Como colocar água no radiador do carro? O procedimento é simples, mas gera dúvidas em muitos motoristas. Neste texto, vou explicar a forma correta e segura de fazer isso, passo a passo, e também responder a outras perguntas importantes: quando é necessário completar a água do radiador? Pode fazer isso com o veículo ligado ou quente? Onde fica o reservatório?
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Como colocar água no radiador do carro, passo a passo
Você reparou que o nível de água no reservatório do carro está baixo. “Completo ou não?” Sim, você deve.
Muitas peças fazem parte do sistema de resfriamento interno do motor e qualquer uma delas pode estragar – e isso vai te custar caro. Deixar faltar água no radiador do carro pode causar prejuízos como:
- Perda do radiador, que pode até rachar por falta de água;
- Necessidade de trocar mangueiras, que podem ficar danificas com o calor;
- Ter que trocar canos d’água e a válvula termostática, que é uma das peças responsáveis pela circulação de água;
- Pior cenário: danificar o motor. Se sofrer aquecimento extremo, o cabeçote do motor pode precisar de uma retífica. E isso é um serviço bem caro!
Muitas vezes, funcionários de postos de gasolina ou de oficinas mecânicas se oferecem para verificar e completar a água do radiador por você. Apesar disso, não deixe de acompanhar de perto essa importante (e simples) parte da manutenção do seu carro.
Quando colocar água no radiador do carro?
Não, você não deve completar a água do radiador do carro todos os dias. Se isso estiver acontecendo, pode ligar o sinal de alarme: existe um vazamento.
O nível de água do radiador deve se completado quando estiver abaixo do mínimo, que é indicado por uma marca no reservatório de água. Em época de calor extremo, verificar este nível de água deve algo ser mais constante.
Existem algumas regras que devem ser seguidas se quisermos fazer a reposição de água do radiador por nossa conta. Abaixo, explicamos mais a respeito. Lembre-se que consultar o manual do carro nestas situações vai ajudar muio no serviço.
Qual a maneira correta de colocar água no radiador?
- A segurança vem em primeiro lugar. Só abra o reservatório do radiador e complete a água pela manhã, com o carro completamente frio e desligado. Nunca abra o radiador enquanto o motor estiver quente, pois o sistema de arrefecimento está sob pressão e pode liberar vapor quente e líquido, causando queimaduras graves. .
- Antes de completar, tenha certeza que o nível está realmente abaixo da marca externa que existe no reservatório.
- Verifique a cor da água, pois se estiver muito clara, pode significar um possível vazamento no sistema.
- Após completar a água, fecha a tampa do reservatório com firmeza.
Quanto tempo deve durar a água do radiador?
Não existe um padrão e a resposta depende do tipo e da idade do seu veículo.
Como foi explicado acima, se for necessário completar a água do radiador muito frequentemente, é bem provável que exista um vazamento de água, o que não deveria acontecer.
Nesse caso, a visita a um mecânico é essencial, pois vazamentos de água do motor (arrefecimento) podem ser muito sutis. Vazamentos mais evidentes deixam marcas no chão onde o carro fica estacionado.
Como funciona o radiador de um carro?
O sistema de resfriamento do motor do seu carro possui as seguintes peças:
- Bomba d’água
- Válvula termostática
- Sensor de temperatura
- Mangueiras e cano de água
- Ventoinha (ventilador do radiador)
- Reservatório de água
- E o aditivo, que passou a ser essencial para carros mais modernos
Em alguns modelos, o sistema elétrico possui relés, cebolão de radiador e fusível de proteção. Em outros, tem a central de injeção eletrônica, que comanda toda o funcionamento elétrico do sistema.
A Água, o radiador e o sistema de arrefecimento do carro
O líquido, responsável por resfriar internamente o motor, circula pelas mangueiras através da força da bomba de água. Esta funciona por correia e polias ligadas ao motor.
Assim, a água percorre um caminho por dentro do motor, passando bem quente pelo radiador. Ali acontece o resfriamento da água. O sensor de temperatura, ou a central, ou o cebolão do radiador (depende do modelo e tecnologia) acionam a ventoinha na temperatura certa de trabalho.
A ventoinha é acoplada no radiador por onde a água fica circulando por mais tempo. Ela resfria e então retorna ao motor, reiniciando todo o processo.
E quando isso não funciona direito? Bom, aí acontece o que é conhecido popularmente como “o carro ferveu”.
Onde fica o reservatório de água para o radiador?
