo precisa de ar para aumentar, então não abra o capô do motor 
  • Apenas o levante ligeiramente, o suficiente para aplicar o pó do extintor por completo.
  • Se continuar o fogo, afaste-se do carro e deixe os profissionais cuidarem da situação.
  • E não se esqueça de chamar os bombeiros se seu extintor não der conta da situação.
  • Não se desespere por causa do possível prejuízo. O que vale é a sua segurança e as de outros.

Vídeo de como usar um extintor de carro

No vídeo abaixo temos instruções práticas de como usar o extintor de maneira segura. Todavia, é bom saber que alguns modelos de carros possuem dois ou mais extintores de incêndio. Um fica debaixo banco (carona ou do motorista), e o outro fica no porta-malas do carro. Por isso é muito importante “estudarmos” o manual do carro para tomar conhecimento de todos os acessórios disponíveis e  localização.

Como evitar um incêndio em meu carro?

Um incêndio qualquer é evitado com manutenções constantes e atenção. Existem leis e regras para isso. No caso de evitar um incêndio no seu carro a situação é a mesma. A obrigação do estojo de primeiro socorros foi extinta (ufa!).  A obrigação do extintor também foi eliminada depois de muita polêmica e vendas de extintores novos. Mas,  por causa da antiguidade da nossa frota de veículos, além de novas tecnologias elétricas/eletrônicas, não ter um extintor é um tiro no pé. 

Porém, a nossa falta de treinamento com incêndios pode o transformar o extintor em “mui amigo”. Portanto obedeça todas as instruções sobre o assunto (mantenha seu extintor em dia) e faça uma revisão não muito comum hoje em dia: revisão elétrica do seu carro. Além disso, existem outros itens que devem ser checados e trocados com regularidade. Veja abaixo.

Dicas de revisão contra incêndio no seu carro

  • Revisão de mangueiras. Quase sempre as mangueiras são negligenciadas quanto a manutenção. O perigo está no que passa dentro delas: combustível altamente inflamável. Nos carros antigos elas ressecavam e quase sempre “pingavam” gasolina em partes quentes ou elétricas. Nos carros modernos elas são mais avançadas, mas também ressecam e furam. A diferença é que o combustível dentro delas está com alta pressão vinda da bomba. Daí basta uma fagulha ou centelha e o fogo começa. Mande checar todas as mangueiras de combustíveis e, na dúvida, mande trocar.

Vistorie as mangueiras e filtros do seu carro, seja novo ou antigo

  • Filtros. Nesse caso são os filtros de combustível. Podemos ter um ou mais. Nos carros Flex temos o da bomba e o do reservatório de partida a frio. Ali é muito comum o vazamento. Mande trocar os filtros nas revisões periódicas e anote a quilometragem e época de trocar novamente. Não viaje com filtros e mangueiras velhas.
  • Uma revisão elétrica periódica é de grande ajuda. Fiação, terminais de bateria e a própria fixação da bateria, devem ser verificados. Ela não pode ficar solta no carro. Fios descapados são um perigo. Também cheque as tomadas dos faróis e o negativo das lanternas traseiras. Nesse caso, o risco de incêndio é menor, mas pode esquentar fusíveis e assustar com fumaça dentro do carro. E o susto pode causar acidentes.

  • Alta-tensão. Vale também trocar periodicamente os cabos de velas, pois ali está a alta-tensão do veículo, ou seja, as centelhas. A maioria dos incêndios acontece assim: uma mangueira velha vaza combustível e um cabo de vela, também velho, solta uma centelha em cima do vazamento. O fogo que acontece dessa mistura é igual ao do fogão de sua casa, imediato. 
  • Por fim, o óbvio: proíba cigarros e produtos inflamáveis dentro do seu carro. Não leve gasolina em vasilhas e dentro do seu carro. Melhor manter o tanque cheio ou com mais combustível. Cigarros podem causar acidentes, além de incêndio dentro da cabine do veículo.

 

 

 

Curta nossa página no Facebook