Para que serve amperagem de bateria?
São várias as amperagens de uma bateria: 40, 45, 48, 50, 60, 70, 80, 90, etc (amperes/hora). Quase sempre o dono de um veículo não sabe para que serve a amperagem da bateria do seu carro.
Aliás, pouquíssimos conhecem isso e mesmo assim ainda tem dúvidas sobre o uso. Muitos nos perguntam se podem mudar a amperagem da bateria original, quais seriam as possíveis consequências elétricas e outras.
Amperagem de bateria e os alternadores
Muitas vezes a desinformação é por conceitos antigos como: “o alternador não vai aguentar uma bateria mais forte”, entre outras desculpas. Mas os tempos são outros.
Os alternadores se transformaram em verdadeiras usinas de energia de reposição, e alguns conceitos mudaram por uma simples questão de eletricidade aplicada. Por isso as dúvidas persistem.
Explicando o que é amperagem
Um modo de aprender sobre amperagem é usar de ilustrações que são rotineiras na nossa vida. E isso vale para quase todo o conhecimento de eletricidade básica. Quem não conhece uma caixa d’água?
Pois ela – ou qualquer outro sistema de armazenamento e distribuição de água – é um bom exemplo para entendermos o funcionamento de uma bateria e do sistema de carga do veículo.
Na foto ao lado temos um sistema de calhas para descarregar água da chuva. Reparem que são dois canos para captar a água e apenas um para escoar para um local apropriado. Se chover muito, é óbvio que vai entrar mais água do que sair da pequena caixa.
Podemos comparar esta situação com uma sobrecarga na bateria do carro. Quando o alternador joga excesso de carga na bateria, temos um defeito e a bateria vai saturar e pode até explodir, além do risco de queimar equipamentos do carro. É um defeito sério e barato de resolver.
Mas quando temos uma caixa d’água onde a saída de água é constante por um motivo qualquer, chega um determinado momento que vai sair mais água do que entrar. O resultado vai ser óbvio: vai faltar água para ser distribuída pela casa.
O que é a amperagem?
A amperagem seria a água da caixa d’água. O alternador seria a bomba que enche a caixa ou a pressão de água que vem da rua. O regulador de voltagem seria a boia da caixa.
Pois assim como uma boia controla a água que entra na caixa, o regulador controla a carga que vai para a bateria. Nos dois casos, entra o que sai, ou o necessário para manter a caixa cheia de água ou a bateria carregada.
Fica óbvio que a amperagem é a reserva de energia que uma bateria tem numa relação gasto/hora. Por exemplo: uma bateria de 60 ah vai descarregar totalmente em uma hora se for “tirado” dela 60A.
Um cálculo mais detalhado explica isto: uma lâmpada de farol de 55 Watts gasta cerca de 4,6A. Para ela descarregar completamente a bateria (ou secar a caixa d’água) vai demorar um pouco mais de 13 horas (60A/4,6A).
São medidas aproximadas, mas que explicam porque uma bateria é maior do que a outra. Basta comparar o tamanho de uma caixa d’água de 500 litros com uma de 1000 litros, e assim por diante. Uma bateria de 60 A vai precisar de mais chumbo e ácido e o tamanho vai aumentar se comparado com uma bateria de 45 A, por exemplo.
Por que as baterias de caminhões são enormes? Porque elas são no mínimo de 150 ah, mais do dobro de uma de 70. Além desta corrente de reserva, a bateria tem também a corrente de partida. Basta procurar no rótulo dela que esta especificação aparece. Mas isto é outra história, para outro post. Abraços a todos e usem os comentários para perguntas e dúvidas.
Olá Fernando.
Preciso da sua ajuda. Como já lhe falei e enviei as Fotos. Temos um carro elétrico com duas baterias de 12volts 70amps cada que é carregado por um painel solar de 180watts 36volts 5amps com um controlador de carga e verifiquei que ultimamente ele marca 31 e as vezes quase 32volts as duas baterias. Isso é normal ou tem algo errado?
Preciso de uma resposta o mais breve possível pois tenho medo de danificar as baterias pois são caríssimas.
Obrigado!
Emmanuel Távora Freire.