A posição exata do reservatório d’água do radiador depende do modelo, mas em geral é fácil localizá-lo. Ele tem símbolos bem visíveis na tampa, indicando ser para água do radiador e lembrando que você deve tomar cuidado com a temperatura.
Mas tenha certeza que está colocando água no reservatório do radiador. Alguns motoristas o confundem com o reservatório de gasolina da partida – e graves defeitos podem acontecer se água for colocada nele.
Colocar água no radiador ligado ou desligado?
Isso é muito importante: jamais tente abrir o reservatório de água com o motor quente ou fervendo.
O sistema de arrefecimento do veículo opera sob pressão para aumentar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, permitindo que ele funcione eficientemente a temperaturas mais elevadas.
Se você tentar abrir o reservatório do radiador com o carro ligado ou quente, pode ocorrer a liberação de um vapor quente ou líquido fervendo, com risco de queimaduras sérias.
Como saber que o carro está fervendo?
Os sinais de que um carro está fervendo podem variar, mas aqui estão alguns sintomas comuns que podem indicar um problema de superaquecimento:
- Luz acesa no indicador de temperatura no painel
- Fumaça saindo do Capô. Desligue o carro imeditamente.
- Cheiro de líquido de arrefecimento
- Desempenho do motor irregular
Alguns veículos saem de fábrica apenas com uma luz vermelha. Nesse caso, quando ela acender, o carro já estará fervendo.
No caso dos modelos com marcadores com ponteiros, você verá uma escala de fácil entendimento que jamais pode chegar na marca vermelha. Em ambos os casos você deve parar o carro imediatamente, como mostra a imagem abaixo.
Pode colocar água de torneira no radiador do carro?
Este é um ponto interessante. Existe um tipo correto de água de radiador? Ela deve estar fria? Os carros mudaram com o tempo. Hoje, o sistema de esfriamento do motor do seu carro tem que ser quase perfeito na temperatura de trabalho do motor.
Os carros antigos não eram assim. Muitos tinham motores extremamente robustos, como o do Opala, por exemplo, que era equipado com um motor de trator!
Por isso, em carros modernos, só use água de torneira no radiador em caso de emergências. O correto é usar água desmineralizada.
Mantenha uma vasilha de 5 litros deste líquido dentro do porta malas do seu carro.
Carros modernos têm um sistema de emergência que desliga o motor quando a temperatura chega em um nível perigoso. Ele foi inventado exatamente para salvar o motor de um defeito maior. Mas lembre-se: isto é somente para um caso de emergência. O correto é manter em dia a manutenção preventiva do seu veículo.
Aditivos para radiadores: devo usar?
Os aditivos são os famosos “refrigeradores do radiador” (saiba sobre isso aqui).
Mas, na verdade, eles apenas impedem que a água ferva a 100 graus, aumentando para 150 graus. Evidentemente, não preservam seu motor de possíveis problemas devido à alta temperatura.
Mas são utéis, evitando a corrosão e melhorando algumas ligações químicas.
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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
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Olá, Fernando!
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo site, é muito sucinto e ao mesmo tempo completo! Descobri através do site do seu filho =D
Minha pergunta é a seguinte, tenho um FIAT Siena Tetra Fuel 2008/2009, e tenho que completar o nível do radiador quase todo mês. Como é a Gás GNV, eu abasteço pelo capô, ai sempre que abre eu aproveito para dar uma olhada no radiador e vejo que o nível abaixa muito rapidamente. Isso é normal? Lembrando que meu carro era do meu pai, taxista, conta com meros 330mil km rodados… hahahaha
Abraço.
Caro Felipe. Obrigado pelo interesse! De fato, o sistema GNV costuma reduzir o nível de água do radiador por usá-la para esquentar alguns de seus componentes.Para saber se essa redução é excessiva, passe um tempo usando gasolina e veja se diminui o gasto de água. Nesse caso, se continuar precisando de repor água, leve até um mecânico de confiança que irá procurar um possível vazamento. Lembrando que o GNV é bem eficiente, preserva o motor, mas precisa de manutenção em oficina especializada. Abraços!
Bom dia,
Gostei do artigo. Bom site, informativo. Obrigado.
Posso colocar água do ar condicionado no radicado dizem que é bom por não ter cloro
Olá Arion. Confesso que nunca ouvir falar dessa vantagem. Mas água é água e não consigo imaginar pelo menos alguma desvantagem. Abraços e obrigado por participar do blog.
Olá Fernando, parabéns pelo site, é muito explicativo.
