Quando fazer a troca de óleo do motor do carro?
Simples! Sempre um pouco antes do que manda o manual do seu veículo. Isso porque não existem condições de dirigibilidade idênticas, muito menos se compararmos os motoristas do dia a dia com os pilotos de teste das montadoras (que são bons motoristas, além de pilotos de provas).
Pois então, se seu manual pede troca de óleo com 15 mil quilômetros, troque com 10 mil. Se pedir a troca com 30 mil quilômetros, troque com 25 mil. Aumentar a margem de segurança é sempre uma boa ideia. E lembre-se de sempre trocar o filtro de óleo no mesmo dia.
Existem vários tipos de óleos no mercado, o que não é por acaso, pois significa também os diversos tipos de motores existentes. Sempre use o óleo recomendado pelo fabricante. Apenas no caso de veículos mais rodados, (acima dos 100 mil Km), é válido pedir a opinião de um profissional experiente sobre qual lubrificante usar. Além da quilometragem, é bom respeitar o prazo de seis meses para fazer outra troca de óleo do motor, mesmo com pouca rodagem no período.
Veja também: Como fazer uma chupeta em bateria arriada
Posso lavar o motor do meu carro?
Jamais espere que a sua luz de óleo no painel acenda para fazer a troca (o que já vimos acontecer), pois toda luz vermelha é o limite e quando acesa significa que deve parar o veículo imediatamente. Afinal, não paramos quando o sinal fica vermelho? O mesmo se dá com as luzes indicadoras no painel de seu carro, onde as amarelas significam atenção e “procure uma oficina”.
Troca de óleo é simples mas é séria!
Quase sempre a troca de óleo do motor de um carro é simples de fazer. Mas fazer de maneira inadequada pode causar sérios defeitos no motor do seu carro. Você sabia disso? A dica é sempre procurar uma empresa especializada em troca de óleo com bom conceito no mercado. O óleo deve sempre ser original, mesmo que com boa rodagem do carro. Além disso, consulte o manual do carro.
Uma boa troca de óleo vai, sem dúvidas, causar a lubrificação correta do motor aumentando sua vida útil. Também sempre troque o filtro que é peça importante na lubrificação do motor. Não fazer isso é não levar a sério essa manutenção tão importante. O Mãos ao Auto tem boas dicas para uma troca de óleo adequada. Veja nos links abaixo.
Você sabia que revisões são obrigatórias para sua segurança?
Não deixa de fazer revisões periódicas no seu carro. Isso vale para mecânica, pneus, e também para parte elétrica em geral. Testar a bateria é essencial, principalmente se ela já tem mais de um ano de uso. O alternador deve ser testado, assim como o limpador de para-brisa. Lâmpadas também são itens de segurança. A falta de uma delas pode provocar acidentes. Por isso são obrigatórias e também devem ser revisadas, desde a luz de placa até os faróis.
Todo o site Mãos ao Auto contém informações importantes para ajudar no reparo do seu carro. Temos a seção “Faça você mesmo” onde ensinamos macetes para reparos ou boas dicas para levar até o seu mecânico. Rode em segurança. Gaste menos com seu carro. Você sabia que estar bem informado sobre defeitos no seu carro pode ajudar a economizar um bom dinheiro?
Quanto custa trocar o óleo do motor?
Escolha uma oficina de confiança, de preferência especializada em troca de óleo, e exija sempre o adesivo que registra o dia e o km da troca feita. O custo varia de fabricante para fabricante, mas quase sempre fica acima de 150 reais, com o filtro. Quanto mais novo o modelo, mais caro vai ser a troca de óleo. Lembre-se que o custo da troca de óleo e filtro é insignificante perto de possíveis reparos no motor e os danos podem ser definitivos.
Está na dúvida sobre qual óleo de motor usar no seu carro mais antigo? É uma questão muito comum, mas muito séria, caro leitor. Com certeza existem diferenças entre o estado dos motores e o tipo de óleo que deve ser usado. Mas em um motor mais rodado, mesmo que não seja de carro tão usado assim, é costume usar um óleo de composição diferente. Não é porque seu carro é antigo ou muito rodado que não mereça cuidados como um mais novo ou zerado, certo? Pois então fique atento ao descrito abaixo.
Por que é assim?
Os carros mais antigos ou mais rodados começam a apresentar folgas em peças internas do motor. Isso altera a queima de óleo do motor e interfere no seu nível, diminuindo a quantidade. Quanto mais rápido o nível de óleo do motor baixar, mais fica evidente a proximidade de uma retífica de motor. Não devemos mudar o tipo de óleo do motor por causa do desgaste. O correto é usar o óleo recomendado pelo fabricante até quando ficar evidente o fim da vida útil dele. Muita fumaça e nível de óleo baixando depressa são sintomas disso.