Ola Emmanuel. Considerando o exemplo de um carro, duas baterias de 12 seriam 24 volts em série. Então a carga máxima (recarga) deveria ser 28 volts. Outro valor seria excesso de carga. Creio que pode danificar sim as baterias. Mas a medida deve ser feita nos bornes das duas baterias com um multímetro em corrente contínua escala de 200.Pois o que vale é a voltagem/corrente fina, que chega nela. Lembrando que excesso de carga esquenta bem as baterias.
Boa noite tenho uma Palio weekend 1.6 16v completo somente o ar condicionado não funciona, uma bateria de 45 ah serveria. Pelo menos por um tempo 12 meses.
Ola, meu corolla 2013 quando aciono os vidros elétricos, esterço o volante ou farol alto, sinto a rotação cair e vibrar toda cabine do carro. Recentemente troquei a bateria original de 45A por uma de 50A. No multimetro com carro ligado marca em torno de 14v e quando aciono o farol cai pra 12. Seria a bateria fraca?
Olá Bruno. Pode ser problema de carga do alternador. A medida não pode cair tanto com o farol e o motor ligado.Pode ser regulador de voltagem ou até fiação do alternador bamba ou chamuscada. O aperto da correia também tem que ser verificado.
No meu caso o corola não tem tensionador apenas rolamento de apoio. Poderia ser bateria com defeito? Se colocar uma niva 60a deve melhorar?
para o caso da bateria basta pedir um teste nela depois de uma carga lenta. Medir o alternador com outra bateria pode definir o problema.
Posso colocar uma bateria de 40 por 60 pra meu hb20? Será que vai dar problema no meu carro! Obrigado amigo.
Olá Edvaldo. O correto é seguir a original, que foi dimensionada para o seu carro. Também tem o tamanho e a fixação do local onde a bateria fica
Troquei minha bateria de fábrica de 40Ah por 60ah quando passou 3 anos, ou, pode dar problema no meu carro? É um hb20, obrigado amigo.
Bom, nesse caso, se já passou 3 anos, a bateria é adequada ao carro.
Tive um problema parecido num Corolla 2011… Troquei a bateria e nenhuma melhoria… após análises e pesquisa nos fóruns, me orientaram a verificar o regulador de voltagem e deu certo… Ele estava roubando a carga da bateria, mesmo com o carro ligado. Fiz a substituição e resolvi o problema! Olha o regulador!
Boa noite Fernando!
Sou mecânico de automóveis formado pelo Exército, estou no início de carreira ainda, minha experiência é pequena mas me interesso bastante por elétrica e eletrônica de autos, você saberia indicar algum curso seja ele presencial (neste caso teria que ser no RJ, local que me encontro no momento. Já tentei Senai mas devido ao horário fica impossível para mim) ou por meio de vídeo aulas. Vi alguns, mas se vc pudesse indicar por conhecer seria melhor.
Desde já agradeço.
Olá Felipe. Grato por participar. O fato de ter formação do exército vai te ajudar muito. Falo por experiência própria, pois também fui militar, em época diferente, mas que muito me ensinou de carros mais antigos (81 em diante). Mas um curso específico de elétrica eletrônica é necessário. A teoria nesse caso é de suma importância e muito mais usada do que antigamente, onde a prática mandava mais. Sou de Bh, então não consigo recomendar um que não seja do senai. Mas a dica é; pesquisar na internet, ir ao local e verificar quais são os equipamentos da escola. Procura a Bosch, por exemplo, e saber de cursos deles com equipamento deles e assim por diante. Cursos on-line são bons desde que seja a diferença em ser aluno e ser estudante. O aluno vai a aula, e o estudante estuda. Um curso presencial exige ser os dois. O resto é tempo, experiência, curiosidade por saber e descobrir macetes. Forte abraço e sucesso por aí.
Oi, Feernando. Tenho um C4 lounge motor THP e recentemente a bateria de 70A original. depois de 2 anos e 7 meses, arriou. Troquei por outra mas de 60A. Pode haver algum problema?
Grato, Ronald.