Recentemente tive um problema com o superaquecimento do meu carro, o reservatório de água estava sem nada, adicionei água, e no outro dia levei até o mecânico para checar, estava com um vazamento nítidonítido! Troquei muitas peças, porém, depois de 2 dias, chequei o reservatório novamente e estava vazio de novo!! Pelo fato do mecânico ter informado um valor e peças à serem trocadas para resolver o problema, e não tem resolvido. Gostaria de saber se temos algum direito à conserto sem custo nenhum. Obrigado!
Olá Raul. Obrigado por participar.Sim, creio que vc tem o direito de ter o reparo feito visto que foi pago para retirar o vazamento. Mas com certeza o mecânico vai alegar que é outro defeito, talvez até dentro do motor. Mas talvez tenha sido falta de experiencia por existir um vazamento tão evidente, ele achando que o problema seria resolvido. O correto seria ele te deixar de sobreaviso das possíveis consequências do motor ferver, como a queima da junta, o que faz a água baixar (uma possibilidade) Vazamento de água é um dos defeitos com maior número de sequelas que pode deixar no motor. Recomendo paciência e muita conversa. Abraços.
Olá, tenho um focus 2006 e o nível de água dele vive oscilando, frio, fica perfeito e quente, o nível fica muitíssimo abaixo do mínimo. E só para teste, fui abrindo aos poucos quando estava quente e logo o reservatório ficou muito acima do máximo, quase transbordando, é normal isso? Ah, quando eu ligo o carro, ouço sempre um som que parecem de bolhas, é relacionado a algum problema?
Olá Guilherme. Um mecânico deve examinar o estado do sistema de arrefecimento. Pode ser até uma entrada de ar por ali. Nunca abra este reservatório com o motor quente. Isso pode provocar sérias queimaduras no rosto. O barulho de bolhas é bem suspeito. Como somente um mecânico experiente vai poder examinar, evite andar com o carro com o ponteiro de temperatura muito alto e le o mais rápido possível a uma oficina.
Boa tarde, eu tenho um AZERA 3.3 e essa semana levei para um mecânico e ele tirou um vazamento pequeno de óleo, e o carro nunca deu defeito temos o carro ha mais de 4 anos só tem 60 mil km rodado, e depois de feito o serviço pequei o carro fiz uma viagem e após andar 350 km o carro esquentou e quando parei o carro estava a fumaça e a mangueira do mangote estava solta e vazou toda a água. E com o carro desligado eu coloquei água uns 06 litros, o carro não ligou mais e ao ser rebocado saiu água na descarga, o pode ter acontecido com meu carro? preciso levar levar de volta para a oficina que fez o trabalho e deixou a mangueira solta. ele deve arrumar meu carro ou não? tivemos gastos de passagens para chegarmos ao destinos, guinchos e outras despesas mais. ISSO NÃO VEM AO CASO ESTOU MESMO É PREOCUPADO O PODE TER ACONTECIDO COM MEU CARRO.
Aonde você colocou a água Prado?
pra sair no cano de descarga você fez algo bem errado…pois agua no tanque de gasolina :\
Caro Fernando,
Nem todas as águas são iguais, o liquido correto a ser abastecido no radiador do carro é água deionizada com aditivo de boa qualidade. Água com minerais e cloro tipo o de torneira ocasionara corrosão, cavitação e consequentemente ferrugem das partes metálicas ocasionando diversos problemas.
Isso é uma exigência para não ter futura dores de cabeça.
abraços…
Olá Arthur. Suas palavras são verdadeiras e um bom conselho. Obrigado por participar e abraços.
tá, e onde eu arrumo isso?
Olá. Tenho dúvidas na hora de completar a água do reservatório o carro deve estar ligado ou desligado? Devo colocar aditivo?
Grata por sua resposta.
Olá Sonia. O carro deve estra com o motor ligado, mas com o motor ainda frio ( de manhã antes de usar) O Aditivo sempre ajuda a evitar corrosão da água com a parte de dentro do motor (que é de ferro) e pode ser usado. Mas verifique antes se existe algum vazamento de água nas mangueiras e no radiador.Não é normal ter completar o nível de água constantemente.
Bom dia!
Fernando Ivanenko tenho uma duvida, me falaram que a melhor água pra se usar no radiador e água de ar-condicionado isso procede ? e tenho um grand siena tetrafuel 2013 mais toda semana ele pega 2 dedos de agua e quando faço viagem longa ele pega quase 5 dedos isso e normal ?
OLá Thalles. Confesso que nunca ouvi esta teoria. O mais correto é usar água corrente e acrescentar um aditivo apropriado.
