Não há muito mistério ou preço alto para fazer um um kit de feramentas para carros, algo extremamente útil em casos de emergências. Tais ferramentas são encontradas até em bons supermercados. São essenciais no momentos certos, aqueles que achamos que nunca vão acontecer no nosso caso. Um kit de ferramentas pode ser uma economia. Afinal, aprender a fazer pequenos reparos no seu carro é uma obrigação até divertida.

Kit de ferramentas

  • Uma chave de boca de 13 milímetros.
  •  Uma chave de boca de 10 milímetros.
  •  Uma chave de retirar velas ou um conjunto universal.
  •  Uma boa lanterna (as de leds são a melhores).
  •  Um alicate universal.
  • Um vasilhame para gasolina (compre direto nos postos, pois são os únicos aceitos para transportar combustível).
  • Um bom cabo de chupeta (veja abaixo como construir um de qualidade).

No caso das ferramentas, também se pode adquirir um conjunto delas que é encontrado a preços módicos, o que também pode ser um kit de ferramentas já pronto, preparado pela loja.

Junte tudo em uma caixa de ferramentas mediana e guarde no porta-malas do carro. Se possível, troque o macaco de seu carro por um com sistema hidráulico.

Existem alguns modelos seguros e baratos no mercado, inclusive em supermercados. Este equipamento facilita e muito a troca de um pneu furado.

Kit de ferramentas

Kit de ferramentas: Como construir um bom cabo de chupeta

Compre dois cabos de chupeta. Escolha um deles e corte suas quatro garras. Em seguida tenha acesso as garras do outro cabo e fixe em cada uma delas as pontas do cabo sem garras, sempre combinado as cores (vermelho com vermelho e preto com preto). No final, você terá um cabo duas vezes mais forte e que pode facilmente ser usado e enrolado, não complicando o armazenamento dele no porta malas.

Veja também: Como fazer uma chupeta em bateria arriada 

Comprar bateria de carro: o que devo saber

Bateria de carro dá choque?

Garantia de baterias: como funciona

O que não comprar para meu kit de emergência para carros?

Mini Compressores para pneus. Simplesmente não funcionam no caso de pneu totalmente arriado. E quase sempre a situação é de pneu furado. Mesmo se for usado para completar o ar de um pneu, existe o risco de vazamento de ar. Definitivamente não recomendamos a compra. Trata-se de desperdício de dinheiro.

Chupetas portáteis. Consulte um bom profissional antes de comprar. Existem produtos que passam uma falsa segurança ao motorista, mas são decepcionantes.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.

No mais, sempre apresentaremos uma nova e útil ferramenta para o motorista aqui no blog