Olá Ronald. Grato por participar. Seria como se você trocasse sua caixa de água por uma de menor capacidade. O que pode acontecer é durar menos e se precisar mais da partida (muito mais) ela pode arriar.
Bom dia tenho uma bicicleta de 36v 12 amperes são 3 baterias de 12v 12am queria saber se posso botar 3 de 12v 45am que são de carro
Olá Givanildo. Ela vai funcionar, pois são ligadas em série. Nesse caso soma-se a voltagem e a AH se mantém. Mas a sua bicicleta vai levar mais peso e o carregador dela vai ter ser mais forte, de carro mesmo.
Bom dia Fernando, blz?
No post você explicou que uma bateria de 40ah para um alternador de 60ah poderia até explodir por sobrecarga, mas o que ocorre na situação inversa?
No meu caso o alternador do carro é de 60ah, e minha bateria de 70ah (devido ter um sonzinho), e cada lugar que questiono isso me falam uma coisa…uns falam que se a bateria tem mais carga que o alternador, ela nunca será carregada 100%, outros dizem que o alternador carrega ela por completo independente da amperagem, porque o que importa é a voltagem.
Qual seria o correto?
Obrigado.
Olá Edwin. Bom dia também. Vamos por partes. No primeiro caso seria um alternador com defeito jogando 60 amperes – o tempo todo – em uma bateria já carregada. Pode ser 40 ah ou 60 ah que haverá danos, ou até explosão, se acontecer uma faísca perto dela (ela exala gazes nesse caso). Já vi isso acontecer ao vivo! No segundo caso que você cita, o alternador vai falhar na diferença, (60 contra 70), se a bateria descarregar muito, mais de 1/3 dela. Nesse caso ela tem que ir para um carregador, pois pode nem virar o arranque. Mas essa situação vale para qualquer tipo de bateria e alternador, pois ele não é um carregador de baterias e sim um repositor de carga . Como exemplo eu gosto de citar os caminhões antigos que usavam bateria de até 300 AH e o alternador era de 35 A, o mais forte da época. Não era normal a bateria de um desses descarregar porque o alternador apenas carregava o que era tirado pelo sistema elétrico do veículo, o que era sempre algo em torno de 10 A. Então, tudo depende do uso que você vai fazer no carro. Equilíbrio ajuda muito. No seu caso temos que saber quanto o seu som puxa, quanto tempo você escuta ele com o carro desligado, etc.
BOA NOITE,
Meu carro esta parado na oficina. A bateria recomendada pelo fabricante e de 90ah e na estrada o mecanico colocou
uma novinha de 60. O problema continuou durante a viagem tendo ambos profissionais dito que o alternador esta
jogando muita carga e parte o fuzivel.
Tenho que comprar outra bateria de 90ah.
Por favor Urgente.
Olá Reinaldo. Primeiro tem que consertar o alternador. Quando há excesso de carga trocamos o regulador de voltagem. Trocar a bateria sem fazer esse reparo vai queimar fusível e pode até danificar componentes eletrônicos.
Boa tarde minha filha tem um carrinho elétrico e a bateria acaba muito rápido ela eh de 6 v 7ah gostaria de saber se posso colocar uma de 12 v 12 ah ou vou além tipo colocar uma de carro mesmo de 12 v 60 ah corro o risco de comprar e ele n funcionar
Olá Rafael. De 12 Volts não pode porque o carro é de 6 Volts. Ele vai queimar a parte elétrica. Uma solução seria colocar duas de 6 ligadas em paralelo (veja o link abaixo) Nesse caso a voltagem permanece de 6 mas a amperagem dobra. O único problema seria o espaço no carrinho e o carregador das baterias que pode ser forçado por aumentar a amperagem.
Tenho um pólo com uma bateria de 60 A ,que esta ligando,e tenho uma Saveiro com uma de 50 A. Tem problema se colocar a de 50A no pólo?
Olá Milton. A de 50 costuma ser mais curta, porem mais alta. Pode ser que caiba no Pólo se ele for modelo novo. Caso contrário, pode pegar no capô e fechar curto. Compare um com a outra na altura. Quanto a amperagem, vai influenciar pouco. Alguns Pólos novos saíram com bateria semelhante.