Bom dia, Fernando
Meu carro é uma caminhonete ssangyong a Diesel, tenho que encher o reservatório do radiador todos os dias, e eu observei que não tem nenhum vazamento aparentemente, eu estou colocando água da torneira, e o funcionamento do carro esta normal, só não sei para onde esta indo esta água, isso é normal ou esta tendo algum problema no sistema de arrefecimento
Olá joedison. Completar a água todo dia tem que ser verificado. Pode ser um vazamento que acontece somente quando o carro está rodando. Um mecânico vai ter avaliar. Ele não ferve porque você completa sempre a água.
Boa noite
Tenho um Gol G3 power 1.6, recentemente queimou a junta do Cabeçote porque o radiador estava entupido, coloquei um radiador novo e arrumei todo o resto, mas agora percebi que as vezes a agua nao baixa depois que ando no carro, as vezes so apertando a mangueira, o que pode ser?
Olá. Fabrício. Leve o carro até o mecânico para ele averiguar se tem ar no sistema de arrefecimento.
Boa tarde Fernando,
Tenho um Honda Civic 2002 que vem baixando o nível da água do radiador, noto que quando o motor esquenta, a água tem saído pela tampa do reservatório. O que pode estar acontecendo no seu entender? Obrigado
Olá Eduardo. O primeiro passo é verificar se existe vazamento na tampa, que é bem comum. Também compare a situação do vazamento com a temperatura do painel. O ponteiro não pode subir quando sai água no reservatório, pois é sinal de carro fervendo. Se a troca da tampa não resolver, então todo o sistema elétrico de ventoinha de radiador tem que ser revisado. Leve o carro até um mecânico de confiança antes que o problema se agrave e cause prejuízos maiores. Se for trocar a tampa, faça com o motor completamente frio. Abraços.
ola!!tenho um Ford k,fui colocar agua pura no limpa vidro,pois tava sem agua para limpar o vidro!!sem querer n vi e coloquei agua pura no radiador!!o que fazer? agora
Será q tou certo só completo meu reservatório de água com água mineral e certo fazer isso
Olá Monteiro. O correto seria água desmineralizada para completar. Os postos de gasolina vendem esta água. Mas não se preocupe muito. Basta mudar o hábito. Lembrando que água de torneira também não é muito recomendável (a não ser em acaso de muita emergência) pois ela tem cloro e outros elementos que podem ajudar a corroer com o tempo peças no interior do carro. Abraços e obrigado por participar.
Pq tem algumas pessoas que dizem que para se colocar agua no radiador o carro deve estar ligado? e para colocar agua no reservatorio o carro também deve estar ligado?
Olá Vagner. Grato por sua participação. Isto era exigido para carros antigos, quando se colocava água direto no radiador para água circular durante a complementação. Mas hoje em dia existem os reservatórios expansivos que não necessitam mais desse procedimento.E jamais se deve colocar água com o motor quente. Tem que ser feito com o carro completamente frio. Com o motor quente pode acontecer queimaduras graves.
Olá eu posso completar só com aditivos o reservatório de água do radiador
Ola, estou com uma duvida..
Acabei de ir no posto abastecer e pedi para o cara dar uma olhada na agua..
Dai ele pegou o balde e jogou agua no reservatorio por fora pra esfriar e saiu mt fumaça.. Depois disso ele abriu o reservatorio e pediu para que eu ligasse o carro pra ele poder por agua, porque ele disse que é melhor pra ver o nível
Isso ta certo?
Olá Amanda. Ele fez isso para não se queimar e fazer o serviço. O correto é observar o nível com o carro frio, de preferência depois de um repouso. Ou seja: pela manhã é a melhor situação. Mas não haverá consequências maiores se o nível estiver completo e o carro não esquentar, ficar normal.
muito obrigada =)
Bom dia! Tenho um C3 2008 e o nível de água está baixando co frequência. Levei no mecânico ele fez todos os testes possíveis e nada encontrou de vazamento, resolveu então trocar a tampa do reservatório. Dias depois o carro voltou a aquecer, voltei no mecânico e fazendo um check up e não encontrando nada decidiu trocar o sensor de temperatura. Depois de dois dias fui olhar a água novamente e continua baixando.
Sinto que o mecânico não está sabendo mais o que fazer e eu c consequentemente idem.
Olá Claudia. Se a perda de água for grande, de fato o carro pode ferver. Talvez seja um vazamento que ocorre somente com o carro em movimento, como na bomba. Mas existe a possibilidade da água estar passando direto para a descarga. Sugiro uma segunda opinião, pois ferver pode queimar a junta de cabeçote.