Qual óleo de motor se usa?
Na hora de trocar óleo do nosso carro sempre aparecem dúvidas, principalmente com o tipo correto que devemos aplicar. Para isso existe a nomenclatura que acaba confundindo mais ainda o motorista. No caso do óleo 5w30 temos mais uma delas. Nesse post vamos esclarecer – entre outras coisas – qual a diferença desse óleo de motor para outros.
Tipos de óleo
Existem três tipos básicos de óleo para motor de carro: mineral, semi-sintético e o sintético. Esses são os encontrados no mercado e atendem praticamente 100% da frota brasileira de carros. O óleo mineral é do tipo bruto. É produzido logo depois de ser refinado. Pouco recomendado para veículos modernos, mas aplicados em carros antigos ou que rodaram muito e estão “cansados”, ou com alta quilometragem. A viscosidade explica isso (leia mais a frente). O óleo semi-sintético é uma mistura do óleo mineral com o sintético, basicamente para baixar o preço dele no mercado. Já o óleo sintético foi criado por cientistas para trabalhar em uma série de condições de temperaturas, ajudando na proteção do motor e até na economia de combustíveis. É nesse segmento que entra o óleo tipo 5w30.
O óleo 5w30
Esses números ou nomenclatura que encontramos nas embalagens de óleo de motor representam a viscosidade do produto. Essa viscosidade varia para a aumentar a eficácia do óleo nas várias condições de trabalho e temperatura que o motor pode sofrer. É a fluidez do óleo. Essa nomenclatura é quase sempre de dois números separados pela letra W (por exemplo: 5w30). Essa letra representa o grau ou a escala de temperatura de trabalho, no caso, inverno ou frio. Em temperatura ambiente, por exemplo, o óleo 5w30 é excelente para a partida do motor, que é o significado do número 5.
O número 30 significa a viscosidade do óleo em trabalho, com o motor quente. Nesse situação ele é eficaz mais viscoso (30) e não queima ou se desgasta dentro do motor de forma mais rápida. O motor fica bem lubrificado. Não seria assim se o número 5 da escala de viscosidade continuasse depois do W (5w5, por exemplo). Resumindo: quanto maior for o número da embalagem, maior vai ser a viscosidade do óleo.
Siga sempre as orientações do fabricante do seu carro. Troque o óleo de acordo com o recomendado ou não troque o óleo sem uma recomendação experiente, de oficina recomendada.
A importância do óleo
O óleo do motor de um carro é responsável por toda lubrificação necessária em seu interior. Sem ele o atrito das peças destruiria tudo. Então, o nível de óleo do motor do seu carro é de suma importância. Ele deve sempre estar no nível correto e seguir outras regras que serão descritas neste post. Mas, quando trocar o óleo do motor? Veja abaixo algumas dicas sobre o assunto.
Já se foi o tempo que oficinas de fundo de quintal levantavam um lado do carro, apoiavam em um cavalete ou um simples toco de madeira, e o óleo era esgotado para a troca. Funcionou bem por muitos anos. Mas existem riscos neste sistema que hoje não precisamos mais correr.
Mesmo em dias de hoje, algumas oficinas, ou até em postos de gasolina, se costuma praticar o perigoso ato de “completar o nível de óleo”. Nada contra se for apenas como uma emergência. Mas jamais como se fosse uma manutenção no carro. É óbvio que, se o nível de óleo do motor está baixo, algo aconteceu. Pode ser desgaste “natural” que o motor exige, ou até mesmo um vazamento de óleo.
A mistura de óleos diferentes também pode causar danos ao motor. Entre eles temos as famosas borras que costumam até entupir o bocal onde se deve colocar o óleo do motor. Isso pode causar um “calço” no motor e grandes danos.
Essa especificação encontramos no manual do carro ou se informando na montadora. Por isso a nomenclatura e a viscosidade do óleo são de suma importância, como o 5w30, por exemplo, que se usa em motores mais novos ou pouco rodados por ser sintético e ter um viscosidade menor. Quando melhor o estado do motor, melhor o óleo usado e assim tudo fica bom: menos poluição, menor consumo de combustível e maior durabilidade do motor ou do serviço feito nele. Não devemos mudar o óleo indicado pela fábrica.
Quais são as possíveis consequências?