Boa noite Fernando. Tenho um carregador de bateria ( com lâmpada de 100 watts) porém acho ele muito fraco, queria fazer um outro com fonte de notebook (15 volts e 5,5 amperes), neste caso teria que colocar uma lâmpada automotiva(12 v) para evitar a queima desta fonte? Obrigado!
Olá Marcelo. Não creio nessa necessidade da lampada. Pode ser que precise de alguns diodos e uma placa dissipadora para ele. Existe na net alguns tutoriais sobre como transformar o transformador de computador em carregador de bateria. Creio que de note vai esquentar muito e queimar.
ola tenho um fiesta 2004 e a bateria q esta nele e de 60ah, ests bele desde quando eu comprei ele e n sabia, ligei em uma loja e foi me falado que tenho que usar uma de 45 poe e ara fiesta, porem o mecânico que olhou falou que tenho q usar uma de 60ah. so que meu carro não quer ligar pq a bateria n esta carregando mais. esta com a luz de bateria ligada e depois apaga as vezes fica constante ela ligada. qual seria a melhor solução
Olá Hadames. O primeiro passo é medir o alternador com uma bateria carregada. Qualquer oficina de elétrica automotiva faz esse teste. Se a luz da bateria não apaga com o motor ligado, então temos um problema de carga no alternador. Para saber se sua bateria está boa tem que aplicar uma carga lenta nela e depois fazer o teste. Quanto a amperagem dela: se o seu carro tem ar-condicionado, e a de 60ah cabe sem problemas de fixação, então ela pode ser usada.
Bom dia meu carro é um logan 1.6 161 minha bateria é de 60 se eu colocar uma de 45 serve.
Olá Wigberto. Pode faltar corrente ou força elétrica no momento da partida. Mas isso seria já com algum tempo de uso.
Boa noite fernado, tenho um onix 2015 1.4, recentemente troquei a bateria original de 40ah acdelco por uma de 50ah moura, posso ter problemas ? O ideal é colocar igual a original?
Ola Bruno. Se ela ficou bem fixa não haverá problemas maiores.
bom dia, Sim ela ficou bem fixa, obrigado pela resposta!
BOA NOITE FERNANDO!!
TENHO UM POLO 2003 2.0 QUE ESTAVA COM UMA BATERIA DE 60 AH QUE ARRIOU, AGORA COLOQUEI UMA DE 50 AH SÓ QUE NÃO FUNCIONOU OS MEUS FAROL DE MILHAS SERA QUE É POR CAUSA DA BATERIA SER MAIS FRACA??..
Olá Valdeci. Não, não existe essa relação da bateria com o não funcionamento do milha. Verifique fusível e relé de farol de milha. Depois a tecla que aciona, e por fim as duas lâmpadas e a fiação delas.
amigo eu tenho um Honda 2001 alto matico como você sabe a bateria dele e de 50 hp e eu sem dificuldade ada pitei uma de 60 hp a pergunta pode trazer algum problema no futuro varias vezes me deixo sem partita esse foi o motivo de eu tomar essa decisão
Ola Ângelo. Se ela coube até na altura e ficou fixa, não haverá outros problemas.
Só da os parabéns pela disponibilidade .
Obrigado Lira.
Como posso aumentar a amperagem de uma bateria em um determinado ponto, quero carregar com maior velocidade um celular no carro?
Olá Alessandro. Nesse caso tem que usar um carregador de celular com maior amperagem. O carro serve apenas como tomada dele.
Boa noite Fernando!
tenho uma Ford Edge, e a bateria original é de 80 Ah, mas em minha cidade não encontrei, acabei comprando uma de 75 Ah, pois foi a mais próxima que encontrei por aqui. Vc acha que terei problemas?
Olá Márcio. A lógica diz que terá uma duração menor, mas não muita em relação a de 80. O tamanho e a fixação podem ser diferentes.
Olá, boa noite! Verifiquei que o motor da lancha não quis pegar. Conferi a amperagem e estava em 40 amperes, quando deveria estar com oitenta. Por quê perdeu a amperagem?