Bom dia!!! tenho um fox 2010 e a água do reservatório sobe muito e fica pingando, depois de frio ele abaixa e fica no minimo, lembrando que fiz a limpeza e coloquei aditivo sera que pode ser a tampa do reservatório?
Olá Edson. Sim, pode ser tampa com defeito. Mas também pode estar mal colocada. Com o carro frio faça o processo novamente retirando e recolocando a tampa. Outra possibilidade é ter ocorrido uma entrada de ar no reservatório e assim no sistema do radiador. Isso é mais perigoso, pois o caro pode ferver. Um mecânico experiente deve observar os fatos. Não tente tiara o ar sozinho! pode ocorre queimaduras.
ok. Fernando obrigado. retirei a tampa do reservatório e água estava borbulhando, deixei o reservatório com a tampa aberta e parou de borbulhar e completei com água. Esse seria o procedimento de retirar o ar ? fico no aguardo obrigado.
Olá edson. tem que experimentar e ver se o problema passa. Caso contrário, tem que ser feito com o motor ligado e o carro quente. Mas não tente em casa. Pode ser que seu carro tenha válvulas de sangria para retirar o ar. Um profissional tem que realizar o serviço pois tem risco de queimadura.
Bom dia!!!! tenho uma ranger 2002 a diesel e a mangueira inferior do radiador estava furada, troquei toda ela, troquei tampa e reservatório de expansão, porem o minha caminhonete quando ando o ponteiro do mostrador de temperatura sobe até o máximo e depois abaixa até o meio, a agua do reservatório pela manhã esta no mínimo e aperto as mangueiras e sinto a presença de agua na referida mangueira, quando abro o reservatório de expansão com o carro frio a agua retorna ao reservatório ate o nível normal. a caminhonete não perde força , não sai fumaça branca nem agua na descarga. O que pode estar acontecendo???? Grato
Olá Julio. Pode ser entrada de ar no sistema. Quando acontece isso um calço é produzido e a água não circula pelo radiador. Mas nesse caso o motor também ferveria e a temperatura do painel seria igual a do motor. Outras possibilidades: sensor de temperatura com problema; válvula termostática travada (se houver uma).
Olá Fernando,tenho um Corsa Classic e completo a agua do reservatório uma vez por semana.
Queria saber se è assim mesmo completar toda senana?
Olá bom dia, tenho um corolla 2005, a água no reservatório sempre baixa e a no radiador nunca baixa, e hoje amanheceu água no reservatório sem água e o chão todo molhado .. oq pode ser
Olá Sandro. Pode ser vazamento no reservatório ou em alguma mangueira de água. Tem que fazer uma inspeção visual. Procure não rodar com ele assim.
Muito obg Amigo, amanhã vou olhar .. mas me diga outra coisa , eu boto auditivo só reservatório ou tbm completo o radiador com auditivo?
Somente no reservatório. Ele vai se misturar com o tempo.
Tenho um palio fire 2008 e observei que quando ele está Prado (desligado) o nível de água fica baixo, mas quando ligo o motor (motor em funcionamento) o nível fica ok. O que devo fazer?
Ola Roberto. Coloque a metade do que você acha que falta para ficar no nivel pela manhã e observe ele com o motor quente. Mas não se preocupe. O importante é ver água no reservatório.
Bom dia.
Tenho um c3 2004 e uns tempos pra cá começou a ferver. Sempre.
Foi feita limpeza do radiador.
O mecânico disse quê só completar a água ate o mínimo.
Procede ?
Olá. Elizeu. Na verdade não pode ficar abaixo do mínimo. Quanto a ferver tem que verificar a válvula termostática e a bomba. Essa pode quebrar arestas internas e assim bombeia a água com menos pressão.
bom dia, fiz a limpeza do arrefecimento do meu celta ano 2002, porem devido a greve dos caminhoneiros os postos da minha cidade estavam fechados pela falta de combustível então completei ele com agua, de acordo com que a agua vai abaixando do reservatório posso completar com aditivo com quantidades pequenas? Ou completo o aditivo com agua desmineralizada misturada. Aguardo o retorno
Ola,
Obrigado pea disponibilidade em tirar dúvidas.
Coloquei 1/2 litro de produto limpa vidros no radiador do carro( enganei-me) …isso é grave? depois completei um pouco com o do radiador.
Olá oliveira. Nesse caso seria bom mandar trocar e limpar o sistema de arrefecimento, incluindo o radiador. As consequências não tem parâmetro de comparação, então é melhor fazer essa limpeza que não é tão caro.