Mesmo em um motor com alta rodagem usar um óleo mais grosso na tentativa de aumentar sua sobrevida, pode ser um tiro pela culatra. O motor pode sofrer baixa lubrificação exatamente pelo fato de um óleo grosso (2w50 mineral) impedir que partes sejam lubrificadas a tempo, como foi projetado pela fábrica. Isso vai ser muito danoso com pouco tempo, onde a perda total do motor pode acontecer. O óleo de motor limpa, esfria e lubrifica as peças do motor que ficam em intenso atrito. Fique atento ao nível de óleo do seu velhinho (ou não tão velhinho), troque com uma quilometragem recomendada, e providencie uma retífica. Esse é o caminho.
Qual é a função do filtro de óleo do motor
Basicamente ele faz o que o nome diz: filtra o óleo que lubrifica o motor, circulando dentro dele. Mas sua função vai além disso. O filtro de óleo do motor protege muitas outras peças que compõe o sistema de lubrificação, que é o responsável pela vida útil das peças internas de um motor. Sem lubrificação, o motor não giraria nem por uma parte de segundo. O atrito entre elas simplesmente o destruiria.
Como funciona a lubrificação interna de um motor?
É bem engenhoso. Temos uma bomba de óleo que aproveita a força do motor quando ele gira. É uma espécie de coração. Com isso o óleo é sugado do cárter, que é para onde vai o óleo quando colocamos no motor. Pela bomba um válvula libera esse óleo para o filtro que retém as impurezas que caem no cárter. Dali todas as partes móveis internas do motor são lubrificadas. Para isso usa da pressão da bomba e jatos lubrificam as partes necessárias. Ao fim disso a gravidade faz com que o óleo retorne ao cárter e todo o processo se repete enquanto o motor estiver ligado.
Função do filtro é de suma importância.
Assim como a vareta, o sensor de luz de óleo, e outros, o filtro é um componente externo do sistema de lubrificação. Sua manutenção é como a do óleo do motor: troca-se o filtro quando for trocar o óleo. Sua função é reter os resíduos resultante de impurezas e até produzidas pelo atrito dentro do motor. Seria como os rins que filtram o sangue do nosso corpo. O filtro pode ser todo de metal, ou ter um refil de papel, como mostra a imagem acima. O custo dos dois é baixo.
Para manter o bom estado do motor, o filtro de óleo preserva muitas outras peças quando mantém o óleo lubrificante bem filtrado. São elas:
- Eixo virabrequim e seus mancais
- Bronzinas, cilindros e anéis de segmentos
- Eixo de comando de válvulas, tuchos e balancins (isso através do cabeçote)
- Bomba de óleo
É natural que aconteça um desgaste dessas peças com o tempo e quilometragem rodada pelo motor. Afinal, não existe uma máquina “eterna”, por assim dizer. Mas a manutenção preventiva ajuda a prolongar muito a vida útil de um motor. E a troca do filtro de óleo é uma das que tem mais importância para a saúde do motor do seu carro.
Rapaz, tem uma coisa que parece óbvia mas que quase me arrebentou, que é a marcação correta do nível de óleo. A bendita vareta de óleo do meu carro tem 3 marcações que, pensava eu ser algo como:
< Excelente
< Médio
< Ruim
Na minha imensa vontade de cuidar bem do motor do meu primeiro carro, mantinha o nível de óleo sempre perto do "excelente" e, algumas vezes, até acima disso, pra somente hoje descobrir que as três marcações significam algo como:
< Exagerado, não faça isso!
< É isso aí!
< Não bom
Resultado: Eu fui o grande causador do consumo excessivo de combustível do meu carro e também responsável pela fumaça branca que estava quase me fazendo gastar uma grana mandando retificar o motor.
É isso mesmo, produção? Tenho sempre que deixar o nível de óleo entre "É isso aí!" e "Não bom"?
PS: O símbolo "<" significa as boquinhas de marcação na vareta de óleo.
Ola Guilherme. De fato as marcações significam: (de baixo para cima da vareta) baixo – médio – máximo. O ideal é você medir o nível pela manhã, em lugar plano. Retire a vareta e limpe o óleo na ponta. Coloque ela de novo e espere uns dez segundos. Retire, e a marcação ideal será acima do médio, mais próximo do máximo. Evite ir além do máximo porque realmente aumenta o consumo, pode danificar o catalizador, e estragar retentores causando vazamentos. Se você encontrar uma marcação baixa, a melhor opção é trocar todo o óleo e observar se vai baixar de novo. Faça isso de quinze em quinze dias.Abrços