Pode ter descarregado, principalmente se ficou por um bom tempo parado. Aplique uma carga lenta na bateria e observe se resolveu. Depois meça a voltagem da bateria com o motor ligado e meio acelerado. Tem que ficar perto dos 14 volts
Tenho um HB20 1.6 auto, comprei seminovo e a bateria que veio nele é de 45, está com folga na peça que fixa no conector positivo, isso ocorre porque a bateria ideal seria de 60A?
Ola Diego. Não. A espessura dos pólos de baterias é igual. Tudo indica que o terminal perdeu aperto. A solução é a toca dele. Mas existe a possibilidade do pólo da bateria estar mais fino ou quebrado. Para saber qual é a bateria do seu carro o ano dele é essencial.
Hb20 1.6 premium, ano 2014. Pelo que o cara da concessionária me falou, foi isso mesmo, o polo da bateria é mais fino. Estou meio na dúvida se realmente seja o polo ou se é a peça que aperta(Borne). Ele queria até botar um prego, mas não achei interessante, pareceu uma gambiarra
A Bateria do seu carro é uma 60 ah. A única bateria com pólo mais fino de fábrica é a do Honda fit. Mesmo assim a mais antiga. Se ela está boa e você não quer trocar, eu sugiro que um eletricista confirme o defeito do terminal e troque por um universal. Mas peça para verificar o pólo da bateria ou vai ser trocar seis por meia duzia. Prego é gambiarra. Mas existem calços próprios para isso.
Boa noite Fernando, adquiri o hyundai creta faz 2 meses ele vem com a bateria de 60 ah AGM por causa do start stop que não usamos, recentemente fomos ligar o carro e ele não ligou mais o painel e a central multimídia ligou. Ele foi rebocado para autorizada el s disseram que a bateria descarregou perguntaram se o carro estava parado a alguns dias mais o carro é usado diariamente, eles fizeram a carga da bateria e entregaram o carro no sábado quando foi segunda a tarde que minha esposa estava saindo do trabalho ele não ligou novamente, o carro foi rebocado para concessionária novamente segundo eles fizeram o teste com o carro ligado e a bateria estava trabalhando em 127 ah com a central multimídia e a câmera de ré ligada e após desligarem elas o consumo caia para 4 ah achei estranho essa diferença de números, gostaria de uma posição sou leigo no assunto mais o carro estava funcionando perfeitamente é zero km e do nada a bateria descarrega já vi muita gente reclamando da bateria do Hyundai Creta. Agradeço muita a atenção e aguardo retorno
Olá Fernando, boa noite! Tenho uma lancha com um motor V8, 360 hp, gasolina. Quando giro a chave, a bomba de gasolina dá a partida, mas o motor de arranque não. Quanto eu fecho o curto na bobina de ignição, o motor pega, mas depois morre. Vc têm alguma fica pra me ajudar? Seria a chave comutatorizada? O aterramento está bom.
Bom dia. Como posso calcular qual a porcentagem disponível em amperes de uma bateria automotiva de 180A/h, sabendo que em uma bateria estacionárias este índice pode chegar a 75 % ?
Olá Alexandre. Pelo o que eu entendi é 75% da carga total certo? Então seria 75% de 180 o que seria algo em torno de 135 Ah disponível.
Ola Fernand.o. Estou querendo comprar uma bike eletrica, e me ofereceram uma de 1500 W, com bateria de 12 a.
o que vc acha? é fraca? qual seria o ideal ?Qtos amperes tem que ter pra suportar ?
Olá Jussara. Se for 12 amperes hora a/h, então vai ser difícil colocar uma mais potente por causa do tamanho. Teria que ser tecnologia nova, bateria importada. É preciso mais informações da bicicleta, se é de loja, por exemplo, e também da bateria: voltagem, ah.
Tenho um hb20 1.0, 2017. A bateria original era de 45 amperes, mas por um erro comprei uma de 60 amperes. Coube certinho a de 60 amperes. A pergunta é: pode ocasionar algum defeito no carro usar uma bateria com a amperagem maior que a definida?
Olá Alex. Não. É muito raro. Inclusive é muito comum essa troca quando existe espaço. O contrário é que poderia causar problema tipo durabilidade.